segunda-feira, 24 de março de 2014

Divergente de Veronica Roth

 
ISBN: 9788579801310
Edição: 1
Ano: 2012
Número de Paginas : 504
Editora: Rocco
Assunto: Distopia
Classificação:

Onde Comprar:http://www.submarino.com.br/produto/111562410/livro-divergente
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4081347
 
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
 
O livro em uma frase:
Pelo que lutar quando tudo parece perdido?
 
Hoje tenho o imenso prazer de trazer a resenha de um dos livros que até o momento é o melhor livro que li em 2014. Estou falando de Divergente, uma nova distopia que tem uma história envolvente, arrepiante e inspiradora. Desde já peço perdão se a resenha se estender um pouco, pois a emoção ao ler esse livro foi tão grande que é dificil expressar tudo em palavras mas vou tentar.
 
Devo dizer que quando amo um livro quero que todos o leiam e é isso que aconteceu com esse livro sai fazendo propaganda e emprestando para vários amigos meus para podermos comentar sobre a história. Eu já tinha ouvido falar sobre essa história ainda ano passada no blog da Ju Livros e BlaBlaBla, porém só consegui adquirir ele na feira do livro de POA em novembro do ano passado (2013). Devo tambem dizer que minha curiosidade aumentou quando eu fiquei sabendo que iria sair um filme sobre esse livro. E que ele se parecia muito com Jogos Vorazes pelo qual sou apaixonada.
 
Divergente conta a história de um futuro distante onde a sociedade se dividiu em facções, cada facção acredita em uma crença para tornar a sociedade melhor. Temos então: a Abnegação que acreditam que devemos sempre pensar nos outros antes de nós mesmos, Amizade que acredita que um mundo onde todos se ajudem será melhor, a Audácia onde a coragem e quem dita tudo, a Franqueza onde falar a verdade é a lei primordial e a Erudição que prima que os sábios detem o poder.Cada pessoa ao completar  16 anos e submetida a um teste o qual irá dizer a qual facção a pessoa vai pertencer.
 
E é assim que começa nossa história Beatrice esta completando 16 anos e esta prestes a fazer o teste. Ela é um membro da abnegação, os indivíduos de lá usam todos roupas cinzas, as casas são todas iguais, eles não podem se ver nos espelhos e os mais velhos sempre falam antes. Beatrice esta cansada de viver dessa forma e apesar de admirar o jeito que sua familia vive ela acredita que tem algo mais a mostrar ao mundo. Quando ela vai fazer o teste, porém algo muito esquisito acontece, ela acaba sendo apontada como uma divergente, ou seja, alguém que pode pertencer a mais de uma facção.
 
Divergentes são perigosos para a sociedade, pois eles botam em risco o sistema criado, então são tratados como indulgentes e mortos. Beatrice não sabe exatamente quais são as consequencias disso mas não esta disposta a saber, então acaba optando por uma das facções que dá no seu resultado e que deixa todos realmente surpresos. Nessa facção ela aprende várias outras formas de ver a vida, conhece uma pessoa muito especial chamado "Quatro" que balança com o coração da moça, faz novos amigos e aprende que podem existir coisas muito piores do que ela poderia imaginar por trás de toda uma sociedade.
 
Um livro surpreendente é assim que eu denotaria ele. Eu gostei muito de Jogos Vorazes e esse com certeza segue o mesmo tema, mas se engana quem acha que é somente isso. Veronica criou uma trama perfeita em um mundo imaginário não tão distante de todos nós que nos faz refletir e pensar em muita coisa que acontece. Os capítulos são dinâmicos cheios de ação, mistérios e sim até um pouquinho de romance, apesar desse passar longe de ser uma história romântica. Adorei a fluidez com que tudo se desenrola, os diálogos são precisos, e o mundo em que nos encontramos e apresentado de uma forma dinâmica e precisa nos fazendo realmente entrar para dentro do livro.
 
Os personagens são complexos e envolventes. Beatrice é um tipo de heroína diferente de tudo que eu ja tinha visto, ela tem suas dúvidas como todos os adolescentes tem, mas a maneira de ela lidar com as situações e sua própria maneira de agir nos fazem torcer por ela do início ao fim, é sim uma personagem cativante e que melhor ainda amadurece durante a história. Quatro é um personagem enigmático com o qual fiquei intrigada e mesmo depois de conhcer um pouquino mais sobre ele, ainda fiquei instigada por sua pessoa e pelo que ele seria capaz de fazer. Ainda temos outros personagens como o irmão de Beatrice, que agora não me recordo o nome, mas que tenho para mim que ele ainda vai aparecer muito nessa história, e seu papel e muito importante para tudo. Temos os pais de beatrice que me encheram de angustia, expectativa e admiração. Nem sei mais o que dizer são todos personagens interessantes e convincentes e fico feliz de ter acompanhado cada um deles.
 
E o final devo dizer que final...daquele tipo avassalador que te enche de emoção que vocÊ nao pode nem piscar com medo de perder algo...um final que faz a gente querer devorar o próximo livro da série.
 
SOBRE A AUTORA
Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de Divergente.
Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao "faz de conta". Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia Divergente se iniciou! Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de Divergente, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos.
Série:
 
Raquel Machado
Resumindo Divergente é uma história para quem gosta de distopias, de historias de ação, mistério, instingantes e que te façam pensar. Recomendo muito mesmo para todos e estou ansiosa pelo filme e torcendo para que eles consigam passar pelo menos a essência de toda essa história maravilhosa que a Veronica nos presenteou.

7 comentários:

  1. Olá, nossa estou louca para ler toda essa coleção, tenho visto o pessoal comentando muito bem sobre ela, e a cada dia que se passa minha lista de leitura só aumenta.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!!!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh eu queroooooooooooooooooo
    Nossa eu ando namorando ele desde as primeiras resenhas, só que ele não é barato.
    Acho que finalmente conseguirei ler emprestado os dois primeiros, porque eu já tô com ferida de me coçar de ansiedade e inveja.
    E tua resenha fez isso piorar hahaha

    Beijos
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, Parabéns pela resenha, senti como vc gostou do livro e me fez ter uma vontade louca de ler o livro.. ^^
    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kell,
    Realmente esse é um livro bom e te agradeço pelo empréstimo...\o/...espero que o filme chegue perto da obra e que eles não mudem muito.....e sim desejo que a leitura do próximo volume seja melhor ainda.....bela resenha....e sinto saudade dos da Tris e do Quatro...ha e do Caleb que é o irmão dela...tem razão não é fácil lembrar dos nomes de todos os personagens....mas eles dão o que falar.

    Bjus Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Raquel. Só ouço excelentes comentários a respeito desta distopia e quero conferir assim que possível. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito muito mesmo dessa série e realmente, não tem como não comparar com Jogos Vorazes. Acabei de comprar o Convergente, estou na expectativa pra chegada dele, mal posso esperar pra ver como a história termina. Você já leu o segundo?

    Beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que máximo saber que vc leu e gostou desse livro. Estou ansiosa para ler, mas como estou sem trabalhar achei o livro caro e acabei pegando com uma conhecida ele em e-book, sei que não é a mesma coisa mas para começa acredito que vale a pena. Depois compro o box.
    Parabéns pela leitura e pela resenha, ficou ótima. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir