sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bienal do Rio 2015 - Parte I

Bom Dia Leitores,

Hoje trago uma notícia mega hiper super feliz. Euzinha aqui, participei da Bienal do livro do RJ desse ano. Calma, participar digo como leitora, para levar meu livro acredito que demore algum tempo. Porém, não posso estar mais feliz porque esse era meu sonho de alguns anos, confesso. 

Sempre que ouvi falar na Bienal e na sua imensidão ficava babando aqui, pensando em como tudo seria. E minha conclusão é simples: Esse lugar é minha própria Disney.

Para os que não sabem eu moro no RS, eu e meu excelentíssimo noivo conseguimos conciliar nossas férias e programar nossa viagem para o RJ na época da Bienal. Aproveitando que nós dois somos fanáticos por livros, passamos várias horas divertidas lá dentro



Mas vamos ao que interessa e vou contar um pouquinho sobre minha experiência nesse que é um dos eventos mais importantes do país. Como tenho bastante coisa para compartilhar com vocês, decidi dividir os posts em três partes:
PARTE I - 18/09 (sexta-feira)
PARTE II - 25/09 (sexta-feira)
PARTE III - 02/10 (sexta-feira)


RECADO: 
Quem comentar vai concorrer a um super sorteio!!!

No dia 06/09 (domingo) tomamos café de manhã e saímos cedo em rumo a Bienal, nos hospedamos em Copacabana e descobrimos que para chegar ao Rio Centro tínhamos que pegar o ônibus 332, que não demorou a passar. A viagem realmente demorou um pouco acho que levamos em torno de uma hora para chegar ao local e pasmem ao chegarmos lá tinha uma fila imensa e para ajudar começou a pingar quase tomamos chuva, porém as portas logo se abriram.


Como sou autora independente, consegui minha credencial e entrei pelo lado esquerdo, enquanto o Marcelo foi comprar seu ingresso e nós encontramos na entrada do pavilhão laranja (detalhe que descemos na parada errada e entramos pelo pavilhão laranja, que pelo que descobri novamente não podia). Já na entrada fiquei abismada com tantos cartazes de livros e autores. A organização desse ano se dividiu em três pavilhões: laranja, azul e o verde.


Então fomos visitar o pavilhão laranja, onde tinham várias livrarias com alguns preços bons, porém já tinha em mente que iria comprar somente livros nacionais de preferencia autografados para conhecer os autores, afinal queria dar meu apoio a nossa literatura. Mas como não sabíamos como funcionava acabamos ficando um bom tempo no pavilhão laranja pesquisando preços, o que sinceramente foi uma perda de tempo depois que descobri como funciona tudo. 

Mas para nossa felicidade, nem tudo foi perdido, pois no final do pavilhão laranja tinha algumas bancas de autores nacionais e encontramos o primeiro que nos chamou atenção: Zeca Machado do livro A Chave dos Mundos. Na realidade chamou mais atenção do meu excelentíssimo noivo que ama fantasia e acabou adquirindo a obra dele.

Aproveitamos depois para almoçar, pois já era meio-dia e saco vazio não para em pé.

Quando entrei no pavilhão azul, que é onde ficam as grandes editoras, meu mundo parou. Sério, gente! Fiquei abismada com a grandiosidade da coisa. Ver todas aquelas editoras que tanto gosta reunidas em um lugar só, e os estandes lindos que elas montaram me deixaram realmente desorientada. Demorei alguns minutos para voltar a si e começar meu roteiro em busca dos autógrafos que desejava.

A primeira pessoa que fui tentar achar foi a Thati Machado, minha querida parceria, que me deu várias dicas do RJ e que estaria na estande da Ler Editorial. Infelizmente não encontrei a Thati, mas conheci duas amigas dela super fofas e também escritoras. A Clara Savelli do livro Mocassins e All Stars e a Aimee Oliveira do livro Pela Janela Indiscreta. Pedi para elas me contarem um pouquinho sobre os seus livros, e achei super fofo a história então acabei adquirindo eles para minha coleção com direito.

Clara Savelli de Mocassins e All Stars
Aimee Oliveira de Janela Indiscreta


Nessa estande ainda estava a Giulia Paim autografando o livro Boston Boys, como tinha lido na internet sobre esse livro e achei super interessante acabei comprando meu exemplar também e garantindo mais fotinhos com a autora.




Nessa estande ainda aconteceu algo que eu realmente não esperava, uma menina me parou e disse você que é a “Raquel Machado do Vingança Mortal”? Ok, eu estava com a camiseta do meu livro, obvio que tinha que fazer uma propagandinha básica, mas não esperava encontrar parceiros meus por lá. Fiquei muito feliz e confesso um pouco envergonhada quando ela me reconheceu e acabamos batendo uma fotinho que por acaso do destino acabei perdendo. Affs, mas valeu a pena. Fiquei muito feliz e emocionada com o reconhecimento.

Seguindo fui atrás da Iris Figueiredo que estava autografando na Livraria Leitura, seu livro Confissões On-line, que confesso estava maluca para ter. Cheguei lá e comprei meu exemplar, mas quando fui pegar meu autógrafo a Iris tinha sumido, então cometi uma gafe enorme. A Babi Dewet estava por lá e pedi se ela era amiga da Iris e se ela iria voltar logo e ela foi super querida e simpática dizendo que sim. Gente, eu não conheço os autores e fiquei triste depois de saber que era a Babi, pois também ouço falar dela há algum tempo e queria muito ter tirado uma foto com ela e comprado seu livro, mas passou a oportunidade. Enfim, a Iris voltou e consegui meu autógrafo e minha fotinho com ela que foi muito querida.

Depois disso fui atrás da Carol Estrella, porque bem, essa é outra que desejo ter os livros há algum tempo. Ela estava na estande do Grupo Planeta, onde tinha o Arlindo do Esquadrão da Moda autografando. Foi engraçado porque a vendedora disse que ele estava autografando e respondendo perguntas e pediu se eu não queria comprar um livro e ir lá, e eu respondi: “Eu não vou até lá imagina o que ele vai falar da minha roupa!?” E ela achou engraçado. Enfim, consegui encontrar a Carol que é super querida, comprei seu livro Entre dois amores, peguei meu autógrafo e fotinho.

Já era quase 15hs e o próximo autografo, que eu queria era realmente ali com a autora Mila Wander do livro o Safado do 105. Nesse tive que enfrentar uma pequena fila, porém que estava divertida, pois acabei encontrando outra blogueira e também a Mila tinha feito plaquinhas para tirarmos fotos que ficaram muito engraçadas. Uma sugestão do meu excelentíssimo noivo e que também tivesse plaquinhas para os acompanhantes das leitoras. Porque para nós tinha algo como "Eu quero o safado do 105", "Vou me deitar no tapete do Safado do 105", e ele disse que teria que ter uma com o dizer: “Esse cara sou eu!”. Acho que seria engraçado. A Mila também foi super querida e estava distribuído mimos, além dos autógrafos e fotos.



Sai correndo dali, pois as garotas falaram que a FML Pepper estava autografando o livro Não Pare, e bem escutei falar tanto desse livro que estava na minha lista de desejados da Bienal. Então corremos lá, porém quando chegamos os “Mortes” que ela tinha contratado tinham ido embora...snif..snif...Porém, consegui meu autógrafo com ela que foi super simpática.

Em seguida demos uma volta geral no pavilhão vendo algumas estandes, ou tentando ver porque estava totalmente lotado. Encontrei a estande da Amazon e do Kindle, e claro que aproveitei para tirar uma fotinho lá, com o meu livro Vingança Mortal porque publiquei com eles. 

Iriamos assistir a uma palestra com a Izabelle Valladares, porém deu um tumulto básico. Era para começar as 17hs, mas era 17:30hs e nada de nada ainda. Então, aproveitamos para descansar os pés, enquanto eles decidiam o que fazer, aliás esse é um assunto a parte a ser tratado sobre a organização do evento que deixou totalmente a desejar. A fome bateu e comemos um daqueles crepes que estavam deliciosos e depois aproveitamos para tirar mais algumas fotinhos pelos pavilhões.

Já era umas 19hs quando fui buscar o autógrafo da Vera Lucia para mamy. Ela é autora de livros Espíritas e consegui conversar com ela um pouco. Com certeza experiência e seu nome.

Após isso, fui até a Editora Novo Conceito que tinha prometido brinde para os autores parceiros. Cheguei lá e adorei a estande deles, super enfeitadas e consegui me espremer para tirar uma foto na frente, porque estava bem concorrido. Encontrei um rapaz lá muito simpático que me deu meu brinde. Então, aproveitei para conversar sobre meu próximo livro, se eles teriam interesse em publicar. Ele disse que eu precisava falar com o Felipe Colbert, mas que ele atendia somente depois das 20:30hs.

Fomos dar mais uma volta e encontramos o trono de ferro da editora Leya, que por milagre estava com uma fila pequena, e óbvio que tiramos nossa fotinho. 

No caminho também parei para babar na editora Arqueiro, que estava linda, com seus vários romances em promoção.

Na volta paramos na Intrínseca e para minha total alegria quem estava por lá? Seu Mauricio Gomyde. Sempre achei ele super simpático por todos os e-mails e carinho que ele tem com os parceiros, e minha admiração por ele só aumentou ao conhecer ele pessoalmente. Conseguimos conversar um pouco, ele me contou sobre seu livro de lançamento “Surpreendente”, que fez um pequeno filme sobre o livro que seria exibido no dia 12/09 ali na Bienal, e também me comentou sobre uns marcadores tipo película de cinema que seriam do livro, o qual fiquei fascinada e ainda quero um para mim. Claro que não poderia sair de lá sem seu novo livro e minha foto.



Voltei para a editora Novo Conceito com minha proposta nas mãos, mas levei um banho de água gelada, porque ao conversar com o Felipe, ele disse que tinha um modelo padrão de proposta que tinha que seguir. E eu não vi! Então, ele apenas pegou meu papel e disse para eu dar uma olhada la no site e enviar por e-mail para ele. 
Fiquei com cara de cachorro que caiu da mudança, tipo perdi minha oportunidade!
Mas tentei não me abater muito, pois o dia tinha sido maravilhoso e com certeza valeu cada minuto. Era meu sonho virando realidade.


Estrago do primeiro dia de Bienal

Para quem ainda quer saber mais sobre a Bienal, e como não me canso de falar. Eu e meu excelentíssimo noivo decidimos gravar vídeos especiais mostrando os livros que compramos. Os livros podem não ser os mesmos dos post acima (acabei me desorganizando nessa parte), mas todos foram comprados na Bienal e serão mencionados em algum dos posts. Então, para quem gosta de vídeos e puder prestigiar, vale a pena assistir. Lembrando que teremos sorteio.




SORTEIO BIENAL 2015

E claro que com toda essa programação não poderia deixar de pensar em vocês, meus queridos leitores. Então, vai ter sorteio para quem acompanhar os posts da Bienal. UHU!!! TODOS COMEMORAM!!!!

Quem comentar no post e curtir o vídeo vai participar do sorteio de um exemplar do meu livro "Vingança Mortal" autografado e marcadores exclusivos da Bienal. 
Olha que lindo:

Para participar do sorteio basta preencher seguir as regrinhas obrigatórias.

Regras Obrigatórias:
1. Ser seguidor do blog.
2. Deixar um comentário nesse post (e não vale ser somente "Gostei").
3. Curtir o vídeo no Youtube (se puderem assistir e compartilhar agradecemos).
4. Ter residencia no Brasil.
5. Preencher o formulário abaixo ou nesse link:




Regras Opcionais:

Atenção para cada participação preencher o formulário novamente, que será gerada um novo número para você participar.

1. Curti o Facebook do Leitura Kriativa.
2. Curti o Facebook do Escritora Raquel Machado.
3. Segui @kellnanet2011 no twitter.
4. Compartilhei o vídeo no Facebook.
5. Divulguei em redes sociais (blog, facebook, twitter).

A cada post vocês terão a oportunidade de mais uma chance de ganhar então não deixem de conferir:

PARTE I - 18/09 (sexta-feira)
PARTE II - 25/09 (sexta-feira)
PARTE III - 02/10 (sexta-feira)

Sorteio será válido até 08/10/2015 às meia-noite.

O sorteio será feito pelo random.org e o ganhador terá 24hs para responder, senão será realizado um novo sorteio.
Boa sorte a todos!

34 comentários:

  1. Pelas fotos e todas as postagens que vi sobre a Bienal fiquei com muita inveja e tristeza por não ter ido. Com certeza, eu ficaria tal qual um "pinto no lixo" lá.
    Foi muito bacana da sua parte ter priorizado os livros e autores nacionais. Eu acho que temos bons autores por aqui, mas tenho a mania de valorizar só o que vem de fora. Não tem jeito: seremos eterna colônia....
    Quero ganhar os marcadores :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,
      Fico feliz que tenha gostado do post. Realmente temos muitos bons autores por aqui, basta abrirmos os olhos para isso. Boa sorte para você no sorteio.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Raquel!
    Que dia de sonho.
    Muito divertido pelo jeito.
    Queria muito ter ido, mas já fiz o marido prometer que ano que vem vamos sem falta.
    :D
    Aaah, eu também quero sentar no Trono de Ferro, hahaha.
    Ano que vem nos encontramos lá.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Sim uma peninha, mas quem sabe ano que vem...O trono de ferro com certeza merece uma foto. Só faltou o meu dragão ao lado...kkk
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Raquel, que aventura heimm.. No ano que fui também me senti assim, fiquei em um estande muito tempo, perdi algumas oportunidades mas no geral eu Amei estar lá!
    Amei as fotos! Estou participando da promoção!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Raquel, eu acho que você esqueceu de autorizar a seleção de vários itens no formulário porque na parte de "Participação" não dá para selecionar o que eu fiz :/

    Fiquei feliz em saber que você foi na Bienal. Lá é realmente um sonho! Mas eu queria ter te visto por lá... Estou doida para ver as resenhas dos livros que você comprou u.u

    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Je,
      Uma pena não termos nos encontrado eu também devia ter avisado com antecedencia que estaria por lá...rsrs...Coisas de marinheiro de primeira viagem. Espero que agora tenha conseguido preencher os formulários.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Raquel! Tudo bem? Nossa, adorei o seu post sobre a Bienal! Deve ter sido incrível participar desse evento, né? Adorei as suas fotos e as suas aquisições! ^^ Tem muitos livros legais aí que eu quero ler, como o da FML Pepper, o do Maurício Gomyde, o da Clara Savelli e o da Aimee Oliveira! :D Bom, estou participando da promoção e espero muito ganhar! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony,
      Que bom que gostou. Boa sorte para você na promoção.

      Excluir
  6. Gostei do post e do vídeo Raquel. Não pude ir na Bienal do RJ, mas já estou em polvorosa com a Bienal de Sampa no ano que vem. Quero muito ler Entre Dois Amores. Ah, parabéns pelo vídeo, ficou muito bacana. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi nessa,
      Sim agora esperamos a de SP...Estou lendo agora entre dois amores é muito fofo, logo logo sai resenha.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Raquel, que postagem legal essa sua viu? Mas me deixou com inveja... Quanta coisa boa você está podendo viver aí no Rio... Tomara que você aproveite bem e mostre tudo que desfrutou nessa bienal. No próximo mês, estarei na daqui de Recife.

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Agora criei também um blog de viagens - O seu companheiro de viagem

    Verdades de um Ser
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Sim foi realmente bem proveitosa e espero conseguir trazer muitas novidades aqui para o blog.

      Excluir
  8. Que lindo!! Sua bienal com certeza foi incrível!
    E foi um prazer muito grande poder te encontrar!!
    Um beijão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila,
      Foi incrivel. Adorei te encontrar e espero logo conseguir ler seu livro.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Raquel!
    Eu ia quando pequena na Bienal, acredita? Aqui em SP, claro, nunca fui no RJ. Minha mãe sempre me levava, quero ir novamente agora mais velha para aproveitar mais, tirar fotos, conhecer autores... Tenta se programar para vir na Bienal de SP no ano que vem, aí vou te conhecer!
    Acho tão legal você ter ido para esse evento atrás de, principalmente, autores nacionais.
    Anotei um moooonte de dicas, quero ler suas resenhas para classificar as prioridades de compra, tá?
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
    P.S.: Você plastifica seus livros na estante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Sim vou tentar me programar, se der quero ir na de SP também. Que bom que gostou das aquisições vou lançando as resenhas assim que conseguir ler. Sobre os livros plastificados, antes eu plastificava tudo, agora estou fazendo um teste e deixando eles sem plástico, porque eles acabam grudando um no outro na hora de tirar da estante vamos ver como vai ser sem....
      Beijos

      Excluir
  10. Minha flor,
    Não vim até aqui para concorrer ao seu livro, que para mim foi uma ótima leitura, porque já o tenho em mãos e não quero tirar a chance de outros leitores. Mas preciso lhe dizer que ADOREI seu post sobre a Bienal. Infelizmente, nunca fui a uma Bienal, mas pretendo ir na próxima. Questões financeiras e compromissos profissionais me impediram dessa vez. Então, gostei muito de ler seus comentários sobre como foi a sua experiência por lá. Acho que me emocionaria como você quando chegasse aos estandes das editoras. E, também como você, priorizaria comprar livros e tirar fotos com os autores nacionais. Adoraria te conhecer pessoalmente, por exemplo. E estou torcendo muito para que venha em breve um novo livro seu. Quem sabe na próxima Bienal não nos encontremos? Seria um grande prazer. Adorei as fotos que tirou!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      Te entendo perfeitamente faz anos que eu planejava essa viagem. Deus te ouça sobre o meu próximo livro.
      Beijos

      Excluir
  11. Raquel
    Acho que você disse tudo na afirmação "Esse lugar é minha própria Disney", nossa caiu como uma luva para mim também. Este ano não pude comparecer, mas espero estar lá nos próximos. Acho que o mais legal da bienal é conhecer os autores nacionais, conversar com eles e lógico tirar fotos, assim como você fez. E para finalizar voltar para casa lotada de livros.
    Fiquei feliz por você.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela,
      Com certeza o ponto alto para mim foi conhecer os autores. Fiquei emocionada.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Raquel, sua linda, tudo bem
    Que linda que ficou a sua postagem!!!!!! As editoras arrasaram esse ano e tinham muitos autores, pena que não consegui conhecer muitos deles. Estava muito cheio, uma loucura, nem dava para andar direito, mas com certeza valeu a pena. Adorei suas fotos. Beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      Sim estava realmente cheio, a coisa tranquilizava um pouco depois das 19hs. Mas consegui aproveitar bem todo o dia o que me deixou muito feliz.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Raquel, tudo bem? Fiquei encantada com as fotos da Bienal e muito feliz que tenha gostado. Eu sou de Minas e aqui nós temos Bienal também, mas não se compara com a do Rio de Janeiro. É muito triste isso, poxa, é um evento literário, devia ter mais apoio... Enfim, amei a postagem e vou ficar aguardando as outras :D

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia,
      Legal saber que tem algo parecido ai na sua cidade, aqui na minha temos apenas uma feira do livro que bem não chega aos pés da Bienal, porque o povo tem a mente muito fechada ainda. É uma pena.
      Beijos

      Excluir
  14. Oiii Raquel!
    Poxa, que legal q vc veio pra cá! Nem nos encontramos, que pena :'(
    Tava tudo muito lindo né? Meu objetivo tbm era comprar muitos livros nacionais. Consegui ver a Thati, a Aimee, o Maurício Gomyde e a Fml Pepper tbm.
    E olha, torcendo muito pra que na próxima vc possa estar divulgando seu livro!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Nossa fiquei emocionada ao ler sua ultima frase, esse sim seria um sonho inimaginavel meu livro em um evento como esse. Quem sabe um dia...Foi uma pena não nos encontrarmos mesmo, quem sabe em uma próxima ne?
      Beijos

      Excluir
  15. Oi flor!
    Adorei o post. Ano passado realizei o meu sonho de ir na Bienal de SP, mas esse ano não consegui ir =/
    Queria muito ter estado no Rio, até porque me falaram que a bienal do livro no Rio sempre é mais organizada que a de SP. Mas quem sabe mais pra frente eu me organizo para poder ir, é sempre bom conhecer as autoras e comprar livros autografados. <3 Quando fui comprei uns 10 autografados, e conversei com vários autores que conhecia pelo face e ainda conheci novos autores. Foi uma experiência gratificante. Espero que você tenha curtido bastante.
    Quem sabe a gente se encontra em algum próxima bienal e você esteja lá divulgando seu livro? É uma pena você não ter conseguido o que esperava com a NC mas logo a oportunidade surgirá, estou torcendo por você.
    Adorei o vídeos e os seus livros, mas me interessei mais pelos livros do seu noivo, uma vez que gosto muito de fantasia, então estarei aguardando a resenha. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel!!
    Que maravilhoso acompanhar suas experiências na Bienal!!! Queria muito ter te conhecido, fui no dia 07 =/
    Foi ótimo ver você com tantos autores nacionais! Espero que ano que vem seja você lá com seu livro :D
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei ler sobre a sua aventura. Bienal do Rio é a minha Comic Con. Sem dúvidas nunca vou me cansar de ir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel!! ^^
    Tudo bem??
    Nossa, meu sonho também é participar de uma bienal, seja como leitora ou como autora! :)
    Adorei o post! Depois vou conferir os outros!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    Uau que fotos lindas e que incrível....quanta aventura e realmente é a Disney para qualquer leitor. Não sei se um dia terei coragem, mas espero poder ir e conferir de pertinho essa diversão toda. Adorei o post. E o Maurício Gomyde é demais mesmo.

    Não se abala não com a NC, verifica e vai atrás, os sonhos são realizados quando não nos abalamos com as pedras no caminho. E você já lançou um livro, para lançar o próximo já sabe o caminho. Desejo sempre tudo de bom pra você.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Raquel. Que bom que você conseguiu ir a Bienal do Rio e pegar todos os autógrafos que você queria. :D Eu não fui mais uma vez, mas com certeza um dia vou conhecer. O que atrapalha é a distância realmente. Moro no final do Rio Grande do Sul e isso torna a viagem muito mais cara, pois só ida e volta até Porto Alegre já fica em R$250,00 mais as passagens para o Rio e hospedagem... Fortuna!!! Cadê a mega da virada nessas horas???? kkkkkk Ahhh te indiquei para uma tag lá no blog. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir