sábado, 2 de maio de 2015

CineKriativa: Insurgente

Título original: Insurgent
Gênero:Aventura, Ficção Científica, Romance
Duração: 120 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Akiva Goldsman, Brian Duffield, + ver todos
Distribuidor: Paris Filmes
Ano: 2015
Classificação: 

Os riscos para Tris (Shailene Woodley) aumentam quando ela decide procurar por aliados e respostas nas ruínas de uma Chicago futurista. Tris e Quatro (Theo James) agora são fugitivos, caçados por Jeanine (Kate Winslet), a líder da elite Erudição. Eles precisam descobrir a causa pela qual a família de Tris sacrificou suas vidas e por que os líderes da Erudição querem impedi-los. Amedrontada pelas escolhas do passado, Tris, ao lado de Quatro, passa a encarar desafios impossíveis a fim de descobrir toda a verdade sobre o passado e também o futuro de seu mundo.



O FILME EM UMA FRASE:
Uma continuação a altura...

Esse é um filme que eu queria muito assistir esse ano. Para quem não sabe sou fã de distopias, desde que li Jogos Vorazes virei fã desse gênero, e quando li Divergente a história realmente me agradou. Tanto que acabei indicando o livro para várias pessoas, e claro não podíamos deixar de ir assistir ao primeiro no cinema.

Agora aconteceu um episódio muito chato comigo nesse segundo livro. Tive alguns probleminhas de saúde (agora já estou melhor) e tive que baixar hospital, então levei meu livro para ler, o Insurgente, porém meu livro acabou "desaparecendo" quando fui trocar de quarto no hospital. Sim fiquei muito triste com isso, mas estava bem debilitada na época e nada podia fazer, brigar não era a melhor opção no momento. Então, acabei deixando de lado. Agora o que me resta é comprar novamente o livro para ler. Por toda essa situação, acabei indo ver o filme antes de ler o livro, mas pelo que meu excelentíssimo noivo disse, os dois tem muitas coisas diferentes, então acho que não vou me arrepender de comprar outro, pois sim quero muito ler ele.


Pode contar spoilers do primeiro filme.

Em Insurgente acompanhamos Tris e Quatro na colonia da Amizade, depois do ataque da Erudição a colonia da Abnegação eles tiveram que se esconder, pois Janine acaba colocando a culpa do ataque nos divergentes e começa a caçá-los como animais. Isso é um problema para os dois, que além de serem acusados do ataque, ainda são divergentes, ou seja, estão mortos se serem pegos.


Em paralelo a isso temos o surgimento de uma "caixa", que pode ser aberta somente por uma pessoa Divergente que completar as simulações de todas as facções. Dentro da caixa existe a mensagem de um dos fundadores dessa sociedade, e Janine acredita com todas suas forças que essa será a salvação para todos e quem sabe até o que vai lhe levar ao poder finalmente.


No filme ainda conseguimos visitar as outras facções que acho que ficaram muito bem representadas, entre a Amizade e a Franqueza, conseguimos entender melhor seus costumes e os indivíduos que vivem em cada uma delas, sem falar em uma grande participação do grupo dos sem-facção que adorei, e nessa parte temos uma grande surpresa que mudará o destino de todos.


As paisagens são lindas e os efeitos especiais me agradaram muito, afinal temos várias cenas de ação, que são regadas a muito efeito 3D. Isso me lembra de uma crítica que gostaria de fazer. Aqui na minha cidade o filme saiu somente em 3D, e realmente isso me não me agradou nada, pois não seria minha primeira opção, como já disse em alguns posts anteriores acredito que essa tecnologia ainda tem que ser mais trabalhada, pois ainda deixa muito a desejar, e isso só piorou porque no cinema que fomos assistir o filme parecia estar meio tremido todo ele, ou seja, a qualidade estava péssima.



Os atores me agradaram como um todo, Tris está realmente abalada com tudo que aconteceu e suas atitudes demonstram bastante de sua personalidade. Acho que a atriz soube encenar muito bem seus dilemas e sua confusão sobre quem realmente é. Quatro (ai suspira) continua um lindo...rsrs...e a Kate Wislet realmente me dá calafrios como Janine.


O final foi surpreendente, eu achei muito bem bolado e só posso dizer que fiquei maluca para ler a continuação e o último livro dessa série, pois ainda promete muitas surpresas.




CURIOSIDADES

1. Na tentativa de evitar spoilers e manter sigilo, o título do projeto durante as filmagens foi mudado para "Mineral".

2. Depois de cortar o cabelo para o papel de Hazel Grace Lancaster em A Culpa é das Estrelas (2014), Shailene Woodley decidiu que não queria usar peruca em Insurgente (2015). No livro, Tris não corta o cabelo tão curto quanto visto no filme.

3. A Série Divergente está entre uma das franquias jovem adulto mais bem sucedidas, já que Divergente arrecadou mais de 288 mihões de doláres em todo o mundo, o que influenciou a produçaõ de Insurgente.

4. Neil Burger estava destinado a dirigir este filme, mas não conseguiu devido a conflitos de agenda com 7. Esta é a terceira vez que Miles Teller e Shailene Woodley trabalham juntos após O Maravilhoso Agora (2013) e Divergente.

5. Embora muitos acreditassem que Edgar (Jonny Weston) seria mais um interesse amoroso para Tris, isso não é verdade. A autora dos livros, Veronica Roth esclareceu que não haverá um triângulo amoroso. Vale ressaltar, que Edgar não existe nos livros.


6. Naomi Watts, loira natural, tingiu o cabelo de castanho para seu papel neste filme.

7. Ao contrário do primeiro filme, Insurgente foi filmado em Atlanta, ao invés de Chicago.
8. O cubo que aparece no início do trailer não está no livro.

9. O personagem Edward (Ben Lamb) deveria retornar ao filme, mas o ator desistiu de fazê-lo para gravar um filme indie. Mais tarde, Jonny Weston foi escalado, mas como Edgar um personagem diferente, mas mesmo papel.

10. O roteirista Brian Duffield foi escolhido para escrever o roteiro do longa ao lado de Akiva Goldsman, vencedor do Oscar por Uma Mente Brilhante (2002).

TRAILER:


Raquel Machado
Concluindo recomendo a todos que gostam de uma boa distopia de filmes de muita ação e reviravoltas.

Um comentário:

  1. Oi Raquel!!!
    Infelizmente esse filme não me agradou =/
    Li a trilogia ano passado e posso dizer que ela está entre minhas favoritas. O primeiro livro é ótimo, o segundo é bom, mas o terceiro...não curti muito.
    Estava com as expectativas muito altas para o segundo filme, pois o primeiro foi bem adaptado, mas achei que fizeram mudanças desnecessárias e o longa ficou meio sem sal. :/ Uma pena...
    Mas que bom que você gostou! Depois que terminar de ler a trilogia quero saber sua opinião e discutir o final :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir