segunda-feira, 14 de julho de 2014

Maze Runner: Correr ou Morrer de James Dashner

 
Subtítulo: Correr ou Morrer
Série: Maze Runner
Livro: 1
Editora: Vergara e Riba
ISBN: 9788576832478
Páginas: 426
Edição: 1
Ano: 2010
Assunto: Distopia
Classificaçao:   (favorito)
Onde Comprar:
 
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam "A Clareira", um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê.
Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.
 
 
O livro em uma frase:
Suspense, Terror e Ação numa história de tirar o fôlego!
 
Vou começar essa resenha comentando que conheci esse livro há algum tempo. Como vocês podem ver, ele é de 2010, porém naquela época confesso que ele não me chamou minha atenção. Talvez por a moda das distopias ainda não ter vingado no país, e eu não ter lido nenhum livro do gênero. O que aconteceu é que gosto muito de ir ao cinema, isso vocês já sabem, e acabei me deparando com o cartaz desse filme. Então meu exclentíssimo pediu se eu conhecia e decide ver do que se tratava. Ao ler a sinopse percebi que ia gostar mutio do livro, então fiz uma loucura tremenda. Não podendo mais gastar com livros encomendei o livro, e mais quando ele chegou por aqui, passei ele na frente de todos os outros. Se me arrependo disso? Nem um pouco e você já vai entender o porque.
 
Correr ou morrer é o primeiro livro da série "Maze Runner", escrita pelo americano James Dashner. Nessa história somos jogados dentro de um mundo diferente, e confuso e pior ainda sem nenhuma lembrança. Tudo começa quando Thomas (protagonista), acorda em um escuro elevador, alguns segundos depois a porta se abre e ele se depara com vários garotos com a mesma idade que ele. O que eles tem em comum?
 
Todos se encontram dentro de um lugar chamado "A Clareira", rodeada por um misterioso labirinto que esconde perigos terríveis e fecha suas portas todas as noites. Além disso, nenhum deles se lembra de nada antes de ter chegado nesse lugar.
 
Alby e Newt, dois dos encarregados pelo lugar apresentam para Thomas a Clareira, o seu linguajar e os costumes das pessoas que vivem ali. Cada um tem uma tarefa específica e temos os encarregados de cada um dos setores que fazem a Clareira sobreviver. Thomas sabe e deseja do fundo de sua alma ser um "Corredor", um dos rapazes que sai para dentro do labirinto, durante o dia tentando encontrar uma saída para todos. Porém, sendo um novato ninguém lhe dá ouvidos, afinal o labirinto e encoberto de mistérios que apavoram a todos.
 
No seu primeiro dia Thomas é apresentado a Chuck, um rapaz bem hilário e divertido, ele deve ensinar algumas coisas a Thomas, e apesar de ele ser "falador" demais, Thomas vai criando um imenso carinho por ele e acaba se tornando um dos seus melhores amigos. 
 
Os acontecimentos não param na Clareira, e no dia seguinte chega uma nova pessoa pela caixa, o que deixa todos surpresos, apavorados e sem saber o que pensar, pois nunca tinham chegado duas pessoas em dia seguidos. A surpresa de todos é imensa quando eles abrem a caixa e descobrem que a pessoa na verdade, é "uma menina",Teresa. Não existem garotas na Clareira, somente meninos. A confusão fica pior ainda, quando ela acorda e parece reconhecer Thomas, e diz uma única frase antes de desmaiar novamente:
"Tudo Vai mudar!!!". 
 
A partir disso, a história toma um ritmo alucinante, nada será com antes.
E só os mais fortes sobreviverão.
Correr ou morrer?
Faça sua escolha!
 
 
Estava precisando ler um bom livro, depois do belo tempo de ressaca que passei, e esse livro com certeza veio na hora certa. Depois de Jogos Vorazes virei fã de distopias, e essa foi mais uma que me agradou muito. O autor conseguiu criar uma história cheio de mistérios que nos deixam vidrados desde a primeira página até o final alucinante.
 
Os capítulos iniciais são uma introdução a história, e confesso que me senti um pouco perdida no começo do livro, principalmente pelos jargões que os personagens utilizam. Palavras como trolho, plong, mértila, que são conhecidas dos meninos da clareira e aos poucos vão entrando em nosso próprio vocabulário.
 
Um fator que me agradou muito foi o livro ser narrado por um personagem masculino, então não temos mimimi nesse livro. Thomas é um cara decidido, corajoso e muito louco, em algumas partes o que torna a história muito interessante e dinâmica.
 
Desenho por Sagas Arts
O fato de eles não terem mémoria, com certeza acrescentou um mistério todo especial ao livro, pois nenhum deles se lembra de nada, antes de chegar nesse local. Porque tudo isso está acontecendo? E isso vai se revelando aos pouquinhos, em cada capítulo de uma forma inusitada.
 
Sobre os personagens como falei anteriormente gostei muito de Thomas, porém algumas vezes achei ele bem precipitado em suas decisões, que o deixavam em grandes apuros. Temos outros personagens muito importantes também como Chuck, o amigo super fofo de Thomas. Newt, um dos encarregados da Clareira e que tem uma grande importância na vida de Thomas, tornado-se um dos seus grandes aliados. Alby, um personagem estranho, misterioso e caótico. Minho, o encarregado dos corredores, um cara extremamente corajoso e louco (que acabou se tornando um dos meus favoritos). A garota Teresa, que tem um papel fundamental, mas que ainda acredito não ter mostrado todo seu potencial.
 
O que mais me surpreendeu neste livro, com certeza foi ao chegar no final e ver que essa primeira parte e apenas a ponte de um grande iceberg, que a história só começou e que muita coisa está por vir. Então não tem como não ficar louca para ler a continuação. Espero agora ansiosamente pelo filme e torço para que eles caprichem, E também espero muito conseguir ler a continuação logo, e que o autor tenha conseguido seguir sua linha de raciocínio nos dando mais surpresas e muita ação.
 
O livro foi adaptado para o cinema e o lançamento é dia 19 de Setembro no Brasil. Veja o trailer:
 
 
 
Sobre o autor
James Dashner nasceu no estado norte-americano da Georgia em 1972. Concluiu a sua licenciatura na Brigham Young University e em 2003 publicou o seu primeiro livro, A Door in the Woods. É também autor, entre outros títulos, da série The 13th Reality, publicada entre 2008 e 2010. O primeiro volume da série Maze Runner foi considerado pela revista Kirkus um dos melhores livros juvenis de 2009 e já vendeu perto de um milhão de exemplares.
 
 
 
 

Maze Runner faz parte de uma saga todos já lançados no Brasil:
Livro 1 - Correr ou morrer
Livro 2 - Prova de Fogo
Livro 3 - A Cura Mortal
Livro 4 - Ordem de Extermínio
Livro 5 - Arquivos


 
Raquel Machado
Resumindo essa é uma historia obrigatória para quem gosta das novas distopias. Com muita ação, mistério e suspense, o labirinto vai te surpreender e você com certeza vai se envolver com tudo.

3 comentários:

  1. Oi.
    Quase comprei esse livro esses dias, mas me controlei UAHSUAH Agora já acho que deveria ter comprado. Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que resenha mais bem feita, parabéns Raquel, adorei, mas não é o tipo de livro que eu leio, gosto mais de históricos e dramalhões rsrs

    Bjks querida!

    ResponderExcluir
  3. Oie Kell,
    Nossa que livro, lendo suas palavras até eu fiquei curiosa para ler. Parece uma série que vai ter tantos fãs quanto as outras distopias que estão em alta. Bjus Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir