segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Dicas de Final de Ano: Distopia

Bom Dia Leitores,

Continuando com as dicas, hoje quero trazer para vocês um gênero que tem dado o que falar, uns amam outros odeiam: estou falando das Distopias.

Distopias geralmente abrangem um mundo pós-apocalíptico, onde temos uma sociedade com regras rígidas e personagens fortes e complexos. Esses livros geralmente me fazem pensar em como é nosso mundo hoje em dia e se não vivemos um pouco de distopia nos nossos dias e principalmente o que podemos fazer a respeito disso.

JOGOS VORAZES
Devo confessar me apaixonei por esse gênero lendo Jogos Vorazes, por isso minha indicação não poderia ser outra.

A personagem principal com certeza é uma das que mais me agrada na Literatura, pois ela não é cheia de "mimimi".Katniss, tem total consciência do mundo em que vive, e do que precisa fazer para enfrentá-lo, o que não deixa tanta brecha assim para romances, mas que realmente não é o foco do livro.

Nessa história em particular, temos um mundo dividido em 12 distritos, sendo o primeiro o mais rico e cheio de glamour e o 12 o mais pobre. Cada distrito é responsável por uma tipo de sustento na sociedade. O distrito 12, onde Katniss vive são dos mineiros e ela perdeu seu pai em um acidente, deixando ela, a irmã mais nova Prim e sua mãe sozinhas, assim sendo a garota teve que aprender a se virar cedo.

O que acontece nessa história é que todo ano existe a "Colheita" onde cada distrito deve dar como tributo para Capital um menino e uma menina de 10 a 17 anos (ou algo próximo a essa idade). E dessa vez, a sorteada é Prim, porém Katniss não vai deixar sua irmã menor se sujeitar a isso, então ela se oferece no seu lugar para os Jogos Vorazes

O único problema desses "Jogos" e que só pode restar um sobrevivente, isso mesmo eles devem se enfrentar em um campo de batalha até a morte, e para deleite da população masoquista, tudo isso e transmitido ao vivo pela televisão (o que confesso me fez lembrar um pouco dos nossos BBB'S).

Enfim, a história gira em torno dessa sociedade manipuladora e dos personagens tentando sobreviver, e fez tanto sucesso que foi adaptada para o cinema (e posso comentar fique feliz com o resultado dos filmes).

É uma série fechada que conta com três livros,e em cada um deles conhecemos melhor a sociedade com quem estamos lutando e acompanhamos Katniss nessa busca pela "liberdade" se assim podemos dizer.

O que não posso deixar de comentar aqui e sobre o final da série, sim eu já li todos os livros, e não vai ser nenhum spoiler, apenas quero deixar minha opinião de como a autora conseguiu se manter fiel a sua ideia do início ao fim, e que o livro me agradou como um todo.


Para quem quer experimentar esse gênero super indico esse livro, com certeza uma bela entrada no mundo da Distopia.

E vocês já leram?
Querem ler?
Tem outras dicas de livros nesse gênero?

Nenhum comentário:

Postar um comentário