quinta-feira, 9 de julho de 2015

CineKriativa: Divertidamente

Título original: Inside Out
Elenco:
Vozes no Original de: Amy Poehler, Mindy Kaling, Bill Hader, Phyllis Smith, Lewis Black, Kaitlyn Dias.
Vozes no Dublado de: Dani Calabresa, Sidney Magal, Otaviano Costa, Katiuscia Canoro, Miá Mello e Léo Jaime.
Direção:  Pete Docter
Gênero: Animação
Duração: 102 min.
Ano: 2015
Distribuidora: Disney/Pixar
Classificação


Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.


Ola pessoal,
Hoje trago para vocês minha opinião sobre um filme mega fofo que fomos assistir no último final de semana: Divertidamente. Então, confesso que a primeira vez que vi esse nome não me chamou muita atenção não, porém depois que meu excelentíssimo me mostrou o trailer e contou sobre o que se tratava a história, minha curiosidade se aguçou, pois achei muito interessante a história. E após saber que o filme é da Pixar e geralmente adoro as animações que eles fazem, não tive mais duvidas e decidimos ir conferir nas telonas, aproveitando para levar uma certa criaturazinha de 10 anos que também adorou o desenho.

Em Divertidamente somos levados ao universo das emoções e apresentados ao seres que são responsáveis por elas. Sim temos alguns "bichinhos" na nossa cabeça que são responsáveis pelas emoções que sentimos. Deixe-me apresentar melhor eles:

Alegria
Essa "serzinha" é responsável pelos sentimentos felizes que temos durante nossa vida. Ela sempre está de bom humor, e sempre vê um lado positivo em todas as situações. Seria ela também a responsável pela maioria de nossas memórias felizes. E no desenho devo dizer que achei ela uma gracinha, porém fiquei em dúvida sobre uma coisa: ela é a que mais se parece com um ser humano, será que o "design" dos mostrinhos tinha se cansado para desenvolver um rostinho especialmente para ela?





Tristeza
Vixi...e lá vem...rsrs. Sim a tal tristeza, que nos deixa para baixo, sem animo nenhum para enfrentar os obstáculos da vida. Sabe aquela vontade chorar que às vezes que sentimos do nada, pois podem culpar "essazinha" ai...rsrs...Porém nem tudo que é triste é ruim, e isso e uma das grandes lições do filme, não entendeu??? Então vai ter que assitir.








Nojinho
Acho que eu tinha uma dessas que comandava totalmente minha cabeça quando eu era criança, porque ela é responsável por aquela sensação de "não gosto disso" , "não gosto daquilo" para nossos hábitos alimentares. Porém, não é só isso que ela comanda, pois também costuma dar uma mãozinha na nossa vida social e com quais grupos temos que nos enturmar ou não.






Medo
Adoro esse carinha,principalmente porque ele é ROXO (rsrs). Sim o medo é nosso grande salvador, ele que nos tira de vários perigos quando somos inconsequente e testamos os limites de nossas aventuras.








Raiva
"Posso usar aquele palavrão novo agora!?" Ehehe...Sim esse cara me lembra muitas pessoas que conheço em situações inusitadas. Principalmente no trânsito, acho que ele é o único que comanda a cabeça das pessoas nesse momento viu.








Enfim depois de conhecer toda essa turma vamos ao filme. 







Tudo começa quando Riley nasce e com ela a Alegria, que lindo. Porém, isso não dura muito tempo, porque a tristeza e a segunda a aparecer e logo a sala de controle está cheia de sentimentos que vão fazer parte da vida da menininha. Um ponto interessante de se comentar é que quando temos um momento muito especial na nossa vida criamos uma memória base, e são elas que vão moldar nossa personalidade criando as ilhas. Riley tem algumas dessas ilhas: Tem a ilha da família, da amizade, da bobeira, do hóquei e da honestidade. 


Tudo corre perfeitamente até o dia em que Riley recebe a notícia que vai se mudar para São Francisco.

Ok, isso não pode ser tão ruim. Na verdade é. E os sentimentos começam a ficar confusos, e para piorar ocorre uma situação na sala de controle que acaba enviando Alegria e Tristeza para o estoque das memórias da Riley, e isso faz consequentemente que a menina não sinta mais nenhuma dessas duas emoções. O que me lembrou um conhecido período chamado pré-adolescência, onde estamos constantemente mudando de humor.



Riley vai vivendo e sua personalidade mudando, inclusive nessa parte temos uma parte muito divertida quando podemos ver a sala de controle de outros personagens, como os pais da garota e foi uma das cenas mais divertidas do filme para mim.



Enquanto isso Alegria e Tristeza tentam voltar a sala de controle e se deparam com alguns seres muito legais e alguns lugares mirabolantes dentro do cérebro de Riley, que bem não vou contar tudo senão perde a graça, ne?



Mas enfim, recomendo muito mesmo esse desenho para todos, porque além de fofo e super divertido traz uma lição muito especial.



Para quem quiser saber um pouquinho mais eu e meu excelentíssimo decidimos gravar um vídeo sobre ele, então não deixem de assistir:





CURIOSIDADES

1. No Brasil, o público vai se divertir com Dani Calabresa, dando voz para Nojinho, Otaviano Costa como Medo, Katiuscia Canoro interpretando a Tristeza, Miá Mello como Alegria e Léo Jaime emprestando sua voz para a Raiva. O cantor Sidney Magal foi escolhido para dar voz ao “piloto carioca”, personagem galanteador que aparece nos pensamentos da mãe de Riley (a menina de 11 anos cujas emoções são os principais personagens do filme), e é revelado em uma cena que acrescenta uma boa dose de humor ao filme.

2. Pete Docter é o diretor ganhador do prêmio da Academia por Up – Altas Aventuras (Up). Ele estreou como diretor no grande sucesso da Disney/Pixar Monstros S.A. (Monsters Inc.), que foi indicado ao prêmio da Academia de Melhor Longa de Animação. Junto com John Lasseter e Andrew Stanton, Docter desenvolveu a história e os personagens de Toy Story, o primeiro longa-metragem de animação da Pixar, no qual também trabalhou como supervisor de animação. Ele foi artista de storyboard em Vida de Inseto (A Bug’s Life) e escreveu os tratamentos iniciais da história para Toy Story 2. Como um dos principais contribuidores criativos do Estúdio Pixar Animation, Docter foi indicado ao prêmio da Academia pela história original de WALL-E da Disney/Pixar, ganhador do Globo de Ouro e o Oscar.

3. Os roteiristas consideraram até 27 emoções diferentes, mas decidiram por cinco (Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva) para tornar o filme menos complicado. Algumas das principais emoções que acabaram sendo cortadas, incluiam Surpresa, Orgulho e Confiança.

4. Segundo o diretor Pete Docter, cada emoção é baseada em uma feição: Alegria em uma estrela, Tristeza é uma lágrima, Raiva é um tijolo, Medo é um nervo exposto e Nojinho é um brócolis. Ele observou que gosta bastante de brócolis.

5. A inspiração de Pete Docter para este filme, veio de acompanhar sua própria filha passar pela dinâmica fase do crescimento.

6. Pete Docter disse que Divertida Mente foi "um dos mais desafiadores que eu já tive que associar", pois é preciso dizer o que está acontecendo com a menina e o que está acontecendo em sua mente ao mesmo tempo.

7. Divertida Mente contou com uma equipe de apenas 45 animadores, que é cerca da metade dos integrantes de filmes anteriores da Pixar.

8. Comentando sobre ter sido escalada para o papel de Nojinho, Mindy Kaling disse "Eu não fui requisitada para fazer muitas coisas. Eu acho que sou bastante específica - o modo como olho, falo e no que estou interessada. Então, eu meio que resignei-me a escrever o meu próprio trabalho... Quando fui convidada para este projeto, o roteiro era incrível. Eu fui até Pixar e chorei. Eu estava em uma reunião com esses caras, e eles me mostraram a história e eu comecei a chorar."

9. A textura borbulhante das emoções foi originalmente designada apenas para Alegria, mas, depois de oito meses e após dificuldades em idealizar esta peça única, os animadores decidiram desfazer-se completamente da ideia por ser inviável. No entanto, quando o design chegou as mãos do superior criativo da Pixar, John Lasseterviu, ele disse "Isso é ótimo. Coloque em todos os personagens." Comentando o fato, o desenhista de produção Ralph Eggleston disse "Você podia ouvir a equipe técnica se desesperar, o orçamento se esvair. Mas, ficou tudo bem. Eles encontraram uma maneira de fazê-lo funcionar."

10. Comentando sobre o design único dos personagens, Pete Docter disse "os personagens são criados com essa energia, pois estamos tentando representar como as emoções pareceriam. Eles são compostos de partículas que realmente se movem. Em vez de pele e resistência, é uma agrupamento de energia."

11. O designer de produção Ralph Eggleston trabalhou por cinco anos e meio em Divertida Mente. Ele diz ter sido o filme mais longo em que já trabalhou e o processo mais difícil.

12. Quando uma Emoção interage com o console principal, o local é tingido com a respectiva cor da Emoção.

13. A visão de São Francisco é conceitualmente a oposta de Operação Big Hero (2014). Na verdade, a casa de Riley é real. O endereço foi alterado; no filme é 21 Royal St., que também é um novo espaço de jantar privativo na Disneyland, perto do Club 33.

14. Algumas das 'bolas' de memória na mente de Riley contém cenas de outros filmes da Pixar, como o casamento de Carl e Ellie em Up - Altas Aventuras.

15. Quando Riley está chateada com algo, a câmera fica um pouco desfocada.

16. Raiva lê jornais com manchetes sobre o que está acontecendo com Riley, como "Primeiro Dia na Escola" e "Sem Sobremesa".

17. As distintas personalidades de cada emoção foram inspiradas nos anões de Branca de Neve e Os Sete Anões (1937).

18. A cena do jantar, onde a mãe de Riley diz "Não é verdade, querido?" para chamar a atenção do cônjuge, veio da própria experiência de Pete Docter.

19. A família de Riley muda-se de Minnesota para São Francisco. Semelhante a Pete Docter, que também é de Minnesota e vive na Califórnia para trabalhar na Pixar. São Francisco é uma cidade do estado da Califórnia.

20. Na cena em que Riley sonha sobre sua nova casa, e ele se transforma em um pesadelo, a música ao fundo é a atração da Disneylândia "The Haunted Mansion".

TRAILER

Um comentário:

  1. Oi Raquel,
    Gostei da dica, o filme parece ser bem interesse e já imagino as confusões que a protagonista irá se meter por conta de suas emoções.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir