sábado, 22 de fevereiro de 2014

CineKriativa: 47 Ronins

Título original: 47 Ronin
Gênero: Aventura, Ação, Fantasia
Duração: 119 min.
Direção: Carl Rinsch
Roteiro: Chris Morgan, Hossein Amini, + ver todos
Distribuidora: Universal Pictures Brasil
Ano: 2013
Orçamento: $175 000 000
Clasificação:  

Do conto mais antigo da cultura japonesa, surge a aventura épica em 3D 47 Ronins. Keanu Reeves lidera o elenco como Kai, um excluído que se une a Oishi (Hiroyuki Sanada), o líder dos 47 Ronins. Juntos eles buscam vingança sobre o traiçoeiro soberano que matou seu mestre e baniu sua espécie. Para devolver a honra à sua pátria, os guerreiros embarcam em uma missão que os desafia com uma série de provas que destruiriam os guerreiros comuns.
Kai (Keanu Reeves) é um mestiço que vive em Ako desde quando era garoto, sempre sob a proteção do lorde Asano (Min Tanaka). Entretanto, por mais que habite o local há muitos anos, ele nunca foi aceito por Oishi (Hiroyuki Sanada), o chefe dos samurais. Um dia, o shogun Tsunayoshi (Cary-Hiroyuki Tagawa) visita Ako e leva consigo o lorde Kira (Tadanobu Asano), que possui um pacto secreto com uma feiticeira (Rinko Kinkuchi). Juntos, eles tramam contra Asano e fazem com Oishi caia em desgraça. Um ano depois, Mika (Ko Shibasaki), a filha de Asano, está de casamento marcado com Kira. É o suficiente para que Oishi procure a ajuda de Kai, que sempre nutriu um forte sentimento por ela.
 
 
O filme em uma frase:
Dever, Honra e sabedoria.
 
Devo dizer que esse filme não havia me atraído minha atenção no início e com todo marketing em cima dele achei que era pompa demais para pouca coisa. Porém como eu e meu excelentíssimo adoramos buscar coisas novas decidimos assisir ao trailer e pronto, foi ai que decide que queria ir ver. Especificamente por causa de todos os efeitos que ele prometia e da cena da feiticeira virando dragão, mal eu sabia que o filme tinha muito mais a oferecer do que eu imaginava.
 
47 ronins é um filme baseado em uma lenda japonesa, e isso eu fiquei sabendo só no final do mesmo, o que me deixou mais supresa ainda. O protagonista do filme é Kai interpretado por, keanu reves, e devo dizer que adorei sua atuação. Kai é um mestiço que foi criado por demônios, em certa idade ele consegue fugir do covil onde foi criado e é achado por lorda Asano (Min Tanaka) que o abriga em sua casa. Lá Kai terá apenas duas pessoas que acreditam nele, Arsano e sua filha Mika (Ko Shibasaki), que o tratam bem e acreditam que apesar de ser criado por humanos ele é humano. Em resposta a isso Kai acaba ficando na aldeia de Arsano e lhe servindo com todo respeito.
 
 
Tudo acontece quando lorde arsano esta para receber o shogun Tsunayoshi (Cary-Hiroyuki Tagawa), que vai visitar Ako junto com lorde Kira(Tadanobu Asano), o que ele não podia prever é que kira possui um pacto com uma poderosa feiticeira (Rinko Kinkuchi), e que eles pretendem destruí-lo e dominar AKO (a cidade que ele governa). Vendo a traição para com seu mestre  Oishi (Hiroyuki Sanada), o chefe dos samurais decide vingar sua morte mesmo que isso possa lhe custar a própria vida. Enquanto isso Kai que nunca havia recebido o respeito dos samurais vê-se acompanhando eles em luta para limpar a alma de seu arsano e libertar seu grande amor Mika das garras de Kira.
 
 
Primeiro devo começar a comentar sobre a atuação dos atores que foi muito boa, gostei muito de Keanu Reves como kia, porém acho que quem se destacou foi Rinko Kinkuchi a feiticeira, juro que ela parecia uma gata traiçoeria cada vez que eu via ela na tela. Além disso, acho que foi muito acertada a ideia de eles contratarem atores japoneses para o filme visto que toda a lenda se passa por lá. E falando em lenda , esta é muito interessante, além da vigança e da honra, temos um ponto de vista magico, onde demônios, dragões, feiticeiras e muito mais podem existir o que deixou o filme super interessante. Ronin é um samurai sem mestre, isso eu também não sabia e é explicado no filme, e o dever que eles tem com seus mestres e algo louvável.
 
 
Os efeitos do filme valeram a pena, não para ver em 3D acredito, pois poderia ter mais coisas saltando da tela, porém existe muita mágia o que valeu a pena. A fotografia do filme é linda, com paisagens exuberantes de encher os olhos e a trilha sonora também não deixou nada a desejar.
 
 
Curiosidades
 
1. Baseado na lenda dos 47 ronin, uma história japonesa do século 18 em que um grupo de samurais vinga a morte de seu mestre. É a lenda mais famosa do código de honra Samurai: o Bushido.
2. Estreia de Carl Erik Rinsch na direção de longa-metragens e de Jin Akanishi em um filme hollywoodiano. É também o primeiro trabalho de Rick Genest como ator.

3. Segundo Keanu Reeves, as filmagens ocorriam sempre primeiro em língua japonesa e apenas depois em inglês, para facilitar a compreensão dos atores coadjuvantes.

4. Para que o filme transmitisse autenticidade ao espectador, por mais que tenha a presença de um astro hollywoodiano do porte de Keanu Reeves, os produtores contrataram cinco atores japoneses: Hiroyuki Sanada, Tadanobu Asano, Rinko Kikuchi, Kô Shibasaki e Jin Akanishi.
5. Devido a interferências dos produtores, o filme teve várias mudanças no roteiro ainda durante as filmagens. Além disto, ele passou por uma mudança radical durante a edição, que fez com que um personagem coadjuvante importante, interpretado por Yorick van Wageningen, fosse retirado do filme.
6. É o primeiro filme estrelado por Keanu Reeves a estrear nos cinemas brasileiros desde O Dia em que a Terra Parou (2008), lançado quase seis anos antes.

7. Esta é a sétima adaptação para o cinema do famoso caso dos 47 ronins, mas é a primeira vez que é contada em uma produção hollywoodiana. Os filmes anteriores foram A Vingança dos 47 Ronin (1941), Chûshingura (1958), Os Vingadores (1962), Akô-jô Danzetsu (1978), Shijûshichinin no Shikaku (1994) e Saigo no Chûshingura (2010).
 
Trailer:
 
 
Raquel Machado
Concluindo recomendo muito esse filme para todos fãs do estilo fantástico e mitológico. Que gostam de filmes cheio de ação que contenham uma bela história.
 

Um comentário:

  1. Oi flor, muito bom lhe ter de volta! :)
    Quis tanto assistir a esse filme, que quando consegui ir ao cinema, o horário era incompatível para mim. :( Diferente de você, não cheguei a ver tanta publicidade sobre esse filme, mas quis muito ver, porque gosto dos trabalhos de Keanu Reeves e fazia tempo que eu não via nada dele.
    Imagino o trabalho que deve ter dado filmar todas as cenas duas vezes, primeiro em japonês e depois em inglês, e mais trabalho ainda o roteiro sofrer mudanças durante as filmagens, deve ter sido cansativo para os atores.
    Gostei de saber que o enredo é baseado em uma lenda japonesa, fiquei mais curiosa para ver.
    Beijos, Raquel, e bem-vinda de volta!
    Vanessa Tourinho
    Paraíso Em Papel

    ResponderExcluir