terça-feira, 26 de junho de 2012

Papo Cabeça: Parcerias Eis a questão!

Ola Leitores,

Hoje tenho a estréia de mais um quadro aqui no Leitura Kriativa espero que gostem e participem.

Papo Cabeça é um quadro que será lançado mensalmente, onde pretendo trazer minhas opiniões sobre o universo literário. Afinal é muito legal quando conseguimos trocar opiniões seja sobre livros, blogs, autores e tudo mais o que rola por aí. Cada post terá o foque em um assunto e espero o comentário e opinião de vocês no final.


PARCERIAS: EIS A QUESTÃO

Os blogs literários são a nova onde do momento isso todo mundo já esta "careca" de saber e junto com eles veio um novo conceito de parcerias o que pode ser algo totalmente produtivo e benéfico, mas que também pode ter suas grandes desvantagens.

Afinal qual é o real significado de parceria???
Para mim parceria é um acordo que duas partes fecham acima de determinados termos. No caso de blogs a maioria é: eu te envio um exemplar do meu livro em troca de que você divulgue ele. Mas temos que ficar atento a todas as letrinhas deste pequeno contrato porque as vezes as coisas podem não sair como o esperado.

Já aconteceu comigo de fechar parcerias com alguns autores e estes me prometerem de enviar seu livro e eu toda feliz vinha e comunicava no blog, fazia altos posts e ai esperava 1,2,3 meses e nada. E o pior sempre que entrava em contato com o autor era a mesma história: Ainda não tenho as cópias,  vou falar com a editora, não esqueci de você, até que chegava um momento em que eles simplesmente não respondiam mais meus emails. Por isso hoje faço as coisas diferentes. Somente considero parceiro quando o livro chega em minhas mãos, sei que isso pode ser um pouco radical mas para mim é o que deu mais certo.

Ao contrário também vale, vejo vários autores reclamando que enviaram seus livros e estes ainda não foram lidos, nem divulgados simplesmente foram esquecidos no limbo. Eu própria ando com vários livros de autores aqui em casa para ler (que vergonha), mas vou ler todos eles e divulgar, mesmo que demore um pouco, porque acho que é uma falta de respeito a pessoa te enviar algo esperar pelo retorno e você simplesmente sumir do mapa.

As responsabilidades de fechar parcerias...
Uma coisa que tem me irritado mutio são os caçadores de parceiros. Pessoas que criam blogs, não sabem escrever (não que eu seja uma expert nem nada, mas tem resenhas que vamos combinar são meras cópias dos livros ou algo do tipo "Gostei do livro. Leiam!") e ai essas "criaturas" fazem o blog e postam.:
"O blog esta feito agora aguardo parcerias"
Como se isso fosse algo tão simples. As pessoas realmente não levam em consideração o termo da palavra e a responsabilidade que vem com isso, seja com as pessoas que te enviam o livro sejam com seus próprios leitores do blog afinal você esta disseminando cultura e isso tem que ser algo bem pensado.

O que nos leva a um outro ponto...Consegui parceria com um autor/editora mas não gostei da obra e agora???
Enfim cadas um tem sua maneira de agir, vejo muita gente simplesmente passando por cima de suas próprias opiniões para agradar seus parceiros. Não acho isso uma atitude correta. Eu sempre tento falar a minha opinião abertamente,sem ofender ninguém. Isso já aconteceu comigo, de ler a obra de um autor e eu realmente não me identifcar com a mesma , então entrei em contato com o autor e expliquei a situação e postei no blog isso de um modo educado mas defendendo minha opinião, afinal o que vale no final de tudo é a sinceridade.



Meus conselhos finais sobre esse assunto é tenha muita paciência e consciência do que você esta fazendo. As parcerias são conseguidas com o tempo e muito trabalho, nada cai do céu e isso não vai ser ao contrário. Outra dica que posso deixar e feche parceria somente com obras que você tenha real interesse em conhecer. No meu caso antes de fechar uma parceria seja com editoras ou mesmo com autores eu procuro me informar sobre a história, o autor para ver se ele realmente me chama atenção. Não acho legal ter parcerias por ter ou somente por ganhar livros de graça. Acho que vale a pena cada um pensar bem sobre isso afinal o contrato tem que ser respeitado por ambos os lados.

Raquel Machado
Espero que tenham gostado do post espero não ter falado demais como sempre...e espero suas opiniões sobre o assunto, afinal este espaço esta aberto para debatermos e trocarmos opiniões e ideias. E quem tiver sugestões para próximos assuntos pode deixar ai.


15 comentários:

  1. Adorei o post, acho importante que os blogs maiores orientem os novos sobre como agir com um assunto tão sério como parcerias, porque realmente tem que ter muita responsabilidade na hora.
    Parabéns!
    Beijos, Stéphanie.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fiz essa mesma discussão lá no bloguinho e rendeu pano pra manga. Como meu blog é novo e ainda estou muito longe de pedir por parcerias então não decidi se vou querer isso ou não. É fato que tem muitos pontos positivos, mas tb tem muitos negativos. Sou be de muita gente que tomou bam de parceria pq falou mal de determinado livro, e outros com pilhas de livros pra ler que não acabam nunca pois sempre chega mais e mais. achoq ue tudo tem que ser medido, ponderado com atenção. Como vc disse tem que se identificar com a parceria e não sair por aí chutando pra todo lado pq uma hora acaba ficando sobrecarregado e abandonando o blog pq é muita pressão... Mas acho que deve ser o maximo receber caixas com novidades pelo correio, poder fazer varios sorteios e tal. O lance todo é bom senso. Achei suas dicas muito uteis.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o post.
    Realmente é uma grande responsabilidade fazer parcerias, há comprometimento com o parceiro que você não pode simplesmente não levar a sério.

    http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!!
    Esse é um tema muito complexo mesmo. quando criei o blog essa história de parcerias nem existia. Então não consigo entender como alguém pode montar um blog apenas pensando nisso.
    Não vou ser hipócrita, claro que é uma delicia ter parceiros, receber o livro em primeira mão. Eu tento ser o mais sincera possível em minhas opiniões. Determinados livros realmente me frustam e tento deixar isso claro. Sempre enfatizando ser a MINHA opinião. Vc pode ler e amar. Esse é o grande mistério da literatura.
    Parabéns pelo post.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler seu post, tenho 7 meses de blog, e foi muito instrutivo, sempre gosto de vir aqui..

    beijos
    dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie querida!!!

    Achei bem interessante tua postagem hj, até pq várias vezes já falamos sobre esse assunto, e tu sabes q concordo com tua opinião, acho mto correta tua maneira de agir em relação as parcerias q tu fecha

    bjusss!!!

    ResponderExcluir
  7. Flor, boa noite.
    Parabéns pela postagem.
    Realmente, hoje temos vários caça parceiros, rs.
    A situação é crítica, mas se não ocorrer uma mudança na sistemática de parcerias, isso só tende a aumentar.
    Esse ano eu fiz uma limpa no CDL e acredito que ainda vou fazer, pois parceria e via de mão dupla e muitos confundem as coisas.
    Abs,

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei o post e concordo com o que você disse. Vejo que nos últimos dias blogueiros andam colocando a boca na internet para falar de certos comportamentos que estão na moda, sendo que estes comportamentos exigem responsabilidade. Eu mesma escrevi (ontem) um post também sobre parcerias...mas eu fui mais radical, convido você para ler: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2012/06/parcerias.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kell
    Sabe que tenho muita vontade de fazer esse mesmo tipo de trabalho que vc faz, mas conforme vc explicou neste post, é uma grande responsabilidade.
    Eu sou e, sempre fui uma "devoradora" de livros, mas tenho uma certa dificuldade com autores novos, isto aos poucos está mudando graças à vc, pois através de tuas postagens, tenho lido"coisas novas"e gostado muito.
    Enfim, talvez qq dia me inspire a assumir essa responsabilidade, tenho certeza que, apesar dos pesares, é muito gratificante.
    Parabéns pelo blog e pelas postagens.
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raquel, amei seu texto!

    Meu blog tem quase três anos, mas não o criei com o intuito de divulgar livros, na verdade, minha intenção inicial era mesmo falar sobre gastronomia e publicar capítulos iniciais dos meus romances, para saber a opinião do público. Por fim, o assunto rendeu e cá estou eu falando sobre livros também, e buscando algumas poucas parcerias. Sendo sincera, não tenho tanto tempo para ler e já estou tentando conseguir ajuda, pois não posso me sobrecarregar mais.

    Bem, é isso mesmo, não dá pra mentir, fingir que gostei de um livro. Eu sou muito exigente com minhas produções - ou quase -, sabe? Então, cobro demais dos outros autores também.

    Bom, amei muito tudo isso aqui. Beijocas mil!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post garota, muito bom, eu mesmo recebo todo dia emails de blogueiros propondo parcerias, mas nem se prestam a mostrar o blog, a defender pq eu deveria ter uma parceria com eles, nada tipo um email de uma linha ¬¬ já imaginou, muitos dos emails eu nem respondo, mas qdo fecho uma parceria com alguém já aviso, a ordem de envio de livros é de seis meses, se quiser é aceitar, e tbm nao exijo nada, se quiser falar que o livro é ruim fale, o importante é que divulgou!
    Qto a mim não fecho parcerias com autores pq eu sei que não vou cumprir com minhas obrigações por causa da falta de tempo....
    Parcerias são complicadas mesmo, por isso temos que saber com quem vamos fechar Oo

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga,
    Concordo com você, já falamos muitas vezes sobre esse assunto e nos dias atuais cada vez se fala mais nesse quesito.

    Beijokas elis

    ResponderExcluir
  13. Olha gostei muito do seu post, Parceria é coisa séria, tem que haver respeito de ambas
    As partes...
    Pois no caso dos autores, estamos lidando com o trabalho da vida deles, e no nosso caso (blogueiros), embora tenham uns que avacalham, muitos como nós damos valor
    A isso e nos dedicamos diariamente para divulgar o blog, aumentar visitantes e fechar
    Essas parcerias, para termos conteúdo de boa qualidade em nossos blogs.
    Parabéns pela iniciativa.

    Beijoos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post Raquel!
    Realmente tem mt gente criando blog a espera de parcerias e ganho de livros. E não é só disso que vivem as parcerias. Afinal de contas é uma troca mútua, onde cada um tem seu dever. No caso de livros a serem lidos, cada um leva um estilo de vida e tem muito ou pouco tempo livro, isso cabe os donos de blogs tentarem contornar e aos autores a editoras - que tem algumas que cobram - terem um pouco de paciência, pois a pessoa que faz o blog não ganha dinheiro com aquilo, e precisa ter uma vida ativa.
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi flor!
    Tudo que falou tá certíssima. Acima de tudo parceria é compromisso. Deve ser muito ruim não receber o retorno para um autor.Não adianta sairmos fazendo muitas parcerias se não podemos dar o real feed back. Eu tento firmar uma parceria quando, primeiro gosto da temática, se uma pessoa não curte vampiros, por exemplo, não adianta ela firmar uma parceria com um autor que tenha essa temática no livro, pois estará com altas chances de não curtir a história. E segundo quando vejo que poderei ler sem muita demora. Agora também não é legal quando o livro nem chegou e já estão cobrando resenha, seja de autor ou editora, porque tentamos conciliar as leituras com outras coisas.

    Muito boa a discussão.
    Beijos :D

    ResponderExcluir