sábado, 9 de junho de 2012

Talentos Nacionais: Pedro Ekman


O Talentos Nacionais é um quadro que eu pretendo trazer para o blog mensalmente para apresentar algum autor nacional e deixá-lo em destaque por aqui. Como vocês todos sabem nossa literatura nacional esta crescendo cada vez mais e nem preciso falar sobre a importância de darmos força a nossa cultura.


Para estréia do quadro escolhi um autor que me surpreendeu demais e que tenho o prazer de dizer que o conheço pessoalmente. Desde a primeira vez que vi o livro do do Pedro fiquei com muita vontade de conhecer a história seja pela sinopse misteriosa seja pela capa convidativa a uma história "a la Stephen King". Logo em seguida descobri que o Pedro morava aqui na minha cidade, imaginem só minha alegria. Mandei um e-mail para ele pedindo se ele fazia parcerias e ele foi super simpático e querido e aceitou. Então comprei o primeiro volume do livro dele - Cidade das Trevas - Em Busca do Espírito do Bem. E ao ler fiquei muito feliz pois a história realmente me surpreendeu demais uma história de fantasia com terror ambientada aqui mesmo na minha cidade.

Cidade das Trevas - Em Busca do Espírito do Bem
Os campistas não resistiram à curiosidade e entraram na Cidade. Encontram-se, então, em meio a uma batalha que dura há séculos, desde o início dos tempos, quando o mundo era bem diferente do que imaginávamos. Resta agora sobreviver a este fogo cruzado, em uma jornada que se passa justamente no território inimigo. E fazer o possível para saírem da Cidade das Trevas. Ou morrer tentando.


Neste primeiro volume somos envolvidos em uma história cheia de suspense, terror e fantasia. Me surpreendi como o Pedro conseguiu me prender em cada página que passava e no final estava torcendo para que alguém continuasse vivo na tal cidade.


Mais informações:
Resenha Aqui!


Ao acabar o primeiro volume não via a hora de ser lançado o seguinte. O segundo volume se chama "Cidade das Trevas - Ataque dos Vampiros" e saiu no final do ano passado(2011) e tive o prazer de participar do lançamento que aconteceu na Saraiva com direito a quitudes e champagne
Da esquerda para direita: Samuri, Elis, Eu. Nine, Fabian e sentado o Pedro.
Claro que eu adquiri meu livro com ele e mais uma vez Pedro conseguiu me envolver em sua história me surpreendendo demais. Eu fiquei meio com o pé atrás com o título do livro por se tratar de vampiros e já ter tanta coisa, mas o Pedro conseguiu fazer um negócio diferente tornando a história atraente e cheia de mistérios.

Cidade das Trevas - Ataque dos Vampiros
Após os terríveis acontecimentos do volume anterior de Cidade das Trevas, os campistas agora em caminhos distintos, continuam em sua procura pela única esperança que tem de saírem da cidade maligna.

Paralelamente, as forças policiais encarregadas dos desaparecimentos no Acampamento Raiz Forte entram em cena, seguindo em território sombrio.

Em Ataque dos Vampiros os campistas remanescentes estarão diante de reviravoltas que mudarão para sempre sua jornada, ficando cada vez mais difícil distinguir aliados e inimigos.
Muita ação, suspense e emoção na segunda parte da trilogia Cidade das Trevas!

Mais informações:
Resenha aqui


O terceiro e último livro da saga se chama "Cidade das Trevas - A Terra Sagrada", e a previsão de lançamento e para Junho de 2012 (e eu cá estou aguardando meu convite novamente). Como já disse para o próprio autor quero adquirir o meu exemplar autografado e ver o final que ira levar os personagens dessa trama muito bem elaborada e surpreendente. Com certeza minha única tristeza ao final dessa história será ter que  
"Sair da cidade das trevas"!

Cidade das Trevas - A Terra Sagrada
A busca ao Espírito do Bem chega ao fim.
O grupo de campistas liderados por Magnum se vê cada vez mais próximo de reunir todas as Armas Sagradas. Enquanto isso, Phantomas se aproxima rapidamente da localização dos heróis, colocando-os em constante xeque.
A aventura iniciada no tranqüilo acampamento, chega a proporções inimagináveis. O bem e o mal se encontram com toda força no emocionante volume final de Cidade das Trevas."




Pedro começou a escrever ainda na pré-adolescência onde escrevia várias histórias pequenas. Um dia surgiu a vontade de fazer uma trama realmente grande e acabou ficando muito maior do que ele esperava. A história demorou cerca de cinco anos para ser concluída e contou com a opinião de algumas amigas.

Os personagens foram inspirados em amigos do autor e todos eles possuem alguma caracteristica igual do mesmo. O cenário é Caxias do Sul(minha cidade natal) e a outra Cidade das Trevas foi totalmente fruto da imaginação do autor e devo dizer que imaginação o rapaz possui, desde monstros inimaginaveis que com certeza me deram calafrios, até cenarios grotescos e tenebrosos.

O processo de publicação foi um pouquinho demorado. O Pedro passou um ano inteiro distribuindo o livro impresso em gráfica para diversas editoras, de todos os cantos do país, recebeu várias daquelas cartinhas famosas como resposta dizendo que tinha qualidade, mas que não ia ser publicado. Ate que um dia veio a resposta da ultima carta enviada da editora Novo século.

Acho muito interessante o título e a capa do livro que foram escolhidas pelo próprio autor inclusive o subtítulo do volume 2 (Ataque dos Vampiros), na verdade, é uma homenagem ao episódio 2 da saga Star Wars (Ataque dos Clones).

O Pedro é um pouco diferente de muitos autores que conheço ele possui uma calma e tranquilidade e recebe tanto elogios como críticas de um jeito muito bacana. Por isso foi tão legal ler os livros dele pois pude discutir e argumentar vários pontos com ele mesmo. Conforme o próprio diz:
"Gosto muito de ouvir o que os outros tem a dizer sobre Cidade das Trevas e recebo de mente aberta. Agradeço imensamente ao feedback de todos, afinal, quem escreve quer ser lido."


Um pouquinho mais sobre o autor:

Pedro S. Ekman, apaixonado por todo tipo de histórias de terror, quanto mais arrepiante melhor. Não é pra isso que ouvimos tais histórias?
É fã de todo bom filme de terror - por mais raros que sejam. Seus preferidos são [REC] e A Bruxa de Blair.
Vive em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Começou a escrever por volta dos 12 anos, pequenas histórias, todas elas de horror, e não parou mais.
Nascido em 1991, agora com 19 anos, vê o Brasil tendo a chance de ler a minha obra mestre. E promete não decepcionar.


"Queria divertir meus leitores, e deixá-los tensos e curiosos do início ao fim, em todos os capítulos."

Você pode encontrar o Pedro nos seguintes links:

Espero que tenham gostado do novo quadro pretendo lançá-lo mensalmente no blog. E deixem suas sugestões para que eu possa ir melhorando com o tempo. Espero sua sugestão.


Raquel Machado

5 comentários:

  1. Oi Raquel!!
    parabéns pela iniciativa.
    Os talentos nacionais estão cada vez melhores.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee....talento gaúcho é bem bom de ver. Gostei da sinopse do livro dele, gosto desses assuntos. :) Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Que legal os livros do Pedro. Gostei de conhecer um pouco sobre o autor. A trilogia parece ser bem interessante e as capas certamente chamam a atenção. Lembrou-me um pouco a capa do livro Estátuas de Sal, também de um autor brasileiro lançado pela Novo Século!
    Se possível irei conferir a história, ainda mais depois da sua recomendação entusiasmada. Conseguiu me contagiar.
    É ainda melhor quando a história se passa na nossa cidade né; identificar alguns lugares em meio a uma fantasia deve ser super legal!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Adorei a dica, pois eu ainda não conhecia esse livro.
    Confesso que você me deixou super curiosa!! :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi kell,
    Caramba amei o novo quadro, e estreou com chave de ouro hein...\o/...com uma estreia assim, acho que vou passar Cidade das Trevas na frente de algunssss da fila....cada vez que falamos no livro dele, ele me diz: - A Raquel gostou, você tem que ler também. \o/...com argumentos assim, e o próprio autor dizendo que tenho de dar a minha opinião, acho que depois que eu ler o seus vou ler o dele...kkkk...tipo como amo um chick-lit e um romance, devoro os dois que me emprestou em dias e ai já pego o dele...rsrs...se meus autores parceiros sonham com isso eles me esganam...kkkkk....vamos ver como vai ser. Parabéns pelo novo quadro e que ele seja um sucesso...beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir