segunda-feira, 7 de março de 2016

Antes de Dormir de S. J. Watson

Editora: Record  
Páginas: 400  
Edição: 1  
Ano: 2012  
Gênero: Suspense
Classificação:
Onde Comprar:

Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história. 


Bom Dia Leitores,

Finalmente estou de volta depois de um longo período de férias. Primeiro quero deixar meu agradecimento especial ao meu excelentíssimo noivo Marcelo Brinker, que me ajudou a colocar essa nova "leva" de postagens no ar. 

Confesso, que estava meio desanimada, mas com o Marcelo como novo colaborador aqui do blog me animei. Então sim povo, vocês terão resenhas mais diversificadas, mostrando a opinião de nós dois e dos livros e filmes que andamos vendo/assistindo, o que tenho certeza só vem a agregar. A princípio organizamos algumas resenhas para sair no ar durante esse mês. 
Agenda:
Segunda - Livros da Raquel
Quarta -  Filmes (Raquel/Marcelo)
Sexta - Livros do Marcelo

Seguindo a agenda, hoje venho trazer a resenha de um livro que me agradou muito. Descobri esse livro no blog da Nanda do Viagem Literária e isso já fazem alguns anos (pasmem!). Quando encontrei ele em uma promoção, decidi comprar, mas como estava cheia de livros de parceria para ler ele, acabou ficando para trás. 

Ano passado, descobri que tinham adaptado essa história para telona e que a protagonista era ninguém menos que a Nicole Kidman (gosto muito dos filmes dela). Então, decide nas férias que chegou a hora de conhecer melhor essa história, e não me arrependi nem um pouco.

Antes de Dormir conta a história de Cristine, uma mulher de meia-idade que acorda todos os dias sem lembrar do anterior. Isso porque, ela sofreu um terrível acidente que afetou sua memória. Assim, quando ela acorda e vê um homem ao seu lado, fica muito assustada. 

O homem é seu marido Ben, que todos os dias deve relembrar a sua esposa sobre sua vida a dois. Confusa, ela apela para algumas fotos, mas nada lhe vem a memória até que recebe uma ligação de Dr Nash. 

O doutor diz que ela é sua paciente e pede para ela buscar seu diário no armário, um diário onde ela escreve todos os dias sobre suas recordações. Porém, Bem não sabe que Cristine está realizando essa consulta com o doutor, e sua cabeça fica ainda mais confusa, quando ela abre o diário e na primeira página está escrito com sua letra: 
“Não confie em Ben!”.

A partir dai acompanhamos a busca de Cristine por suas memórias, o seu dia-a-dia e ficamos apreensivos com tudo que a cerca, pois ninguém parece confiável e um segredo muito horrendo pode estar por trás de tudo isso.



MINHA OPINIÃO

Se pudesse definir esse livro em uma palavra seria: Instigante. Esse foi um dos livros que peguei para ler e não queria mais largar, pois os acontecimentos vão te levando a loucura e não vemos a hora de descobrir a solução de todo esse mistério. 

Confesso que estava com um pouco de medo dessa leitura, pois fiquei pensando, será que em todos os capítulos vamos nos deparar com toda a lenga-lenga de ela descobrir quem ela é novamente? Para minha felicidade, isso não acontece!


A autora achou uma maneira muito criativa de resolver esse problema. Começamos com Cristine no seu dia atual, quando ela descobre o diário, e nos capítulos seguintes vamos acompanhando sua história através das anotações que ela fez, até chegarmos ao ponto atual e bem, não posso contar senão seria "Spoiler". 

A escrita da autora é criativa e envolvente, e confesso que não via a hora de desvendar todo esse segredo junto com a protagonista.

Esse é um tipo de livro que vai te fazer sentir diversas emoções: sorrir, chorar, se surpreender e torcer para que tudo possa ser resolvido da melhor forma possível.

Cristine é uma personagem forte e determinada, e algumas das suas características me surpreenderam ao extremo. Não admiro ela, pois certas ações suas realmente me deixaram pasma, mas com certeza ela ganhou meu respeito. Ben é uma incógnita, o marido perfeito, será? Ele realmente é um personagem realmente complexo e que vai te deixar com a pulga atrás da orelha até o final.

Fazendo um comparativo básico entre filme e livro, posso dizer que gostei dos dois. Apesar, do livro sair bem na frente do filme no quesito suspense. Como comentei Nicole Kidman foi responsável pela atuação e apesar de gostar muito dela como atriz, infelizmente ela não se encaixou nesse papel, pois a todo o instante imaginei uma pessoa mais velha interpretando. Algumas cenas do livro também foram deixadas de fora e acredito que seriam importantes para o enredo. Apesar disso, é um bom filme de suspense, então indico os dois.

Concluindo, um livro recheado de suspense e surpresas. Para quem curte esse gênero é um prato cheio. Recomendo!

SOBRE O AUTOR
S. J. Watson nasceu em Stourbridge, em West Midlands, vive em Londres e trabalhou no Serviço Nacional de Saúde durante anos. 

Em 2008, Watson foi aceito no primeiro Curso “Escrever Um Romance” da Faber Academy, um programa que aborda todos os aspectos do processo da escrita de um romance. 

Antes de Dormir é o resultado desse curso e foi traduzido em mais de 30 línguas. 




Veja o Trailer do Filme:

5 comentários:

  1. Tá aí um dos teus livros que eu tô me coçando pra pegar pra ler também. Depois que vimos o filme fiquei com mais vontade ainda! É uma espécie de "como se fosse a primeira vez", só que uma versão mais realista e hardcore, sem aquele esquema de "conto de fadas". A vida real consegue ser cruel as vezes né, essa história mostra bem!

    Bjus querida!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, preciso dizer, que a capa desse livro é maravilhosa, estou encantada!
    O enredo é muito interessante e me deixou morrendo de vontade de ler, eu amei essa indicação! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. PArece bem interessante, eu não conhecia e fiquei instigada à lê-lo. Parabéns pela resenha está muito bem detalhada =]

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Quando li a sinopse, lembrei de um filme assim.
    Não me interesso muito pela leitura por não ser algo tão 'novo' para mim. Teria outras prioridades de leitura no momento.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Raquel, tudo bem???
    Bem vinda novamente ;)
    E que legal que o seu excelentíssimo vai te ajudar a colocar ordem na casa =D amores de blogueiras precisam colaborar hahhahhaha
    Esse livro é ótimo né? Está entre um dos meus livros favoritos. O filme eu confesso que não curti muito :P Achei bastante confuso :3
    Beijoooos e feliz dia da mulher
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir