sábado, 12 de fevereiro de 2011

Entrevista com Leila Rego

Então hoje temos mais uma sessão super especial do Blog que é a Entrevista Exclusiva que a Leila Rego do livro Pobre Não Tem Sorte concedeu ao Leitura Kriativa. 
Se você ainda não leu a resenha do livro  clique aqui.
Sempre muito querida e simpática foi ótimo conhecer um pouco mais sobre ela e seu livro. Espero que vocês gostem e não deixem de comentar o que acharam.
 
 

1.    Quem é Leila Rego?
Sou escritora, mãe, esposa, amiga...   Não necessariamente nessa ordem.  Acima de tudo sou uma pessoa em busca de evolução (acredito em Deus e na minha missão).  Sou alguém que descobriu na escrita o prazer em contar histórias e divertir as pessoas.  Ter essa satisfação como minha fonte de renda, é mágico.

2. Quando você percebeu que ia virar escritora? Qual foi sua primeira história/conto/quadrinho?
Há algum tempo atrás eu comecei a escrever para me desestressar. Sair um pouco da minha rotina de trabalho. Escrevia contos e histórias infantis que lia para meu filho dormir.  Não sei qual foi o primeiro.  Adorava adaptar personagens clássicos das histórias infantis e me divertia com isso. No final da gravidez da minha segunda filha, quando saí da empresa em que trabalhava, que percebi a oportunidade de me lançar como escritora, então passei a levar a coisa mais a sério.   Daí nasceu PNTS.

3. Desde a primeira vez que vi o nome do seu livro me interessei, achei super criativo. De onde surgiu o nome para o livro "Pobre Não Tem Sorte"?
Trabalhei em uma empresa que os funcionários falavam isso quando a situação não estava nada boa. Acabei pegando o jargão emprestado para Mariana usar.

4. Da onde surgiu a idéia para o personagem de Mariana? Você se acha parecida com ela?
Mariana é uma mistura de muita gente que conheci, convivi ou vi ao longo dos anos. Não me baseei em ninguém especificamente, muito menos em mim.
Observando essas pessoas, percebi o quanto elas dão valor a marcas, status e condição financeira. E esse fato sempre me incomodou de alguma forma. Acredito que isso se deve ao mundo capitalista de hoje que nos “escraviza” desde cedo.  Afinal, antes de sermos leais, honestos, bons e educados temos que ser lindos, magros e descolados. Cansada dessa realidade, achei que seria bacana falar desse assunto e levar as pessoas a refletir.
Sou uma pessoa mais introvertida que Marina e que observa mais do que fala.  Temos algo em comum sim, como por exemplo, ser organizada com suas coisas; gosto de moda (sem ser escrava dela) e também adoro maquiagem.

5. Mariana tem uma mania que me deixou bastante curiosa ela tira as fotos dos "looks" e pendura em seu armário para poder escolher depois, você viu isso em algum lugar? Da onde surgiu essa idéia? 
Esse “mural de looks” surgiu em minha memória quando estava escrevendo o livro.  Sim, é um caso real.  Há muito tempo atrás, estávamos na cantina da minha faculdade lanchando e uma menina, que nem era da minha turma, estava contando o quanto ela era metódica. Que organizava CDs por ordem alfabética, que seus sapatos eram guardados por cores ordenadas e que ela tirava fotos das combinações de roupas e colava na porta do guarda-roupas para não perder tempo na hora de se arrumar. E não sei como eu me lembrei desse fato depois de tanto  tempo. =)

6. Temos um ponto bem forte no livro que são os "valores" que cada um tem. Para você quais são seus principais valores na vida? 
Em minha família procuramos viver em harmonia com o próximo e com a natureza.  Procuramos passar amor, justiça, Deus e honestidade para nossos filhos.

7. Qual foi o momento mais maravilhoso na sua jornada rumo à publicação? E qual foi a maior dificuldade que você encontrou? 
O momento de glória foi quando a primeira edição de PNTS se esgotou.  As Bienais das quais participei com tanto sucesso, tanta gente comprando o livro e querendo me conhecer, também representam uma conquista maravilhosa.
Dificuldade maior é parar de escrever às 2AM para dormir quando estou inspirada.    O olho está fechando mas a mente fica mandando palavras para o computador e é como um transe.   A dificuldade de começar também é grande.   Temos que ter muita perseverança para levar a coisa até o fim.   Sei de muitas pessoas que não conseguem chegar lá.

8. O segundo livro "Pobre Não Tem Sorte 2" foi lançando recentemente o que podemos esperar dessa continuação? 
PNTS 2 está muito bom.  Maravilhoso, modéstia à parte.   Todos que já leram me deram esse retorno. Nesse segundo livro quis falar da vida quando a gente sai da casa dos nossos pais para  morar sozinha ou com uma amiga.  Mariana vai passar por várias dificuldades.  E essas dificuldades a levarão para um crescimento e amadurecimento muito grande.
E tem romance, confusões, humor... Só lendo mesmo. =)

9. Você esta desenvolvendo algum projeto novo no momento?
Estou escrevendo meu terceiro livro. Um projeto diferente do PNTS. Ainda está sem título e pretendo finalizá-lo até o meio do ano.
Algumas leitoras estão pedindo o PNTS3, mas acho que o final de PNTS2 está muito amarradinho e não deve ser mexido agora.   Quem sabe no futuro?

10. Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
Acho que diria para não desanimar diante das dificuldades. Pelo contrário, pule esta parte e corra atrás de seus sonhos. O caminho pode ser difícil, mas a vitória é muito saborosa.  Isso vale para tudo na vida.    
 


Para você:

Escrever é... um prazer.
Pobre Não tem Sorte... um sonho realizado.
Inspiração Literária... músicas.
Se sua vida fosse um livro qual seria... Ai, acho que minha vida não daria um livro não. =D  Passamos por tantas coisas durante as fases de nossa vida que é difícil escolher um livro para resumi-las.
Um Sonho... ter mais livros publicados e me tornar uma referência no estilo ChickLit.


Raquel Machado
 
Obrigada Leila por conceder a entrevista desejo muito sucesso e luz no seu caminho pois voce merece tem muito talento.
Leila Rego e autora dos livros:
Pobre Não Tem Sorte
Pobre Não Tem Sorte - Aluma coisa acontece no meu coração
E você pode comprálos direamente com ela clicando aqui:
:: Compre aqui

Você pode achar mais informações sobre a autora e seu livro em:
:: Site da Autora
:: Blod da Mari

3 comentários:

  1. Oi Raquel!!
    Super legal a entrevista. É sempre bom conhecer um pouco mais dos autores.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. A Leila é super querida, muito atenciosa. E os dois livros são um arraso.

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  3. As pessoas que como eu conhecem a Leila, sabem como ela é sempre autêntica e por isso a entrevista foi tão boa. Gostei muito dos dois livros também. Continue assim Leila!
    marina, 15 de fevereiro de 2011

    ResponderExcluir