terça-feira, 21 de junho de 2016

Como Eu Era Antes de Você de Jojo Moyes

ISBN: 9788580573299
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Edição: 1ª
Assunto: Drama
Classificação: 
Onde Comprar:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


O livro em uma frase/pergunta:
Qual o real sentido da vida?

Bom Dia Leitores,

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que estava ansiosa para ler. Eu conhecia esse livro já faz algum tempo,visto a repercussão que ele teve na blogosfera literária,mas com a vida corrida e a grana curta, fui deixando ele de lado,até que um certo dia o Marcelo me chamou para ver um trailer de um filme que ele achou que eu gostaria de ver, e o trailer era do livro. O que dizer me apaixonei novamente, e agora sabendo que o livro estava adaptado para as telonas e que sairia ainda esse ano, corri comprar meu exemplar e passei ele na frente da lista de livros aqui de casa, para conhecer a história antes de claro ir conferir no cinema. Posso falar que não me arrependi nada e hoje quero compartilhar com vocês minhas impressões dessa linda história da autora Jojo, Como eu era antes de você.

O prólogo do livro nos apresenta um rapaz rico que acaba sendo atropelado, e consequentemente sofrendo lesões que o tornam tetraplégico. 

Alguns anos depois, somos levados a uma cidadezinha turística do interior, mas precisamente ao café "The Buttered Bun", onde Louisa Clark trabalha há mais de seis anos. Ela está acostumada com o local e conhece todos os clientes como se fossem seus velhos amigos. Porém, tudo esta prestes a mudar, pois o chefe lhe chama a avisa que o café será fechado, a deixando sem emprego e sem rumo na vida. 

Não tendo qualificações ou estudo, ela acaba aceitando alguns "bicos" realmente complicados, pois ela é uma das fornecedoras financeiras da casa, e seus pais e irmã contam com o dinheiro que ela ganha para o sustento da família.

A moça acaba não se adaptando em nenhum outro lugar,aliás ela não consegue, pois trabalhar no café era tudo que ela queria da vida, e não se vê fazendo nenhuma outra coisa, que não servindo chá. Quando na agência de empregos, lhe é oferecida uma vaga como "cuidadora de deficiente", o salário é mais alto do que ela já ganhou, porém a garota não tem experiência com isso, mas por insistência de sua família e de seu namorado Patrick, ela acaba tentando a vaga.

Já imaginando mil coisas horríveis, ela vai para entrevista de emprego, em uma grande mansão, chegando lá ela imagina quem seria o "idoso" que precisaria de cuidados, mas fica sem chão ao conhecer Will  Traynor, um jovem de 35 anos, tetraplégico.

As coisas não poderiam ser piores, Louisa não sabe o que fazer e Will não tem a miníma vontade de lhe falar nada, os dias passam como um verdadeiro desastre, entre ela se adaptar e Will tentar aceitá-la, ela não entende o que tem de errado com sua maneira de ser, até descobrir o verdadeiro segredo da casa. A verdadeira razão dela ter sido contratada e que vai fazer ela mudar radicalmente sua forma de ver a vida.



MINHA OPINIÃO

Como eu era antes de você, foi um daqueles livros que eu não conseguia parar de ler até chegar ao final. E apesar de a vida estar corrida,como comentei, e sem tempo para quase nada, sempre guardava alguns minutinhos no final do dia para continuar acompanhando a história de Louisa e Will, me pegando torcendo para que pudessem ter um final feliz, ou algo próximo a isso.

A escrita da Jojo me agradou muito, ela é leve e dinâmica, e sem perceber me vi devorando o livro cada vez que o pegava na mão. Uma coisa de interessante que a autora poderia ter acrescentado era alguns capítulos na visão de Will, pois ele é um personagem bem fechado e misterioso, porém muito inteligente e experiente e fiquei me perguntando o que ele pensava durante alguns momentos.O que realmente se passa em sua cabeça? Mas, para complementar isso, posso falar que em alguns momentos acompanhamos outros personagens da trama, o que nos faz sair um pouco da cabeça de Louisa e ver a situação como um todo,o que achei muito agradável.

Uma coisa interessante que acabei percebendo é que o título desse livro é um grande spoiler, afinal o livro se chama "Como eu era antes de você", o que já nos faz pensar que alguém vai morrer. Até ai tudo bem, eu estava consciente disso e esperava que o mocinho não fosse passar muito tempo nessa vida, porém quando meu excelentíssimo noivo veio e me fez uma questão fiquei com a pulga atrás da orelha: E se não for ele que morre? E sim ela? Ai já fiquei imaginando mil e uma coisas, será que a autora seria tão louca assim? Isso realmente, seria uma reviravolta que eu não estaria esperando. Bom,se isso acontece ou não, não irei contar,afinal já temos o spoiler do título e você não precisam de outro certo? Mas é uma teoria interessante a se pensar não é?

Sobre os personagens, Louisa é aquela menina que ainda não cresceu, apesar de ter 26 anos, ela ainda mora com os pais, trabalha em um local há mais de seis anos e tem um namorado de adolescência, que é mais uma coisa comôda para ela do que realmente qualquer outra coisa. Ela não tem ambições na vida, não sabe o que quer, nem o que esperar do amanhã, e isso acho que foi o ponto chave de todo o livro. Afinal, sendo tão jovem e tendo uma vida pela frente, ela teria que ter sonhos e objetivos, ter um sentido para viver. E ao longo do livro, vamos vendo essa personagem amadurecer. Outra característica peculiar é a maneira dela se vestir e seu senso de humor, totalmente falante e de bem com a vida realmente é o oposto de Will. 

Will Traynor me chamou muita atenção, um homem inteligente, bem sucedido e rico, que adorava desfrutar da vida de todas as maneiras de uma hora para outra se vê preso em uma cadeira de rodas, sem poder se mexer e sendo totalmente dependente para fazer tudo. Um personagem taciturno, o qual eu gostaria de saber mais. 

Sobre a família de Lou, seu pai e sua mãe que estão sempre preocupados com o bem estar dos filhos, o avô que já não tem muita percepção da vida e sua irmã Treena, devo comentar aqui que na visão de Lou eu realmente cheguei achar essa personagem irritantemente perfeita, pois ela é o centro das atenções, porém temos um capítulo onde ela mostra sua visão das coisas e me arrisco dizer que eu prefiro ela do que a Lou, pois ela é mais determinada a conseguir o que deseja, fiquei imaginando se fosse ela ao invés de Lou cuidando do Will. Temos também os pais de Will, que tem suas histórias peculiares, que conseguimos enxergar como se fossem personagens da vida real. E não posso deixar de comentar sobre o Nat, o enfermeiro que cuida do Will, que achei totalmente demais, e fiquei curiosa para saber mais sobre ele também.

Um dos pontos importantes que a autora destacou nessa história foi: como é a vida de uma pessoa tetraplégica. Como eles ainda são discriminados pela sociedade, seja por pena ou desconforto das pessoas ao conversar com eles, conseguia me colocar na pele de Will ao sair de casa e ser visto na rua. Além disso, os serviços que oferecem para pessoas assim, como ainda são precários, e como é preciso diversos cuidados para um paciente nessa condição. Afinal, além do seu bem estar emocional, tem também seu bem estar físico,e isso foi interessante, pois fomos aprendendo junto a Louisa a cuidar de Will e do que ele precisava.

Concluindo, um livro muito lindo com grandes lições de vida. Lendo ele só posso dizer que penso como nossa vida é valiosa, como somos bem aventurados por ter saúde e podermos fazer o que desejarmos.Gratidão, por estar aqui e aproveitar o máximo que pudermos, esse seria meu recado final.

Trailer do Filme:
Como comentei acima o filme estreia nesse mês de Junho e estou curiosa para ver ele no cinema, e vocês?






SOBRE A AUTORA
Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.

4 comentários:

  1. Olá, Raquel.
    Esse livro parece ter um enredo realmente bonito, sem falar que traz uma reflexão interessante sobre as pessoas tetraplégicas.
    Não sei se leria por não gostar muito de romances, mas devido aos ensinamentos que a obra traz, talvez eu dê uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos livros mais lindos que eu já li em toda a minha vida! Vale muito a pena ler! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/06/resenha-do-filme-como-eu-era-antes-de.html

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Raquell <3

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir