sábado, 11 de abril de 2015

Cinekriativa: O Jogo da Imitação


Título original: The Imitation Game
Direção: Morten Tyldum
Roteiro: Andrew Hodges, Graham Moore
Distribuidor: Diamond Films
Gênero: Biografia, Drama, Suspense
Duração: 113 min.
Ano: 2014
Classificação

Cinebiografia conta a história do criptoanalista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch), considerado pai da computação moderna. Ele lidera uma tensa corrida contra o tempo ao ser convocado para o projeto Ultra, a fim de descobrir os códigos de guerra nazistas e, dessa forma, ajudar os aliados a vencerem a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, Turing precisa esconder sua homossexualidade, considerado crime na época.

O FILME EM UMA FRASE:
A biografia de um dos maiores gênios da história.

Como sou da área da informática vocês já devem suspeitar em como estava ansiosa por assistir a esse filme, tanto por ele também ser um dos concorrentes ao Oscar, como por trazer a história de um dos grandes ícones aqui da minha área Alan Turing, então decidimos ir ver no cinema e posso dizer que foi diferente do que imaginei, mas de uma forma geral me agradou sim.



Em O jogo da Imitação conhecemos a história do inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch), tudo começa quando ele vai pedir um emprego na universidade para ajudar a descriptografar os códigos secretos que a Alemanha enviava na Segunda Guerra Mundial. Para isso eles utilizam uma máquina de criptografia muito especial e que faz com que as pessoas levem dias para desvendar o código passado, muitas vezes resultando em várias mortes pela país inimigo.



Alan Turing, porém não está interessado em desvendar a máquina mas sim criar sua própria Maquina Universal, que em teoria poderia desvendar qualquer código criptografado em segundos. Para isso ele terá que convencer seus colegas e comandantes que isso é possível, transformando a Segunda Guerra Mundial em um jogo de "palavras cruzadas" onde o mais rápido e inteligente levará a glória da vitória.


Então sobre o Jogo da Imitação conhecendo um pouco sobre a história de Turing e tudo que ele fez para o mundo da computação devo comentar que fiquei um pouco decepcionada com o filme, pois ele foca realmente bem mais na sua vida pessoal do que nos seus feitos. Talvez essa tenha sido o foco do filme, sendo Turing homossexual e naquela época isso era considerado um crime grave, tendo consequência até mesmo a prisão, sua vida e desvendada de uma maneira muito peculiar.



Uma das cenas que achei mais legal no filme foi a maneira como Turing convocou as pessoas que o ajudaram na criação da máquina. Ele colocou uma jogo de palavra-cruzadas no jornal e pediu para as pessoas que conseguissem desvendar em 5 minutos (acho que era esse o tempo), poderiam concorrer a vaga em tal dia. E claro que vem a parte que mais me agradou porque quem consegue fazer isso e ganha a vaga é uma mulher (sim nós já mostrávamos para que viemos naquela época), inclusive ela é quase barrada ao participar do mesmo, porém é uma das mais inteligentes que consegue auxiliar Turing em várias questões de seu trabalho e sua vida.


Gostei muito da construção da máquina também, um mega computador gigante e a maneira como eles desvendam para o mesmo funcionar e simplesmente incrível uma coisa tão simples e básica que fez com que a guerra realmente tomasse um rumo diferente. 

Sobre a atuação achei os personagens muito bem caraterizados e realmente me lembraram certas pessoas que trabalham comigo (N.E.R.D.S rsrs), e as roupas e cenário da época também me chamaram muita atenção pelos seus detalhes de encherem os olhos.


O final do filme foi interessante, por se tratar de uma história real realmente fiquei pensando se tudo que contaram realmente aconteceu, porque se for verdade, com certeza hoje olho para a Segunda Guerra diferente do que olhava anteriormente.

Concluindo é um ótimo filme para quem gosta de biografias, de questões envolvendo a Segunda Guerra Mundial e questões matemáticas e tecnológicas. Recomendo!


CURIOSIDADES:
1. O Jogo da Imitação é baseado em fatos reais, narrados no livro Alan Turing: The Enigma, escrito por Andrew Hodges.

2. A homossexualidade de Alan Turing acabou descoberta e ele sofreu uma castração química para se “curar”. Isso o fez cometer suicídio com uma maçã envenenada com cianeto. Só em 2013 o governo inglês decidiu “perdoar” o matemático por sua homossexualidade.

3. O filme marca a estreia do norueguês Morten Tyldum em Hollywood. Tyldum é conhecido por ter dirigido Headhunters (2012).

4. O ator Charles Dance também está no elenco do filme. Um de seus papéis mais famosos é o de Lorde Tywin Lannister na série Game of Thrones.

5. O trabalho como Alan Turing fez Benedict Cumberbatch ser capa da prestigiosa revista Time.

6. A cinebiografia de Alan Turing foi muito bem recebida pela crítica e pelo público após sua exibição no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014. O filme recebeu o Prêmio Grolsch da Escolha Popular.

7. O roteiro do filme foi disputado por grandes estúdios de Hollywood, mas a Warner Bros. venceu a disputa, e pagou cerca de US$ 1 milhão pelo material ao roteirista estreante Graham Moore.

8. A produção concorre ao Oscar 2015 nas categorias: Melhor Filme, Direção (Morten Tyldum), Ator (Benedict Cumberbatch), Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Roteiro Adaptado, Desenho de Produção, Trilha Sonora e Montagem.

TRAILER:

Nenhum comentário:

Postar um comentário