sábado, 23 de outubro de 2010

Fortaleza Digital - Dan Brown

Em Fortaleza Digital, primeiro livro de Dan Brown lançado em 1998, mergulhamos no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana. e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Posso dizer que esse foi um dos melhores livros que eu já li. Tudo bem que sou meio suspeita a falar porque Dan Brown para mim é de longe um dos melhores escritores de ultimamente. Eu já estava com vontade de ler esse livro há algum tempo quando nas férias de julho desse ano vi uma promoção na submarino e decide comprá-lo e simplesmente me apaixonei.

É meio complicado descrever minha opinião aqui, pois o livro trata de um dos assuntos que mais me chama atenção na área da informática "Criptografia", e eu como estudante de computação já havia estudado um pouco sobre isso o que me facilitou a leitura.

O autor nos oferece uma base científica sólida por trás da história e creio que para quem não entende muito dessa área vai encontrar um pouco de dificuldade em entender o significado de algumas coisas que acontecem durante a história.

A história gira em torno de um algoritmo de encriptação inquebrável na decodificação de mensagens, trocando em miúdos um algoritmo que poderia ser utilizado para passar informações entre países sem que ninguém conseguisse descobrir o que esta sendo comunicado. Pense no impacto que isso teria sobre uma guerra por exemplo.

Susan Fletcher é a bela criptografa, contatada para tentar descobrir quem esta por trás deste algoritmo, um sujeito que se auto denomina como North Dakota. Do outro lado temos seu noivo, que no começo achei meio sem graça, um simples professor de faculdade, que ao decorrer do livro se mostra um verdadeiro agente secreto. Ele é mandado até a Europa atrás desse sujeito conseguir a chave de criptografia.

Vocês com certeza irão achar muita ação, suspense e até um pouco de romance nessa obra de Dan Brow. Para quem gosta de informática, descobrir segredos, e muita ação esse livro com certeza vai agradar e vocês vão devorá-lo como eu em dois dias.

MINHA VISÃO SOBRE...

A PERSONAGEM PRINCIPAL: Eu me vi na personagem de Dan Brow. Susan Fletcher uma fantástica criptografa que vai ter que desvendar um mistério que pode colocar em risco a segurança mundial. Diferente das mocinhas que vemos por ai Susan é uma mulher decidida que sabe o que quer, além de linda a moça é inteligente e não tem medo de enfrentar os perigos.
A HISTÓRIA: Objetiva e instigadora com certeza é uma leitura rápida e surpreendente para quem gosta de tecnologia e de descobrir segredos com certeza vai gostar desse livro.
O LIVRO EM UMA PALAVRA: Surpreendente
MINHA NOTA PARA O LIVRO: Dez!

OBS: Vocês podem encontrar algumas coisas diferentes aqui durante a próxima semana estou tentando me adaptar a um template e também fazer uma agenda para os posts e o que falarei em cada dia ai fica melhor para mim e para você.

E você já leu essa história?
O que achou desse universo tecnológico em que Dan Brown nos insere?

6 comentários:

  1. Olá!!!
    Retribuindo a visita, seguindo e adorando seu espaço.
    Sou fã do Dan, adoro a forma como ele escreve e as coisas mirabolantes que ele cria.
    Fique atenta no blog mania de ler, essa semana teremos mais uma super promoção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra ler esse livro! A despeito de todas as críticas, acho os livros do Dan Brown muito bons, mesmo só tendo lido Anjos & Demônios [adoro!] e Código da Vinci.

    AH, preciso contar uma coisa curiosa... Escrevi um livro/fanfiction lá pra 2005/2006/2007 e o nome da melhor amiga de uma das protagonistas é Susan Fletcher! JURO POR TUDO que nem tinha ouvido falar nesse livro ainda. E confesso que esse é um dos motivos que me faz ter vontade de lê-lo. hahahahaha :)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. ei Raquel, eu amo os livros do Dan, li alguns deles, mas infelizmente esse eu ainda não li. =/
    Adorei a resenha e fiquei doidinha para ler. ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  4. AU,AUlá,Tia Raquel! Aqui é a Pipinha!
    Parabéns pelo novo blog!!!
    Vim te desejar uma Linda Semana e tb convidar pra ver meu novo post.
    LamBeijokas,
    PIPINHA.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha.
    Ainda não li este livro do Dan Brown, mas, estou super curioso para lê-lo.
    Dizem que é o mais fraco dele, mas, se o mais fraco é tão bom, imagina o melhor.
    Dele só o os dois best-sellers, "Código DaVinci" e "Anjos e Demônios" e gostei muuuuito deles.
    Acho que vou procurar este tambem. Gosto muito do estilo literário dele.

    ResponderExcluir
  6. Priscila S. Lorenzzetti31 de dezembro de 2010 às 20:27

    oie! ahhh depois de terminar a facul estou colocando em dia minhas leituras heheheheh
    estou lendo Fortaleza Digital que tinha começado a alugm tempo e em função do tempo não tinha conseguido terminar....estou adorando é bem bom o livro mesmo...ahhhh e parabéns pelo novo blog tá muito show! Bjosss saudades

    Priscila S. Lorenzzetti

    ResponderExcluir