domingo, 24 de janeiro de 2016

CineKriativa: Star Wars VII – O Despertar da Força

Título original: Star Wars: Episode VII - The Force Awakens 
Gênero: Aventura, Ação, Fantasia, Ficção Científica
Duração: 135 min.
Direção: J.J. Abrams
Elenco:Daisy Ridley – Rey
Carrie Fisher – Leia
Mark Hamill – Luke Skywalker
Harrison Ford – Han Solo
Adam Driver – Kylo Ren
Domhnall Gleeson – General Hux
Peter Mayhew – Chewbacca
John Boyega – Finn
Andy Serkis – Líder Supremo Snoke
Kenny Baker – R2-D2
Distribuidor: Walt Disney Pictures
Ano: 2015
Classificação:
 
‘Star Wars: O Despertar da Força‘, sétimo filme da franquia ‘Star Wars‘, se passará trinta anos após os acontecimentos de ‘Episódio VI: O Retorno de Jedi‘.
Os novos heróis – feitos por Daisy Ridley e John Boyega, um ex-Stormtrooper agora renegado – encontram um sabre de luz perdido no espaço e decidem devolver a relíquia ao seu dono – que mais tarde descobrem se tratar de Luke. Eles partem numa jornada, ao lado de Han Solo e Chewbacca, para reencontrar Luke.

 
 
Saudações leitores e cinéfilos frequentadores do Leitura Kriativa. Aqui quem vos escreve é o Marcelo, com mais uma resenha.
 
Mas antes de tudo, Feliz Ano Novo!
Que 2016 traga a todos vocês muitas leituras gratificantes e filmes emocionantes!
 
A resenha de hoje é sobre o filme mais aguardado de 2015. Sim meus queridos, no final do ano passado viajamos novamente à uma galáxia muito distante, e que alegria de voltar lá!
 
Minha história com a série Star Wars é muito antiga. Desde que me conheço por gente (e antes que venham me zoar, faz tempo!) que brinco de batalhas de sabre de luz e imitar a voz abafada do Darth Vader. Aliás, esse cara é minha paixão! (desculpa Raquel!). Quando criança eu não sabia os filmes e os diálogos de cor como hoje em dia, então esperava ansiosamente pela aparição em cada cena, e ficava até frustrado quando ele demorava a aparecer novamente. Coisas de criança.
 
 
 
O novo episódio da série, “O Despertar da Força”, nos coloca 30 anos após “O Retorno de Jedi”. Muitas coisas mudaram. Nossos heróis envelheceram, surgiram novas faces. Mas algumas coisas continuam iguais. Lutas de sabres de luz sempre serão emocionantes, e andróides sempre farão o lado cômico da história.
 
 
 
No início do filme conhecemos Poe Dameron, um piloto da resistência rebelde com pinta de galã, e Finn, um stormtrooper do império que acorda de sua lavagem cerebral e decide que não quer mais aquela vida. Uma dupla improvável, mas que se tornam grandes amigos em pouco tempo, e que disparam o gatilho da história.
 
 
Temos também o divertido e carismático BB-8, o novo andróide da série. A maioria das cenas dele são hilárias, não tem como não virar fã e querer ter um igual em casa.
 
 
E novo personagem feminino, Ray, uma garota independente e obstinada que vive sozinha no deserto catando sucatas para vender e se sustentar. E também está no filme para arrancar suspiros dos marmanjos....ai ai Ray...
 
 
O novo vilão tem tudo que um vilão de Star Wars precisa: pose, capa negra e máscara! Mas ele vai se mostrar um pouco aquém do esperado, pois seu treinamento ainda não está completo. Acredito que ele surgirá mais “badass” na sequência.
 
 
 
Fica difícil comentar muito sem dar spoilers, mas foi sensacional matar a saudade de Han Solo, Leia, Chewbacca, Luke, C3PO, R2D2...senti falta do Yoda, mas tenho impressão que a raça dele se extinguiu da galáxia, então só se rolarem flashbacks ou fantasminhas jedis, mas vamos ver o que os próximos filmes da série nos reservam.
 

 

Saudações literárias e
que a Força esteja com vocês!!!
Pra quem já era fã, nem preciso recomendar. Aos que não conhecem a série e a história, é uma boa forma de iniciar, o filme traz personagens antigos mas sem muitas pontas soltas, tudo é de fácil compreensão, e acima de tudo um espetáculo de encher os olhos!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nossa estante de livros com três das celebridades de Star Wars (Vader, Yoda e R2-D2)
 
Agora podemos falar que também dormimos em uma galáxia muito muito distante...
 
 
 
CURIOSIDADES
 
1. Um artigo de uma revista americana afirma que J.J. Abrams teve a ideia de colocar o esqueleto de Jar Jar Binks (como easter egg) em poucos segundos do filme. Estaria localizado no deserto.
 
2. A produção preferiu usar locações reais, modelos em miniatura sobre a tela verde e imagens geradas por computador sempre que possível, a fim de fazer o filme esteticamente similar a trilogia original.
 
3. Primeiro filme de J.J. Abrams que não contará com a composição musical de Michael Giacchino. O compositor declarou em uma entrevista, que preferia ouvir a trilha sonora de John Williams, responsável pela trilha de todos os longas da série, em um novo Star Wars do que a sua.
 
4. Foi revelado no verão americano de 2013, que tanto Carrie Fisher quanto Mark Hamill haviam começado um regime vigoroso de dieta, exercício e treinamento de dublê, a fim de prepararem-se para seus respectivos personagens, Leia e Luke.
 
5. Durante as filmagens em 2014, Harrison Ford quebrou o tornozelo na porta do Millennium Falcon. Cerca de um ano mais tarde, o diretor J.J. Abrams revelou ter distendido a coluna ao tentar tirar Ford debaixo da porta.
 
6. Mark Hamill tinha 63 anos durante as filmagens de O Despertar da Força. Mesma idade de Alec Guinness ao gravar Guerra nas Estrelas (1977).
 
7. Ao ser entrevistado sobre O Retorno de Jedi em 1983, Mark Hamill (Luke Skywalker) afirmou que George Lucas tinha considerado fazer um novo filme, para 2011, onde Skywalker seria como Obi-wan Kenobi. No entanto, o fato não tem relação com O Despertar da Força.
 
8. Durante um almoço com George Lucas, Mark Hamill disse que o diretor lhe informou calmamente que uma nova trilogia Star Wars seria feita pela Disney, e caso ele não quisesse se envolver, Luke Skywalker não apareceria no roteiro. No entanto, Hamill imediatamente concordou em reprisar o papel.
 
9. Após recusar publicamente dirigir o novo Star Wars, J.J. Abrams recebeu a visita de Kathleen Kennedy. Suas negociações duraram mais de um mês, durante o qual, a principal preocupação de Abrams era a grande magnitude e importância cultural do projeto.
 
10. Michael Arndt redigiu o roteiro deste filme baseando-se no esboço de George Lucas para a abandonada trilogia sequêncial da saga original. Apesar de poucos detalhes do escrito terem tornado-se públicos, o escritor Dave Pollack confirmou que a história abordaria a construção da Nova República após a queda do Império, que Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo apareceriam, e que os filhos deles seriam os personagens principais da história. No entanto, o roteiro de Arndt foi rejeitado e um novo script foi escrito por J.J. Abrams e Lawrence Kasdan.
 
 
 
11. Segundo a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, quando Harrison Ford e Chewbacca puseram os pés no set da Millennium Falcon, cada pessoa no set estava deslumbrada. Kennedy alega que cerca das 200 pessoas no local estavam completamente quietas, devido à presença icônica de Ford e Chewbacca de volta à nave de Han Solo.
 
12. Mark Hamill regravou seu monólogo de O Retorno de Jedi (1983) ("a Força é forte em minha família") para ser utilizado no teaser trailer, mas foi decidido que suas falas gravadas recentemente seriam mixadas ao diálogo original como uma reverberação, de modo a provocar sutilmente sua reprise como Luke Skywalker.
 
13. Depois de ser escalado, Oscar Isaac revelou ao diretor J.J. Abrams que seu tio é um grande fã de Star Wars. Como resultado, os arranjos para o tio de Isaac visitar o set de filmagens foram feitos. Para a grande surpresa de ambos, Abrams perguntou se o tio de Oscar estaria interessado em aparecer no filme como um extra. Ele prontamente aceitou.
 
14. O novo droid BB8 é inspirado em um dos primeiros conceitos de Ralph McQuarrie para R2-D2. Ao invés de uma pequena unidade R2 acoplada a uma grande bola, o conceito original abarcava a ideia de um corpo R2-D2 sem pernas descansando em uma esfera menor. Essa concepção foi abandonada, pois era impossível fazê-la funcionar em meados
de 1970.
 
15. Esta nova trilogia de Star Wars (episódios VII, VIII e IX) apresentará uma nova linha de tempo com um novo Universo Expandido chamado "New Universe", com novas histórias nos livros, quadrinhos, jogos, etc. O antigo Universo Expandido ainda é reconhecido da Lucasfilm, mas foi movido dos eventos originais para uma "linha do tempo alternativa" conhecida como "Legend Universe". A linha do tempo oficial da franquia é agora composta por: Episódios: I, II, III; Star Wars: The Clone Wars (2008); Star Wars Rebels (2014); Episódios: IV, V, VI (trilogia Original), Star Wars Battlefront (2015), e a novos Episódios: VII, VIII, IX).
   
16. O criador da série, George Lucas, afirmou que a transição da Lucasfilm para a Disney foi uma maneira de "passar Star Wars para uma nova geração de cineastas."
   
17. Kevin Smith e Benedict Cumberbatch visitaram o set de O Despertar da Força. Smith, famoso por sua natureza aberta e falador, foi forçado a assinar um acordo de não-divulgação e, por precaução, J.J. Abrams fixou cartazes comerciais característicos da 2ª Guerra Mundial ao redor do set, com a frase "Loose Lips Sink Starships" ("Boca Aberta Afunda Naves", tradução livre, referência ao bordão popular brasileiro "Boca Fechada Não Entra Mosquito") como um lembrete a Kevin, que não revelasse spoilers do filme para o público. Fiel à sua palavra, Smith apenas relatou que chorou ao conhecer o set do Millennium Falcon, pois o lembrou de quanto amava Star Wars quando criança.
 
18. Devido à natureza secreta em torno do filme, vários membros do elenco descobriram ter conseguido os respectivos papéis em um curto espaço de tempo. Domhnall Gleeson recebeu a confirmação um dia após ter feito o teste, que foi apenas um dia antes da mesa de leitura. Oscar Isaac descobriu algumas horas antes da leitura e foi instruído a esperar em um quarto de hotel, em Londres, para receber uma chamada dizendo-lhe em que lugar do primeiro andar ele deveria ficar, que um carro estaria esperando-o e, que iria levá-lo para mesa de leitura ou reservar um voo de volta aos Estados Unidos.
 
19. O Despertar da Força será lançado 32 anos após O Retorno de Jedi, 10 anos após Episódio III - A Vingança dos Sith e 16 anos após Episódio I - A Ameaça Fantasma.
    
20. Os ornamentos do droid BB-8 neste filme são produzidos por Lee Towersey e Oliver Torres, que eram membros da R2-D2 Builders Club (Clube dos Construtores do R2-D2, tradução livre). O seu envolvimento deu-se após Kathleen Kennedy conhecer seu trabalho na Celebration Europe (convenção de fãs em Londres). Eles foram, posteriormente, contactados pelo produtor executivo Jason D. McGatlin, que os contratou para a equipe de efeitos de criaturas.
  
 
TRAILER:
 
 

5 comentários:

  1. Não sou um fã de carteirinha, mas me lembrei das imitações da respiração de Darth Vader que vazia e continuo fazendo, minha filha fica me perguntando como é que faço... Mas enfim, não se se por conta da franquia ter passado para a Disney as lutas com sabre de luz se tornaram menos violentas, ao invés de promover amputações, dilacerações graves e cortar tudo o que aquela lâmina luminosa passava, os cortes pareciam mais superficiais. Somente em poucas cenas se via uma árvore ou objeto se partindo ao meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eulálio!

      Confesso que também achei que as lutas de sabre de luz, sob supervisão da Disney, estavam um pouco mais... lights (sem trocadilhos com lightsaber hehe). Se formos comparar com outros embates lendários, onde víamos um ritmo frenético, e até meio selvagem, como em Obi Wan e Quigon Jin X Darth Maul ou Obi Wan, Anakin e Yoda X Conde Doukan. Mas espero que, assim como ocorrerá um amadurecimento dos personagens, aconteça também a gradual evolução em suas habilidades com sabres de luz. É esperar pra ver né!

      Excluir
  2. Nossa, eu sou apaixonada pela saga. Não é da minha época, mas aprendi a amar com os meus pais. E, claaaaro, que eu tb tinha que ir ao cinema, hehe. Ameeeei o filme, odiei uma coisinha (bem óbvia, por sinal) e mal posso esperar pelos próximos filmes!

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen!
      Pois é, eu também odiei a mesma "coisinha" hehe mas pra tu ter uma ideia, quando aconteceu a derradeira cena, teve gente gritando e xingando na sessão que eu fui! O pessoal ficou abalado mesmo hehe mas acho que vai ser interessante ver os desdobramentos da tal "coisinha" na história. Agora é segurar a ansiedade até o episódio VIII, que só sairá em 2017!

      Excluir
  3. Tudo bem, o filme arrecadou dois bilhões então não pode ser ruim, mas ainda assim eu tive alguns problemas na minha aceitação da película em particular. O desenvolvimento dos personagens, principalmente o vilão, a Estrela da morte parte 3. São erros pontuais e nada agravantes, mas mesmo assim me deixaram bem encucado.
    Quatro Selos

    ResponderExcluir