quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CineKriativa: O Impossível

Elenco: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Marta Etura, Russell Geoffrey Banks.
Título original: The Impossible
Ano de produção: 2012
Direção: Juan Antonio Bayona
Gênero: Drama
Duração: 114 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Classificação:


O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

 

O filme em uma frase:
A esperança, o amor e a fé abalam montanhas.

Esse final de semana assisti a um filme que queria ter visto no cinema. Assim que vi o trailer de O Impossível e fiquei sabendo que se tratava de uma história verídica fiquei muito tentada a ir assistir, tenho esse tipo de coisas com histórias assim. O problema é que na época que estava no cinema nós não conseguimos ir ver então acabamos assistindo em casa mesmo. Se o filme é o que eu pensava nem um pouco. Esqueça tudo que você viu sobre desastres naturais, esse filme não é retratada de uma forma bonita encantadora de encher os olhos com efeitos especiais e sim com situações que realmente aconteceram que me chocaram, angustiaram e me fizeram chorar.


Em o Impossivel acompanhamos a história real da família formada por Maria Belón, Enrique Alvarez e seus três filhos pequenos que vão passar o natal na costa da Tailandia. Quando no dia 26 de dezembro de 2004 a costa é tomada por um Tsunami, maremoto de magnitude 9.1, destruindo cidades do sudeste asiático, tirando a vida de mais de 230 mil pessoas.
 
Desde o início do filme temos uma sensação de suspense seguida de cenas lindas das férias da família, e um pequeno ortodoxo quando o casal tem uma pequena discussão sobre trabalho no meio das férias o que deixa o que acontece após mais emocionante ainda. A onda que atinge o hotel onde eles estão hospedados acaba separando a família mãe e seu filho mais velho Lucas e o pai e os dois filhos menores e a partir disso somos transportados por um avalanche de emoções.

Ver tudo dos olhos de dentro de quem estava lá é muito chocante e é assim que o filme e retratado. A luta da mãe para sobreviver, a força do filho tentar ajudar sua própria mãe a sobreviver, enquanto o pai nem imagina que eles podem estar vivos. Somos levados a várias cenas emocionantes de todas as formas possíveis. 

 


O filme chegou a ser angustiante em certas partes quando tudo parecia que ia se resolver porém a vida não é assim tão fácil certo o que o tornou mais real ainda, trazendo diversas vezes lágrimas aos meus olhos. Uma experiência de vida que não existe parecida, a forma como tudo acontece, a dimensão da destruição que ocorreu é muito bem retratada no filme.


Os atores também tiveram atuações impecáveis fazendo os sentimentos transbordarem para fora da tela, até mesmo as crianças conseguiram emocionar-me em diversas partes.

Um filme dramático, emocionante e que vale a pena ser visto por todos. Super recomendo.

CURIOSIDADES

1. Este é o 2º filme em que Ewan McGregor e Naomi Watts atuam juntos. O anterior foi A Passagem (2005).

2. Muitos dos figurantes são sobreviventes do Tsunami de 2004.

3. No Festival de Toronto 2012, onde O Impossível foi exibido, os atores Ewan McGregor, Naomi Watts e o elenco jovem do filme tiveram a chance de encontrar a família que inspirou o longa-metragem.

4. 'O Impossível' é baseado em fatos reais e se passa durante os eventos que ocorreram quando um Tsunami enorme atingiu a Tailândia e outras áreas em 2004.

5.  Juan Antonio Bayona e Sergio G. Sánchez, diretor e roteirista de 'O Orfanato', comandam.


6. Encontrei uma foto da família real do filme:
 

Trailer do filme:
 

2 comentários:

  1. Nossa, Raquel!

    Não sabia que esse filme era assim.
    Deve ter uma coisa terrível mesmo passar por uma experiência dessas.
    Tenho que ver este fim de semana, urgentemente!
    Vou procurar pra assistir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga,
    Vi esse filme em casa também e realmente ele emociona.Gostei de ler sua análise sobre ele e ver a foto da família na qual o filme foi inspirado.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir