segunda-feira, 8 de setembro de 2014

As mortes de Sofia de Josiane Scarpin Dutra


Gênero: Romance
Editora: Maneco
Número de Páginas: 91
Classificação:
Onde Comprar: Maneco, Arco da Velha e Sempre Ler

Um romance claramente inspirado em sua vida real, onde conta a história do namorado de Sofia (é a escritora Josiane). O namorado descobre que está com leucemia, e relata os momentos que viveu no hospital e a trajetória deste jovem de apenas 17 anos.Além da história do jovem namorado, Sofia conta como superou as diversas perdas que marcaram sua vida. Fala da sua adolescência, do novo amor, casamento... até se tornar mãe.
 O LIVRO EM UMA FRASE:
Uma Verdadeira lição de vida.
No livro "As Mortes de Sofia", a autora Josiane Scapin Dutra nos leva a uma montanha russa de emoções, temos umas visão sobre sua vida desde a época de infância e adolescência, onde ela teve que lidar com várias perdas e sofrimentos que tornaram sua história particular e única.
Conheci a Josi em uma das oficinas de escrita que fiz aqui na cidade, e juro que ao saber sobre seu livro achei que iria encontrar um outro romance como esse que temos hoje nas livrarias, ledo engano o meu. Ela conseguiu escrever com uma maestria única as formas e sentimentos por qual passou no levando a reflexões sobre nossa própria vida.
As Mortes de Sofia conta a história da Josiane, desde criança até os dias atuais. No livro, temos várias fotos dela e de sua família, o que achei especial, por ela dividir um pedacinho de sua vida com todos nós. 

Conhecemos a Josi criança, e as dificuldades pelas quais ela teve que passar. E em seguida encontramos uma adolescente tímida e encantadora que esta prestes a descobrir o primeiro amor. Uma fase especial linda e inspiradora, um romance que teria tudo para dar certo, porém uma força maior que tudo vem demostrar que nem sempre o destino é benevolente, nos fazendo passar por provações que nem sequer imaginamos ser capazes de suportar.
Fico com medo de não conseguir falar tudo que preciso sobre esse livro, pois para mim foi uma grande lição de vida e uma surpresa. Como em todos os livros que leio e gosto, sabem que recomendo e já peço para todos lerem, e foi o mesmo com esse, após ler ele, dei para minha mãe ler também e ela fez um comentário muito legal: ela disse que a autora conseguiu transmitir nas palavras todos os sentimentos que estava passando
Acho essa uma bela definição, mas vou além, falando que a Josi, fez muito mais que isso, ela nos deixou entrar em sua vida e compartilhou um pouquinho de suas experiências, nos levando uma história emocionante, real e transformadora.
Ao meio do livro encontrei-me diante da autora e não pude deixar de comparar certas semelhanças e diferenças, como o fato da autora sempre escrever o que sente, eu também tenho essa mania, desde criança colocar no papel todas minhas emoções.
Se admirava a autora antes, admiro muito mais ela agora, e não só como autora mas como ser humano. Uma pessoa corajosa, destemida e que com certeza merece todo o sucesso do mundo. 
 
"Eu soluçava como uma criança, como alguém que perdeu tudo e não tem mais nada na vida. A morte! Mais uma vez a maldita morte me assaltando, roubando meus amores, minhas riquezas, minha própria vida. A morte que me ronda desde criancinha. Que se insinua, se oferece. Minha vida feita de diversas mortes, uma mais densa que a outra. As minhas várias mortes. As mortes de Sofia." 

SOBRE A AUTORA


Nome: Josiane Scapin Dutra
Natural: Caxias do Sul
Idade: 36 anos
Estado civil: Casada e mãe da pequena Natália Scapin Dutra
Formação: Gestão de RH






Raquel Machado
Se eu recomendo o livro?? Muito!!! Obrigado por dividir essa obra comigo, foi um verdadeiro prazer em conhecê-la. E essa semana ainda postarei uma entrevista que fiz diretamente com a autora para quem quiser conferir.

6 comentários:

  1. Nossa, parece ser o tipo de livro pra se ler com o lencinho do lado... será que meu coração aguenta? Eu geralmente desidrato lendo coisas assim, rs...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Quase não leio biografias e as poucas que li sempre me fizeram chorar. Só esse quote já me deixou com o coração na mão. Adorei a dica de hoje.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  3. Oiii Raquel. Nossa! Não acho que eu consiga ler um livro desses, achei muito interessante ser baseado em fatos reais e tudo, mas isso deixa o livro triste demais. Vou ler a entrevista e conhecer um pouco mais sobre ela. :) Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Raquel, mas não sei se leria o livro. Apesar da obra parecer ser bem interessante, não sou muito fã de biografias. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Resenhar biografias é sempre difícil, mas parabéns suas resenha ficou ótima.
    Que autora linda, temos a mesma idade!!! Nossa ela é bem corajosa por expor sua história assim. Desejo sucesso a ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Raquel, obrigada pelo lindo depoimento sobre minha obra As Mortes de Sofia, também gostei de conhecê-la.
    Fiquei muito feliz que tenha gostado do romance.

    Beijos
    Josiane

    ResponderExcluir