sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Entrevista com Laura Elias

Venho hoje com um post super especial mais uma Entrevista Exclusiva. E hoje quem vem nos dar a honra de sua presença é a autora Laura Elias dos livros Crepúsculo Vermelho e Lua Negra.


A Laura é uma autora super talentosa e posso dizer com todas as letras que virei fã do trabalho dela. Muito querida me respondeu super rápido.
Além desses dois livros a autora tem mais de 30 livros publicados, eu simplesmente amei os livros dela, foram histórias que me prenderam do início ao fim.
Adorei saber mais sobre ela e espero que vocês também gostem e não deixem de comentar.

Raquel: Quem é Laura Elias?
Laura: Vixe, você já começou pegando pesado (risos). Eu sou eu, é dificil me definir por algo, toda pessoa é um conjunto de aspectos, sentimentos, experiências e aprendizados. Sou tranquila, acredito no "viva e deixe viver" e que todo mundo faz o que pode nesta vida. Sou simples.

Raquel: Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita? Lembra do seu primeiro livro/história/conto?
Laura: Sim, surgiu aos 9 anos, quando escrevi meus primeiros versinhos. Tinha até um caderno pra isso. Mas não achei que viraria profissão. Meu primeiro livro fiz aos 14 anos, era uma história policial chamada O Colar de Esmeraldas, que contava a aventura de uma turma do colégio que se vê metida numa encrenca por conta de um crime e do roubo de um colar.

Raquel: De onde surgiu a idéia para Crepúsculo Vermelho e Lua Negra?
Laura: Estes livros foram uma exceção pra mim. Nunca havia escrito sobre vampiros e nem escrito para adolescentes, meus outros livros são bem adultos. Muita gente não sabe, mas tenho 36 livros escritos e 30 publicados, ao menos por enquanto e todos são romances adultos com pitadas sobrenaturais.
A editora me propôs o projeto e eu enrolei muito pra aceitar e pra começar a escrever. Não conseguia sentir intimidade com o assunto e então resolvi mudar o foco do texto. O romance está lá, mas tem muito mais coisas além dele. E no terceiro volume, quando as coisas realmente se esclarecem, o enfoque vai mudar muito....

Raquel: Como você criou a lenda dos rodyrs? E os aguras?
Laura: Começou com a vontade de sair do comum em relação aos vampiros, queria uma coisa diferente, sem supertição, sem medo e sem caixão. Uma coisa mais sec. XXI. Daí estava assistindo a um programa no Discovery sobre espécies novas que foram descobertas por uma expedição de biólogos e a idéia dos rovdyrs veio. Os aguras foram um desenvolvimento do texto, mais um elo da mitologia e apareceram naturalmente na minha cabeça.

Raquel: Tanto Crepúsculo Vermelho como o Lua Negra tem uma tendência forte ao estilo Rock'n Roll, você é uma fã desse estilo? Como foi a escolha para as músicas de cada capítulo? Quais são suas bandas favoritas?
Laura: Sim, eu amo rock. Não tem jeito, desde menina que tenho esta paixão por guitarras e baterias. Ouço quase todo tipo de música, mas adoro rock. A escolha das canções do livro foi trabalhosa, porque precisava achar a letra que tivesse a ver com aquele momento da trama. Nem sempre as referências são literais, mas são o espírito de cada capítulo. E procurei não ficar só no rock, coloquei pop, country e blues. É um livro pra gente jovem, então quis colocar alguns clássicos do rock pro pessoal conhecer mais e assim homenagear algumas bandas e cantores que curto bastante. Minhas bandas favoritas são Metallica, Pink Floyd, Queen. Mas curto muitas outras também.

Raquel: Megan é uma personagem muito forte que possui um lado de menina com seus sonhos e esperanças e a força de uma mulher enfrentando os perigos que a cercam. Você se acha parecida com Megan?
Laura: Acho que a Megan espelha todas as mulheres. Sim, ela tem aspectos meus, mas também tem muito de todo mundo. É uma personagem bacana, porque ela não é um esteriótipo, ela é normal, cheia de dúvidas, sonhos e está numa idade decisiva, onde a menina e a mulher convivem dentro de uma mesma criatura e a vida fica meio doida. Ao mesmo tempo, tenta lidar com as coisas como ela pode, fazendo loucuras de adolescente e tomando decisões como adulta. Eu gosto muito da personagem.

Raquel: Lua Negra nos abre uma porta para algumas explicação e me deixou curiosa em alguns aspectos. A saga vai ter uma continuação? Se sim você já sabe quando pretende lançar?
Laura: Sim, tem continuação, mas a data de lançamento não depende de mim, mas da editora. Vamos ver o que rola por aí.

Raquel: Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Laura: Estou com dois livros novos que saíram em janeiro e tenho mais dois saindo em fevereiro/março, inclusive já recebi a capa dos dois. Tenho um projeto de livro rabiscado aqui, mas ainda é cedo pra falar. Quero muito escrever uma FC, coisa que nunca fiz, então meio que estou decidindo ainda pra que lado vou.

Raquel: Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
Laura: Sou ruim de dar conselhos, mas algumas coisas são fundamentais: ler muito, não ter pressa e se perguntar: por que quero escrever? A resposta a esta pergunta vai definir rumos futuros. Cultura é importante, vivência é importante, observação da vida, sem juízo de valores, apenas observar, é fundamental também. Escrever é uma coisa simples, por isso mesmo é muito complicada...(risos). E depois do livro pronto há toda a maratona de encontrar editora e negociar legal o contrato. Vale da ruma lida na Lei dos Direitos Autorais e conhecer o processo de registro de texto, ISBN, etc.

Para você:
Escrever é... um jeito de aliviar as milhares de coisas que passam pela minha cabeça.
Livros são... maravilhosos, fundamentais, grandes amigos.
Inspiração Literária...vem quando quer, é meio incontrolável e é natural. Não dá pra fabricar isso, ou tem ou não tem.
Um livro: Deuses Americanos - Neil Gaiman
Um personagem: Emma Bovary
Um(a) autor(a): são tantos! Machado de Assis, sempre.
Leitura do Momento... Meninas Bonitas Não São Para Casar, da Geyme Lechner e Sabores Perigosos, a História das Especiarias, de Andrew Dalby.
Crespusculo Vermelho é... uma surpresa
Lua Negra é... a contiuação da surpresa..rs.
Um Sonho.. ter minha própria editora.

Raquel: Quer deixar um recado para os leitores:
Laura: Agradecer a todo mundo que leu até aqui e também agradecer o carinho que venho recebendo de quem lê os livros que escrevo. Houve uma aproximação bem grande com o público leitor no último ano e eu gostei muito disso. Nós estamos presenciando uma mudança bem positiva em relação aos autores brasileiros por parte dos leitores, uma valorização dos talentos nacionais em diversas áreas e isso é muito importante para uma identidade brasileira. Já é hora de parar de pagar royalties pra escritor estrangeiro e valorizar o que temos de bom.
Os blogs litsrários têm contribuído muito para a difusão de novos autores e eu sinceramente espero que isso contue cada vez forte.
Beijo enorme a todos e um especial para você pela simpatia de gentileza de sempre.



Obrigada Laura por conceder a entrevista desejo muito mais sucesso na sua jornada, você com certeza é um dos nossos talentos nacionais.
E a autora está com dois super lançamentos:
Você pode comprá-los na banca mais próxima!
Raquel Machado

Mais uma vez agradeço  a Laura Elias pela oportunidade de divulgar seu trabalho com certeza vale muita a pena ler esses incríveis livros. 

Para quem como eu gosta de história sobrenaturais que envolvem romance e mistério são história que vocês não podem deixar de conhecer.

Espero que vocês tenham gostado da entrevista eu adorei realizá-la e aguardo seus comentários e sugestões para a próxima.

3 comentários:

  1. Oi Raquel!!!
    Muito legal essa entrevista. É sempre legal conhecer um pouco mais os autores nacionais. Temos tantos talentos por aqui e nem mesmo os conhecemos direito.
    Muito Sucesso para a Laura.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Laura é DIVA!
    ADORO!
    Quero muito ler os outros livros dela.

    Ótimas perguntas, Raquel. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. MAIS DE TRINTA LIVRS? O.O
    Fiquei chocada, nunca tinha ouvido falar dela antes do Crepúsculo Vermelho - que ainda não li. Mas pelo jeito ela tem um monte de fãs xD

    Gostei da entrevista \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir