sexta-feira, 4 de março de 2016

A Chave dos Mundos - A Torre de Phart Halor


Editora: Clube dos Autores
ISBN-13: 9788591176304
ISBN-10: 8591176308
Ano: 2014 
Páginas: 413
Saraiva


"Em um mundo distante, tudo corria bem na cidade de Cirrot, quando Ziloun, o sumo sacerdote do templo de Urttor, avistou ao longe uma sombra que começava a se formar.
Durante o inverno, após dez anos de casado, o mestre ferreiro Liohr e sua esposa, que viviam em um ponto afastado da cidade, acabaram de receber o maior dos tesouros em seu humilde lar: o nascimento de duas lindas meninas.
 
A família não tinha o menor conhecimento dos acontecimentos até seguirem para a cidade, durante o equinócio da primavera para agradecer aos deuses o inestimável presente.
Na cidade destruída, Liohr é alertado por seu maior amigo, que o exército negro seguindo uma profecia, procurava por uma criança recém nascida.
Buscando segurança, Liohr decide fugir com sua família para terras distantes.
 
Perseguidos pelos soldados, Liohr com uma de suas filhas se separa da esposa e do outro bebê.
 
Salvos, viveram em uma vila élfica por dezessete anos, desconhecendo o paradeiro do restante da família.
 
O ferreiro sentia em seu coração que a esposa e a outra filha permaneciam vivas e, quando sonhos estranhos começam a povoar a mente da jovem Narhen, chamando-a por caminhos obscuros, pai e filha decidem partir a procura de respostas."



E dae galerinha que curte uma leitura, aqui é o Marcelo, e hoje venho falar de um livro que foi uma grata surpresa de minha visita à Bienal do Livro no RJ ano passado.

 
O livro chama-se “A Torre de Phart Halor”, da série “A Chave dos Mundos”, escrito pelo autor Zeca Machado (primo em octágésimo sexto grau da Raquel...talvez).
 
Pelo nome, vocês já devem ter adivinhado que o gênero é um dos meus queridinhos: Fantasia! Uhuuul, nada como mergulhar em mundos imaginários fantásticos e esquecer um pouco do nosso mundinho!
 
Então vamos à história! Em um pequeno vilarejo chamado Cirrot, vivia um casal feliz, Liohr e Asirl. Na verdade eles viviam meio afastados do vilarejo, tipo na zona rural do lugar. Asirl estava grávida, e vejam que dádiva, teve duas meninas! E logo de cara repararam em um detalhe interessante: as meninas possuíam heterocromia, mas invertida uma em relação à outra. Uma tinha o olho esquerdo verde e o direito azul, e a outra era seu espelho. Deram-lhes os nomes de Narhen e Ishiá.
Será essa a "Chave dos Mundos"?

 
Alguns dias após o nascimento das garotas, os pais resolveram ir até a cidade apresentar as crianças, pedir dádivas no templo e talz. Quando chegaram lá, algo estava errado. O vilarejo havia sido atacado e revirado. Um morador que lhes conhecia contou que aquilo havia sido obra do exército negro, e que estavam à procura de uma menina recém-nascida citada em uma certa profecia.
 
Os pais ao saberem do acontecido não pensaram duas vezes. Fizeram as trouxinhas e fugiram com as pequeninas. Mas logo estavam no encalço deles. Por obra do destino acabaram se separando. Liohr caiu no rio com Narhen, e Asirl fugiu com Ishiá através de um pântano.
 
Após aventuras e desventuras pai e filha, e mãe e filha, foram acolhidos em vilas élficas em locais diferentes. E lá estabeleceram suas vidas, sem saberem que a outra dupla havia sobrevivido.
 
As garotas cresceram, se desenvolveram, e 17 anos depois começaram a ter visões e sonharem uma com a outra. Então começa a jornada para se encontrarem.
 
Só que nesse meio tempo o exército sombrio cresceu. Em todas as cidades estão se reunindo mercenários e soldados, e se torna perigoso viajar sem ser percebido.
 
Ao longo da história uma delas desenvolve suas habilidades como guerreira e a outra como sacerdotisa, e isso torna todas as experiências e passagens com cada personagem únicas.
 
Confesso que no início do livro achei algumas partes meio atropeladas, mas acho que era pra chegar logo na parte que interessava, a jornada e seus perigos. Aí a história ficou demais! Não dava pra desgrudar do livro, tanto que devorei ele em três dias! E já tô me coçando pra pegar o segundo...
 
Quando conversei com o autor na Bienal ele contou que a história já está toda pronta. A série “Chave dos Mundos”, criada por Zeca Machado terá 7 livros, segundo ele, sendo que os dois primeiros já lançados. Se não me engano ele falou que esse ano(2016) já sai o terceiro. É bom saber disso, pois algumas séries de fantasia são longas e nos deixam apreensivos quanto à sua finalização. (sim, eu estou falando de Crônicas de Gelo e Fogo e do enroladíssimo George R. R. Martin!)
 
E como eu sempre digo, vamos prestigiar os autores nacionais!!! E esse aqui tem uma obra prima nas mãos, dá gosto de ler!
É isso pessoal, espero que a dica seja válida para vocês, e até a próxima!!!

8 comentários:

  1. Gostei da resenha Marcelo. Confesso que o livro não me chamou muito a atenção, mas parece ser uma boa fantasia. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Precisamos mesmo prestigiar autores nacionais, eu não conhecia o livro, nem o autor, mas adoro uma fantasia!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oie Marcelo/Raquel,

    Oh Marcelo que tu fez com a Raquel?...kkk...diz pra ela voltar a ler e vir dar opinião. Até fiquei pensando que uma resenha dupla com vocês dois discutindo uma obra....\o/....Não que eu desgoste das suas, afinal amo seu entusiasmo em blogar...quem diria um casal blogando...\o/....E falando desse livro, estou bem curiosa, é a segunda resenha que leio e percebo que ele agrada ao leitor. O enredo ficou interessante com essas gêmeas com essa característica tão ímpar. Desejo que tenha ótimas leituras, para que nos traga outras maravilhosas resenhas.

    Beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelo! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu também adoro fantasia e esse livro parece ser ótimo. Sem falar nessa capa, né? Que é linda! <3 Espero ler o livro em breve. :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcelo.
    Eu estou igual a você quanto a séries. Leio o primeiro e depois demoram horrores para publicar os outros e acabo até esquecendo a história. E isso quando publicam. Mas essa me interessou muito. Conforme fui lendo a resenha, até parecia um filme. Amo livros de fantasia e esse me interessou muito. Assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?
    Confesso que esse não é o tipo de leitura que costumo fazer, mas além de ter achado essa capa muito linda eu gostei muito da premissa.
    É o tipo de livro que eu me arriscaria a ler.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelo!
    Que capa linda, hein?
    Estou na luta para ler GOT, então talvez não seja o livro que eu leria no momento.
    Talvez quando colocar em dia o George RR Martin pegue algo assim para ler.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcelo, tudo beleza?
    O que posso dizer a não ser obrigado pela resenha. Quanto ao atropelo no início, você está correto. Foi realmente meio rápido, pois a verdadeira história é a grande jornada. Não sei se já leu o segundo, mas o terceiro foi lançado em abril.
    Caso queira mais informações e críticas, peço que consulte a fanpage "A Chave dos Mundos - Zeca Machado" e olhar nas publicações dos visitantes.
    Um grande abraço.
    Zeca

    ResponderExcluir