quarta-feira, 23 de março de 2011

Todo Garoto Tem de Meg Cabot

# Editora: Galera
# ISBN: 9788501077141
# Ano: 2007
# Número de páginas: 384
# Classificação:
# Onde Comprar:

Em "TODO GAROTO TEM", a autora segue a linha de "Garoto encontra Garota" e "O Garoto da casa ao lado" e escreve uma fábula moderna, que vai provocar muitas risadas.

Essa era uma viagem que tinha tudo para dar certo: Holly e Mark decidem fugir para se casar numa vila do interior da Itália, tentando evitar o stress causado pela diferença da religião entre suas famílias. Para acompanhá-los como madrinha a noiva convida sua melhor amiga , a cartunista Jane Harris, uma mulher divertida e engraçada que esta muito animada com sua primeria viagem ao exterior. Mas é claro que Mark também convidou, o seu melhor amigo para padrinho, Cal Langdon, o jornalista que passou os últimos anos em campos de guerra, plataformas de petróleo e outros lugares pouco prováveis.

Já no aeroporto, Jane e Cal sofrem total ódio a primeira vista, e qualquer tentativa de aproximá-los parece totalmwente inútil. Enquanto Jane acha o jornalista chato e terrível, um cínico que não acredita em amor e nem ao menos conhece o personagem dos seus quadrinhos criado por ela, a impressão que Cal tem da cartunista é de uma mulher ligeiramente maluca, para quem o fato mais notável a respeito do Coliseu é que Britney Spears gravou um comercial lá.

Mas o que ninguém esperava e que somente esses dois pudessem salvar o casamento de seus melhores amigos, e nessa inesperada união entre opostos, Jane e Cal acabam por descobir que, mesmo que não pareça, existe algo que "Todo Garoto Tem".



O Livro em uma Frase:
Um livro diferente, divertido e que tem tudo para agradar!

Devo confessar que não tinha lido nada da Meg Cabot até essa semana, então me deu a louca e peguei não um, mas dois livros dela. Sim, pois é. E o que me pergunto hoje é:
Porque demorei tanto para começar a ler os livros dela?
Entendo agora porque Meg é diva não só pela maneira dela escrever, mas também pelo fato da Criatividade e as histórias super fofas que ela cria. Se você é um super fã de chick in lit e ainda não leu nada dela, não perca mais seu tempo, tenho certeza que você vai amar.

Vem descobrir o que Todo Garoto tem...
Fazia tempo que queria ler esse livro, pois as resenhas que li sobre o mesmo sempre foram positivas e para começar a ler algo da autora achei que este seria ideal, só que o livro sempre esteve muito caro, ok eu acho caro pagar R$50,00 em um livro, então estava dando um tempo para ver se ele baixava o preço quando fui na biblioteca da Universidade pegar um livro desses científicos, e descobri que eles tem uma seção de literatura. Fui direto na estante da Meg Cabot e o livro estava emprestado pensa na minha tristeza, ai o mocinho que me ajudou a procurar pediu se eu queria reservar, óbvio que sim. Então contei os dias e finalmente estava com o livro na mão comecei a lê-lo no mesmo dia e o medo de não conseguir acabar até devolver, mas tudo deu certo e afinal matei minha curiosidade. Devo dizer que achava que a história ia ser bem diferente pelo que eu tinha lido parecia algo mais como aquele filme "7 dias e 7 noites", mas não é.

A primeira coisa que quero dizer é que nunca tinha lido um livro assim, desse estilo o que foi totalmente novidade para mim, ele é escrito através do Diário de Viagem de Jane Harris(protagonista), do Laptop de Cal Langdon(o galã) e de e-mails que são trocados entre os personagens, os noivos, suas mães, e mais tantos outros personagens interessantes e relevantes para história. Então a narrativa é bem diferente e achei um pouco cansativa às vezes devo confessar, mas bem original.

Tudo começa no aeroporto onde Jane Harris, cartunista e criadora do famoso quadrinho "Wonder Cat", esta esperando seus amigos Holly e Mark chegarem, totalmente ansiosa para sua primeira viagem ao exterior e no papel de madrinha de noiva, pois os dois decidiram se casar em segredo na Itália Jane decidi comprar um Diário para anotar todas as sensações e aventuras que estão por vir. Para um casamento completo é Claro que temos o padrinho, melhor amigo do noivo, Cal Langdon. Um homem que já viajou muito e que não acredita no amor desde que sua primeira mulher o deixou.

Jane e Cal sofrem ódio a primeira vista. Um não vai com a cara do outro, pois eles seguem princípios totalmente distintos o que os faz pensar que passar essa semana juntos vai precisar de uma boa dose de paciência dos dois lados. É claro que os noivos já tinham segundas intenções ao convidarem esses dois solteirões e vão fazer de tudo para tentar juntá-los. As mensagens de e-mail sobre este assunto começam ainda no avião e realmente são muito engraçadas.


Para: Jane Harris
De: Holly Caputo
Assunto: Que negócio e este?
O Mark diz que é porque o Cal tem você sabe o que enorme...


Para: Holly Caputo
De: Jane Harris
Um Cabeção??


Para: Jane Harris
De: Holly Caputo
Nao sua idiota você sabe do que estou falando!


Para: Holly Caputo
De: Jane Harris
Espera aí...o que? Cala a Boca!


Para: Jane Harris
De: Holly Caputo
O Mark jura que é verdade. Ele diz que Cal sempre foi imensamente seguro de si mesmo devido a enormidade de seu você-sabe-o-que. Bom pelo menos até aquela modelo partir o coração dele e tudo o mais.
Holly.

O avião aterrisa na bela Itália, que é onde nossa história será contada. Através do Diário de Jane conseguimos ter uma idéia da cidade e suas belezas, eles vão se hospedar em uma casa antiga de um tio da noiva em um vilarejo perto do centro da cidade, adorei a descrição das montanhas, das casas com rosas na janela, tudo lindo. E que trazem um clima de romance ao ar.

Jane é uma solteirona, que tem alguns casinhos com garotos mais novos e que mora com um gato o qual ela chama de "O CARA", e isso eu achei demais, fiquei interessada em saber mais sobre esse bichano, porque ela realmente adora ele...


Diário de Viagem de Jane Harris
Não é um amor? Eu também estou com saudades do CARA. Se ele estivesse aqui, agora, estaria enrolado em meus pés.
E os meus dedos dos pés, ficariam sem circualação porque ele é pesado demais, mas não faz mal.
Mas não sei porque o Julio não escreveu ainda. E se ele esqueceu? Quero dizer de dar comida para "o cara"?

Cal é aquele cara independente com alergia a mulher, calma ele não é gay, mas sim totalmente contra qualquer tipo de relacionamento onde a palavra "amor" esteja relacionada. E quando Jane uma romântica incorregível entra em sua vida as coisas podem se tornar bem interessantes. Jane acaba descobrindo as verdadeiras opiniões do padrinho do noivo sobre "casamento", começa a se preocupar com o fato de ele querer estragar a felicidade dos seus amigos, e começa a ficar de olho em cada passo dele.

Depois de passar um dia no centro eles seguem em rumo a casinha onde vão se hospedar e lá encontram dois personagens super fofos e simpáticos a caseira, uma velha senhora com um coração de ouro e um pulso firme, e seu sobrinho de 12 anos, um fã dos quadrinhos de Jane Harris e que possui um site no qual ele irá postar todos os detalhes da passagem dela pela Itália.

As coisas vão relativamente bem, até o primeiro obstáculo surgir e eles descobriem que o prefeito da cidade não quer casar os dois. Ai temos uma importante participação da caseira super simpática, que vai falar pessoalmente com o prefeito e que literalmente "o obriga a casar os dois", pois se ele não quiser fazer isso sofrerá as consequências. Ele então concorda em casar os dois na quinta-feira.

O segundo obstáculo surge quando o casal descobre que para a cerimônia se realizar, eles precisam de um tal formulário, o qual devem ir buscar em Roma. Ok em um dia eles iriam até Roma buscariam e poderiam voltar ainda no outro dia para casar, parece tudo perfeito. Isso se eles não ficassem doente justamente no dia de ir buscar o tal formulário. Tudo então está perdido, já que não terão o formulário e o prefeito não ira abrir mais nenhuma exceção.

Então conhecemos a face louca e divertida de "Jane", que está com a idéia fixa que seus amigos devem se casar de qualquer maneira. Ela decidi embarcar em um carro, arrastando Cal Langdon e ir até a cidade disposta a fazer de tudo para que o casamento saia...


Palmtop de Cal Langdon
Honestamente eu não sei como isso tudo aconteceu. Eu estava dormindo bem feliz quando tudo começou. Há uns cinco minutos, um míssil pequeno, mas cheio de determinação, atingiu a minha cama, arrancou os meus leçois bem arrumadinho e começou a gritar na minha orelha que estava na hora de levantar e entrar no caro. Eu me lembrei que esse míssil tinha formas femininas até que não é uma maneira muito desagradável de ser acordado. Até que me dei conta de quem era dona daquela forma feminina espeficamente...
Era alguám que se parece muitíssimo com Jane Harris!!!
Depois de ter fumado crack...

O que acontece depois disso bom, muita confusão é claro. Que não vou comentar aqui senão perde a graça.
Mas digo que vale a pena conferir porque a confusão, o romance e a diversão estão apenas começando!!!
É uma história que com certeza vai te fazer suspirar, dar boas gargalhadas e sonhar. Ingredientes de histórias da Meg Cabot!


As pessoas da área do Mark não conseguem deixar nada para lá. Até já analisaram as reações químicas do amor. Quando nos apaixonamos, nosso cérebro se enche de uma coisa chamada feniletilamina. E um estimulante que pode ser encontrado no chocolate e assim como o efeito do chocolte sobre o humor não dura muito.
Mas para alguns poucos sortudos e acredito que Mark e Holly se encaixem nessa categoria, mesmo depois que o corpo adquite tolerância a droga do amor, ourtras substância química as endorfinas começam a agir. As endorfinas são aquilo que enchem o cérebro quando pessoas destinadas a se amar por muito tempo se encontram. São elas que dão a sensação de conforto, segurança de usar um sapato velho. Mas para evitar que as coisas ficam confortáveis demais e para que continuem emocionantes uma dose saudavel de oxitocina natural também é liberada aumentado o desejo e estimulando...Bom acho qiue deixo o resto com sua imaginação...
Que sua vida em conjunto seja abençoada com saúde, felicidade e muita muita endorfina...

Sobre os personagens

Jane Harris é a protagonista dessa história divertida, uma mulher independete, divertida e que tem uma verdadeira paixão pelo "CARA", o gato dela. Jane é uma romântica que acredita que o amor existe apesar de ainda não ter batido na sua porta. Adorei essa personagen ela não me irritou nem um pouco, ela tem umas cenas muito engraçadas e não manda recado não, fala na cara mesmo.

Cal Langdon é o típico solteirão convicto um homem que já viajou por todo o mundo, jornalista e que não acredita no amor depois de ter sido abandonado por sua primeira esposa que virou "modelo". Adorou ele também, muito legal as partes em que você consegue ver os pensamentos dele no seu Laptop achei super interessante e legal essa parte.

Holly e Mark são aquele casal super fofo, que nasceram um para o outro. Apesar de suas mães não serem a favor do casamento eles se amam e isso o que importa.

A caseira e o sobrinho o qual não lembro o nome agora também são personagens super fofos que agregam muitas risadas a história.

Pontos Positivos

Com certeza o enredo que é super fofo, as cenas engraçadas que me fizeram dar risada sozinha até mesmo dentro do ônibus(e as pessoas acharem que sou meio maluca). Adorei a descrição dos locais e também o fato de todos os personagens darem sua versão na história por meio dos e-mails ou narrativas, isso deixou a história rica de detalhes.

Pontos Negativos

Para mim teve apenas dois pontos negativos neste livro.

Primeiro ponto foi a capa que lançaram eu achei ela totalmente sem sal e sem açucar ainda mais por ser de uma autora como a Meg, eles podiam ter feito algo bem melhor.

Segundo ponto foi que a narrativa às vezes ficou UM POUCO confusa na minha opiniao. Pelo fato de como eu disse todo o livro ser narrado por meio de Diários e E-mails na hora em que os personagens falam é meio esquisito, porque tipo não imagino eu conversando com alguém e ao mesmo tempo relatando essa conversa em um caderno,sei lá, para mim ficou estranho isso.

Sobre a autora
Meg cabot é autora das séries o Diário da Princesa, a Mediadora e também de livros como Avalon High e Ídolo Teen. Atualmente mora em Nova York com o marido e uma gata de um olho só chamada Henrietta.


Raquel Machado
Eu recomendo para todos fãs de chick in lit, que adoram livros que te levem a novos países, que gostam de explorar novas formas de escrita e que curtem um bom romance.

O post saiu atrasado pois estou com problemas na internet aqui em casa, se conseguir posto o vídeo ainda nessa semana.
Não deixem de comentar e me dizer o que acham dessa autora maravilhosa e da resenha.

Posts geralmente terça e sextas.

4 comentários:

  1. Raquel!!

    caramba pra que fui ler sua resenha? Eu ja quero ler esse livro faz tempo e agora to mais curiosa! Huahau essa serie garotos da Meg é bem diferente por ser escrita em forma de emails e tal. Confesso que qnd li suas citações achei - como vc - que ia ser confuso, mas acho q na leitura a gente acostuma né?

    huahua eu so to esperando uma boa promo dele pra comprar (nunca vi por menos de 35! Que pena q vc teve que devolver né... huahuaa Eu tb acho essa capa mt mt feia... Sem contar q eles podiam lançar uma no padrão das novas da serie Garotos (vou escrever pra Record agooora)

    Ahh enviei seus marcadores hj!
    bjssss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro este livro, li há alguns anos e é um dos que eu mais gosto da Meg. :) Que sorte a sua ter uma biblioteca boa assim, na universidade que eu trabalho só tem livros da grade mesmo e nenhuma grade tem Meg Cabot, rs. :)

    ResponderExcluir
  3. Ei Raquel,

    Eu adoro Meg, sempre vejo só comentários positivos sobre este livro mas ainda não comprei. Um dia ainda consigo todos rs
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Hey, Raquel!

    Já li ótimas resenhas sobre esse livro e a sua me deixou ainda com mais vontade de lê-lo.
    Já está na minha lista de desejados.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir