quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Terra Ardente de Janice Diniz

Editora: Multifoco
Ano: 2011
Número de Páginas: 286
Assunto: Romance Adulto.
Classificação:

Karen tem má fama na cidade. Envolvida com corridas de cavalo, dívidas que podem levá-la à falência e uma vida afetiva que segue a regra dos três encontros e nunca mais, ela não pode fracassar. No seu encalço, dois fazendeiros ambicionando tomarem-lhe a propriedade. Com a vida em risco e sozinha num lugar hostil, ela tenta sobreviver e cuidar da avó e do filho. Se for preciso, seduzirá o delegado de polícia de Matarana para protegê-la – um caubói da lei que se comporta como um xerife durão do velho-oeste americano. Mas Karen não é a única mulher em apuros. A jornalista Nova Monteiro investiga um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores. Abandonou o sudeste para ficar ao lado do homem que ama desde a infância. Um amor que tem tudo para não se concretizar. O que Nova não sabe, porém, é que, segundo boatos, a chuva de cinzas na estação do estio não é somente das queimadas, mas também dos corpos dos forasteiros que se metem com os poderosos da região. Assim, ela faz duas descobertas: que luta pela causa errada e que o amor verdadeiro é um sentimento bruto que pode nascer do medo.

O livro em uma frase:
Um romance como nunca se viu igual.

Não sei como escrever essa resenha ela realmente é bem complicada e difícil. Explico porque, não quero dar nenhum spoiler por aqui, mas gostaria de fazê-los entender do que se trata a história e do que ela me fez sentir. Pguei esse livro emprestado com a amiga Elis do blog A Magia Real, pois ela tinha super elogiado ele...e a história realmente me chamou bem atenção. O que posso dizer é que a história foi me envolvendo aos pouquinhos com aquele jeito de não querer nada e que quando cheguei ao final me sentia uma moradora de Maratana também.

Primeiramente quero elogiar a autora por ter conseguido desenvolver uma história um tanto o quanto diferente do que estamos acostumados a ver por ai. A criatividade dela em criar toda uma cidade, vários personagens complexos e interessantes tornou a história agradável de ser lida. E como eu comentei acima por isso mesmo aos poucos conhecendo um pouquinho da vida de cada uma vamos nos tornando uma partezinha dessa cidade e desse mundo, escolhendo nosssos vilões e mocinhos...que na verdade passam a ser pessoas comuns com suas características e peculariedades.
Nova cruzou as pernas sobre a mesa da cozinha, avaliando a expressão do homem que lia o Jornal do Cerrado com a testa franzida. Tentou adivinhar suas emoções. Cris não era uma pessoa difícil de ler, bastava não levar em conta alguns estereótipos. Agora, por exemplo, segurava numa mão o jornal de poucas páginas e na outra uma maçã. Vestia uma calça de moletom cinza, puída, e uma camiseta com gola V, que lhe emprestava uma aparência gay. Descalço, à mesa, após dormir por apenas cinco horas, descansava diante de um farto café da manhã para retornar ao hospital à noite.

Matarana, e uma cidadezinha situada no Brasil onde se vive como no velho Oeste ainda...bem interessante isso...uma parte do mundo diferente do que estamos acostumados, lá encontramos fazendeiros, delegados e moças valentes e sobreviventes. Cada uma contando suas histórias de vida e achando sua maneira de viver. Acompanhamos na história de Janice diferentes cidadãos da cidade.

Lá conhecemos Karen uma mulher forte e independente que não deixa homem nenhum lhe mandar, mas que para isso e muitas vezes taxada de vulgar. Em uma outra ponta temos Nova uma jornalista doce e romântica que pretende achar o verdadeiro amor de sua vida dentro da cidade. Os galãs são uma história a parte e posso dizer que o Capitão Rodrigo realmente me conquistou com todo seu charme e sua maneira de ser cowboy. Cris é o médico conceituado mas que realmente me irritou muito pelo seu jeito covarde de encarar as situações que a vida lhe prega.
Dinheiro não era problema, ela enfatizou para si mesma, servindo-se da bebida quente e tornando a sentar-se no mesmo lugar. Sim, dinheiro não era problema. O que não se comprava, não se vendia, não se roubava: isso, sim, era um verdadeiro problema. Ainda havia uma ultima opção, a fuga. Pegar o primeiro ônibus de volta ao sul e nunca mais olhar para trás. O que se fazia em Matarana, ficava em Matarana.

No meio disso tudo muitas intrigas, lutas por terras, assassinatos, romances, traições, paixões sorrateiras e muito mais nessa história que nos traz seu jeito único de ser.

Um dos pontos negativos que posso citar foi que alguns parágrafos foram extensos demais para mim alguns preenchiam até uma folha, as vezes se tornou um pouco cansativo. Outro fator foi a mistura dos personagens e de suas histórias no mesmo capítulo, às vezes a autora esta falando de um e de repente pula pra o outro demorei um pouco a me acostumar com isso. Uma peculariedade que me incomodou foi o uso de palavrões principalmente pelas mulheres. No início da leitura estava um lenta talvez pelo seu tom introdutório ou por eu não estar acostumada com o jeito da autora mas depois consegui me envolver e a história me convenceu.

Pontos positivos após chegar a uma determinada parte realmente me senti vivendo na cidade, torcendo e entendendo a história de cada um...O jeito de eles se portarem de levarem suas vidas, a gente vai se afeiçoando a cada um deles de uma maneiras diferentes e torcendo para que cada um consiga encontrar seu final feliz.

SOBRE A AUTORA

Janice Diniz nasceu em Porto Alegre. Estudou Filosofia e Letras. Em 2008, o conto "Não encontrei linha de costura nas Lojas Americanas" venceu concurso Exercícios Urbanos, Portal Literal. Ligações da Rua é o seu primeiro livro, publicado em 2009. Colaborou com textos curtos para as revistas Paralelo 30, Storm Magazine (Europa), Germina e Novas Visões de São Paulo. Passou a adolescência em Santa Luzia (MG) e Osasco (SP). Teve filho em Manaus (AM) e viveu em Sorriso (MT). Por enquanto, mora em Porto Alegre com seus dois filhos, Matheus e Karla.

Matarana, a cidade das aparências, onde nem sempre o mocinho é bom e o vilão, mau. Um romance country contemporâneo com mulheres fortes, homens destemidos, pistoleiros, matadores de aluguel e paixões devastadoras.

Livros da Série:
Terra Ardente - Livro Um
Céu Chamas   - Livro Dois
Fogo no Cerrado - Livro Três

Raquel Machado
A série é acima de tudo para mim uma história que poderia acontecer em algum lugar ai no mundão de Deus com pessoas que todos nos poderíamos conhecer e gostar ou não, difícil de expressar em palavras os meus sentimentos, mas o que tenho a dizer e que se você procura uma leitura diferente que te traga várias emoções e que fuja um pouco do normal então Terra Ardente é uma boa pedida pra você.

11 comentários:

  1. Já li alguns livros do catálogo da Multifoco, mas nunca tinha me interessado por este!
    Parabéns! Você acabou de me fazer adicionar um livro à lista dos desejados!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Eu amei o livro logo de cara, nem me importei com essa questão dos palavrões e tal, achei que eles calharam muito bem com a personalidade das mulheres e o estilo da cidade.
    A Janice está mesmo de parabéns! Também me senti uma moradora de Matarana ao final do livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Antes de tudo, tenho que deixar um beijo para a Elis!♥
    Gostei muito do seu envolvimento com a história e parte disso - além dos personagens e enredo, ocorreu devido à técnica narrativa empregada. Os parágrafos longos e as cenas simultâneas intercaladas em cada capítulo. O parágrafo só pode ser "cortado" quando a ideia se esgota, e para se dar credibilidade e profundidade a uma história, tem-se que mergulhar nas ideias e sentimentos, por isso não há como escrever parágrafos de três ou quatro linhas e correr o risco de tornar o texto superficial ou inverossímil... ainda mais uma proposta tão diferente como a minha rsrs Por outro lado, as cenas curtas dentro dos capítulos quebravam a parte mais lenta da narrativa, proporcionando um aceleramento da história. A diagramação ajudou a identificá-las com o espaçamento e o itálico na frase inicial de cada cena. Enfim, para se criar uma história original tem-se que optar também em escrevê-la de forma original :D Adorei o "um romance como nunca se viu igual" Que coisa mais linda, Raquel! Muito obrigada!
    Abração! ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!!
    Vc também falando que adorou esse livro??
    assim eu não resisto.
    Todas as resenhas que li sobre esse livor foram fantásticas.
    Espero poder ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Kell,

    Que resenha hein amiga....muito bem elaborada....eu por ter me prendido a história nem notei esses pontos que falou....sabe quando eu gosto é como estar num filme, onde cada frase é um suspiro...eu estou a um tempão esperando o volume dois de tanto que apreciei Terra Ardente....não posso negar que virei fã da autora...e olha achei os palavrões na medida...\o/...kkk....fico feliz que tenha gostado da leitura....beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  6. Fui tão envolvida pela história forte, marcante e com reviravoltas de tirar o fôlego que, confesso não me lembrava dos palavrões.

    Plagiando você rs, considero "Um romance como nunca se viu igual" ^.^

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Raqueeel!
    Me mato de vontade de ler esse livro!! Todas as resenhas que leio são positivas e tô no book tour mas parece que esse livro não vai chegar nunca...enquanto isso fico me ruendo na expectativa!!

    Pra vc que gosta de um bom romance, ti indico Fascinio Egipcio, o livro é maravilhoso e 100%nacional!! Fiz resenha dele.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Raqueeel!
    Vivo vendo resenhas boas dele por aí , haha *-* Mas eu nÃo tenho muita vontade, exatamente por essa temática meio velho-oeste, não é nem um pouco a minha cara, haha ' rs

    Beijos, Nanda . Julguepelacapa

    ResponderExcluir
  9. Estou com muita vontade de ler este livro que me chamou muita atenção desde o início.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Heyy
    Ah quero morar no velho oeste do Brasil muhaauahua
    encontrar uns cowboys.. e pans. Adoro essa temática.
    Tenho muita curiosidade nesse livro.. espero me enfiar no próximo BT não sei O.o haha

    Sucesso para a autora

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Nossa, deve ser um livro muito bom. Depos vou procurar saber mais. Mas é tão bom ler um livro que toca a gente assim... ♥

    Visite o "Lar da Escriturária", clique aqui.
    -
    Comentar é bonito e educado :)

    ResponderExcluir