terça-feira, 6 de agosto de 2013

Gone de Lisa Mcamann

I.S.B.N.: 9788576794073
Ano: 2010
Número de Paginas : 200
Classificação: 
Onde comprar:

Janie achou que já sabia o que o futuro lhe reservava. E pensou que estava em paz com isto. Mas não suportava ver Cabela fundando com ela.
Não importa os sonhos dele, Janie sabe que Cabel ficará com ela. Ele é incrivel. E ela e um desastre total. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece _ela precisa desaparecer. Mas isto destruirá os dois.
Então, um estranho entra em sua vida_ e tudo se desfaz.
Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menos dos dois males. E o tempo esta se esgotando...



O livro em uma frase:
O final de uma série real, misteriosa e maravilhosa.

Finalmente chegamos ao fim dessa trilogia maravilhosa que Lisa Mcmann criou. Gone é o último livro da série Wake que conta a história de uma menina um tanto o quanto fora do comum que tem que lidar com diversos desafios. Não tenho palavras para descrever como me senti acabar o livro. Este como os outros é um livro de leitura rápida e objetiva e posso dizer que me acostumei com o jeito de Lisa escrever. Me senti paralisada, feliz e orfã de Janie e Cambel. 

É uma história ótima pelo fato de apesar de nos trazer elementos sobrenaturais nos leva a pensar em algumas coisas como por exemplo como podemos lidar com as dificuldades que encontramos no nosso caminho, que sempre temos escolhas a fazer e elas levarão a certas consequências. Talvez esse livro me marcou tanto por eu me identificar um pouco com Janie e com alguns de seus problemas, as vezes me via vivenciando algumas das situações que ela sofreu o que me fez amar essa série.

Atenção apartir deste momento a resenha pode contar alguns spoilers dos livros Wake e Fade, os primeiros livros da série.

Janie finalmente esta de férias junto com Cabel, depois das dificuldades encontradas nos livros anteriores os dois conseguiram finalmente tirar uns dias de folga e resolveram se isolar em uma cabana. Janie esta tentando lidar com as terriveis consequencias que seu dom vai lhe trazer e as coisas se tornam mais difícieis ainda quando ela percebe que Cabel tambem esta tentando lidar com a sua situação e o pior ele não conversa sobre isso, o unico acesso aos pensamento de Cabel que Janie em e através de seus sonhos o que a deixa muito angustiada.

Cabel não é aquele cara perfeito ele gosta muito de Janie sim mas eles estão longe de formar o casal perfeito do ano. Os dois se ajudam, se completam e entendem perfeitamente o problema um do outro. O que torna a série mais realistica ainda pois acredito que o que realmente importa quando se esta com uma pessoa e seu respeito, confiança e companheirismo e isso os dois tem de sobra. E finalmente eles estão conseguindo curtir isso, porém uma notícia veio abalar a sua paz. Uma notícia que vai mudar a vida de Janie para sempre.
Janie descobre a existência de seu pai até então desaparecido e o livro apartir disso aborda essa questão. Infelizmente o pai de Janie esta em coma o que não torna as cosias mais fáceis para ela,devido ao seu dom/maldição ela mal pode entrar no seu quarto sem ser arrastada para dentro de sua mente o que deixa Janie cada vez mais cansada. A descoberta de quem realmente é seu pai, porque ele esta neste estado e sobre seu passado podem são coisas que vão exigir demais de Janie, tanto que pode ser que dessa vez Janie não consiga aguentar.

Do outro lado dessa situação temos Dorothea, mãe de Janie. Desde o primeiro livro conhecemos Dorothea e seu problema com as bebidas. Em muitas situações deste livro vemos as situações embaraçosas que Dorothea faz Janie passar. A responsabilidade que ela tem que assumir para cuidar de sua mãe, uma responsabildiade que ela esta cansada e exausta. Afinal ela é apenas uma adolescente com tantos outros problemas já acontecendo. E ela enfrenta tudo de uma maneira tão corajosa. 

Janie é uma das minhas personagens prediletas por essa caracteristica apesar de ela meio que se fazer de vitima as vezes, o que me deixava meio chateada, por querer carregar o mundo nos ombros. A força de vontade e a coragem com que ela enfrenta os fatos são uma lição de moral para todos nós. Não importa o quanto esteja dificil a situação a gente sempre pode dar a volta.

Muitas outras coisas acontecem durante o livro e a principal delas e a escolha que Janie deve fazer entre seguir seu dom e aguentar as consequencias ou se isolar do mundo para sempre. Essa escolha e a mais dificil que ela ja tomou em toda sua vida e eu ficava me perguntando o que faria se estivesse no seu lugar. Escolhas dificieis como muitas vezes temos que fazer durante nossas vidas, escolhas que trazem consequencias. A unica pergunta é estaremos prontos para lidar com elas....

Sobre a Autora
Lisa Mcamann é autora bestseller do the new york times com wake e fade. Ela cresceu em Michigan e hoje vive na região de Phoenix com o marido e dois filhos
Site Oficial: Série Wake
Site da Autora: Lisa Mcmann


O livro gone faz parte da série Wake:
Livro 1 - Wake
Livro 2 - Fade
Livro 3 - Gone

Gone é o final da série que vai me deixar saudades. Pela sua escrita, sua história e pelo modo de tratar certos fatos. É um otimo livro é recomendo a todos.
Raquel Machado

2 comentários:

  1. Oi Kell,
    Não li toda resenha porque não li os livros ainda, mas se você leu e se sentiu órfão então com certeza irei amar....tenho eles a um tempão e até hoje não li...sauhua...mas uma hora eles entram na fila.

    Beijokas elis!!!

    ResponderExcluir
  2. Já li essa série a algum tempo e confesso que gostei muito e as vezes me pego lembrando dos personagens =)
    Parabéns pela leitura e resenha!!!

    Te espero no Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir