sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Especial de Halloween - Stephen King

Olá Leitores,

Vocês sabem que dia 31 de outubro é comemorado o "Halloween" ou "Dia das Bruxas" e pensei em fazer um post especial hoje e é claro que o tema principal será Terror! E tenho uma pergunta para vocês:

Qual é a primeira pessoa em que você pensa ao falar de livros/filmes de terror????
.............................................................................................................

Stephen Edwin King (Portland, 21 de setembro de 1947) é um famoso escritor, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema.
Bom para mim ao se falar de Terror não tem para ninguém King é o cara! É bem simples ou você o ama ou você o odeia. Ele já escreveu tantos livros de sucesso a maioria adaptado para o cinema e mesmo hoje em dia se você for procurar pelas obras dele bom não espere pagar menos de R$40,00. Além de suas obras serem referências em vários seriados e filmes.

Infelizmente não tive oportunidade de ler muita coisa dele, mas já assisti várias de suas obras adaptadas para o cinema e posso dizer duas coisas:

1º Não espere encontrar nenhum romance onde mocinho resgata mocinha.

2º espere encontrar muita coisa louca, e quando digo louca e louca mesmo o cara tem umas idéias mirabolantes como pedras que caem do céu, insetos comandados por pessoas, pessoas que ressucitam e outras coisas que você para e pensa  "Da onde é que ele tirou essa idéia?".

Como minha praia ao falar dele é mais filmes vou me focar nisso apesar de achar que as adaptações não fazem jus aos livros. Como ele mesmo disse hollywood adora colocar mostrinhos babando e sangrando na nossa frente, mas saibam que mesmo isso não estraga as histórias desse mestre do terror porque o que realmente choca pelo menos para mim é a história em si que sempre nos reserva boas surpresas.

Algumas obras do autor são: A Torre Negra(principal obra do autor que demorou 30 anos para finalizá-la), Cemitério Maldito(quem não lembra daquela famosa música do Ramones Trilha Sonora do filme), Carrie a Estranha(primeira obra do autor), A Coisa(clássico do SBT), A Espera de um Milagre(sem comentários quem já não chorou com esse filme), a Dança da Morte (muito bom recomendo...recomento...), a Incendiária, o Iluminado, Saco de ossos, Desespero, 1408, A Hora do Vampiro...

Entre todas essas foi muito difícil escolher sobre qual obra comentar mas acabei decidindo por uma que é minha paixão apesar de não ter livro (snif..snif..). Rose Red nos traz uma história envolvente, instigante que vai fazer você parar na frente da TV e esquecer da vida.

ROSE RED  (A CASA ADORMECIDA)
Titulo original: (Rose Red)
Ano: 2002
Gênero: Terror


Joyce Reador é uma professora de parapsicologia da Universidade de Beaumont que, apesar de sofrer uma enorme pressão contrária do seu chefe, o professor Carl Miller , decide descobrir toda a verdade sobre Rose Red, uma mansão construída no início do século XX por John P. Rimbauer, um magnata do petróleo que deu a  casa de presente para Ellen, sua esposa. Ellen aumentou e controlou a casa com mão de ferro até 1950, quando sumiu misteriosamente, o que também já tinha acontecido com April, sua filha, mas a casa continuou "crescendo por conta própria".


Há alguns anos nada acontece na mansão, então Joyce contrata uma equipe de seis paranormais, cada um com uma habilidade específica, para explorá-la. Entre eles destaca-se Annie Wheaton, uma garota de 15 anos cujos dons psíquicos são tão poderosos que a excluem do mundo "normal". Joyce pretende usar os talentos do grupo para tentar "despertar" esta "casa adormecida", mas acontecem coisas fora do previsto e a situação cada vez foge mais do controle.
Essa é uma história envolvente do início ao fim!
Eu simplesmente amo esse filme. Qual foi minha decepção ao descobrir que não tem livro, pois é parece que ela foi escrita somente em roteiro. 
Rose Red de Stephen King
O filme tem uma história surpreendente trata-se de uma casa assombrada, mas não é como essas que costumamos ver em filmes de terror é uma mansão linda, com vários aposentos, sala de espelhos, estufa, biblioteca, salão de festas um lindo jardim com estátuas bom deu para imaginar. E além de tudo isso a casa não para de crescer, pois ela se constroi "sozinha" sim estou falando de Rose Red.
Tudo começa quando uma professora da faculdade contrata 6 pessoas com poderes paranormais para tentar ir até o casarão e ver se eles encontram algum fenomeno psiquico e conseguem registrá-lo. Cada uma dessas pessoas tem um poder específico, uma enxega o passado ao tocar nos objetos, outra consegue psicografar, outro consegue ver e falar com os mortos e entre todos temos Annie uma menina de 15 anos que é autista e também super poderosa ela consegue fazer tudo que os outros conseguem e mais um pouco.
Enquanto eles estão dentro da casa conseguimos voltar ao passado e ver a história da casa as pessoas que viveram nela e vamos descobrindo ao pouco várias surpresinhas que não vou contar aqui porque senão perde a graça do filme.

Eu amo essa história apesar de ela ser bem extensa tipo tem uma duração média de 3:30hs o filme passa de uma maneira que não vemos o tempo correr e a medida que a história passa vamos nos apaixonando pelos personagens torcendo por alguns querendo matar outros, e mais vamos ficando curiosos com o que virá a seguir. King sempre consegue nos deixar com aquela pontinha do "Mais e agora o que vai acontecer?"

Espero que tenha conseguido passar um pouco da história para vocês sem deixar escapar detalhes interessantes e se pudesse dar uma dica para assistir nesse fim de semana com certeza seria Rose Red mas já vou visando que é melhor você ter um estomago forte e não ter problemas cardíacos, porque a história guarda grandes surpresas.

Minha Nota: 10 (sem sombra de dúvida!)"Os monstros existem.Os fantasmas também.Eles vivem dentro de nós.E, ás vezes, eles ganham!"
Stephen King

E você já viu ou leu alguma coisa do King?
Vamos compartilhar sugestões.
Feliz Dia das Bruxas...

3 comentários:

  1. Ameeeeeeeeeeeeei seu post Raquel.
    Eu sou fã número 1 do King e adoro os livros e as adaptações dele (como você disse, mesmo não sendo ótimas). Mas, ele é fantástico.
    E Rose Red realmente faz muita falta não ter livro. O filme é incríiiivel, a mansão é linda e a história muito boa. Queria livro para ele tambem.
    Adorei demais seu post. Ficou muito bem feito.

    Eu li alguns livros do King e estarei fazendo resenha deles lá no blog durante o restinho dessa semana. Mas, recomendo muuuuito o "A Hora do Vampiro" e "O Iluminado". São óootimos no gênero terror. Tambem tem "Zona Morta" no gênero de ficção/drama e "Jogo Perigoso" no Terror Psicológico. Ótimos. Todos ótimos.

    Ah, e tem a "Carrie" tambem. Livro muuuuito bom. Recomendo todos estes. Vou ler mais livros do King pois, ele é O cara.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do King e pra falar a verdade não tenho vontade, porque morro de medo de livros e filmes de terror, que me deixam com pesadelos por um bom tempo haha

    ResponderExcluir

  3. Adoro ler Stephen sua imaginação não tem limites, quando voce pensa que esta acabando ele te surpreende.

    ResponderExcluir