sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Dica de Série: Os 13 porques

Bom Dia Pessoal,

Como esse foi o mês escolhido para falar e debater sobre um tema muito importante "Suicídio", decidi colocar no ar hoje minha impressão sobre a série "Os 13 porquês", pois tem tudo a ver com o tema e realmente merece ser conferida de perto.



Essa série é baseada no livro de Jay Asher publicado em 2007 e seu tema principal é o suicídio adolescente

Nessa série acompanhamos Clay, um jovem que está triste pela morte de Hanna (a garota por quem ele era apaixonado). Um dia ele recebe uma caixa com 13 fitas cassetes e leva um susto ao ouvir essas fitas, pois quem está narrando elas é a Hanna Backer. As instruções são simples ouvir as fitas e passar para a próxima pessoa. O conteúdo das fitas, é a razão porque ela se suicidou, então cada fita é direcionada há um personagem e do porque ele levou a menina a se suicidar. 



Durante os treze episódios entre presente e passado vamos acompanhando Hanna e sua vida e as razões que levaram ela a cometer tal ato. Nesses capítulos são tratados vários temas polêmicos como o Bullyng e Abuso Sexual, e não vou mentir que a coisa fica bem tensa da metade para o final.

Ouvi muitos comentários sobre a série ser dramática e que poderia deixar uma pessoa depressiva a ponto de fazer a mesma coisa que a protagonista. É uma série forte sim, que veio com o intuito de mexer com a cabeça e os valores que temos em nossa sociedade. Por isso é importante termos sempre a noção do que é realidade e do que é fantasia, e de que apesar essa ser uma série que veio para alertar sobre esse tema, o que aconteceu "não é bonito" e "não é razão para uma pessoa cometer tal ato". Afinal, suicídio não é a resposta NUNCA para resolver uma situação.  



Existem algumas cenas que confesso lembrei de mim mesma na escola, em situações que também passei (eu era a garota que sofria bullyng por ser meio nerd), e  entendo que quando somos adolescentes tudo parece ser o fim do mundo, mas depois vemos que a coisa não é bem assim. Acredito que essa história podia ter mostrado esse outro lado também.

Fiquei meio chocada com o final e de como são mostrados certos detalhes sobre isso. Existem rumores sobre uma segunda temporada mas nada confirmado ainda.



Concluindo, acredito sim que todos deveriam assistir, inclusive os pais dos adolescentes para entender um pouco mais seus filhos. E que essa história é um grande apelo para ficarmos de olho e disposto a ajudar pessoas em depressão ou que estejam passando por problemas, talvez não pareça muita coisa para você mas para a pessoa pode parecer. Às vezes apenas ter alguém para ouvir, ou dizer "Estou aqui se precisar", pode ser a solução para um caminho bem melhor.

Trailer:


E vocês já assistiram?
Pretendem assistir?
Raquel Machado

32 comentários:

  1. Oi Raquel, então, eu tentei ler o livro e não fluiu, achei confuso..
    Já a série eu abandonei na metade, achei que enrolou demais, então eu meio que percebi que não era para mim, mas gostei da sua resenha da série, apareça aqui com mais dicas de série!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Oie querida!

    Tá aí uma série que me surpreendeu positivamente! Confesso que não tava esperando muita coisa, até que assistimos e WOW! Que soco no estômago!

    Realmente é um tema que tem que ser muito debatido e estudado, pq como não entendemos como funciona a cabeça das outras pessoas, quando percebemos que precisam de ajuda às vezes pode ser tarde demais!

    Curti muito o gancho que deixaram para uma segunda temporada, acredito que será outro tema bem interessante de ser explorado!

    Bjus querida!

    ResponderExcluir
  3. Amo essa série <3
    Amo de paixão o livro <3
    Tá de parabéns, amei sua matéria <3

    ResponderExcluir
  4. Raquel eu assisti essa série logo que foi lançada e achei o máximo,nos faz refletir e muito sobre suicídio e depressão, sobre o que deixamos de fazer por medo e ela demonstra de forma bem clara! Ótima dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. oi Raquel, eu não assisto muita série, na verdade não curto mesmo, mas os 13 porquês me prendeu do começo ao fim, fiquei vidrada nos capitulos e não aguento mais de ansiedade pela 2ª temporada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu assisti esta série um pouco depois que lançou e simplesmente amei. Ela passa muitas mensagens importantes... Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti à série faz algum tempo, mas lembro da cena chocante de quando ela corta os pulsos, na noite em que eu vi eu não consegui dormir de tão perturbada que eu fiquei. Acho que a série abordou assuntos muito importantes para serem falado atualmente e que os jovens deveriam ver.

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu li ao livro há um bom tempo e gostei muitoo, mas não fiquei animada com a série. Acho que a adaptação pecou em alguns pontos, mas vi muita gente amando, assim como vc.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca vi a serie, mas tenho curiosidade em, faze-lo, ou então em ler o livro! :) Que ótimo que gostaste e aconselhas a todos!

    Espero tirar minhas próprias conclusões depois!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    Eu já assisti e acho SUPER NECESSÁRIO.
    O tema é polêmico, eu sei, mas foi incrivelmente verdadeiro a forma como tudo é abordado.
    Engraçado que a série me impactou mais que o livro, talvez seja mérito dos atores e da Netflix.
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Puxa... Que bacana essa sugestão!
    Claro que já ouvi falar da série muitas vezes e já li muitas coisas sobre ela.
    Mas em nenhum outro momento meu interesse para assisti-la foi tão despertado quanto agora com a sua postagem.
    Acho que você não expôs somente o que a série fala, mas você ressaltou a importância dos temas que ela traz e a nossa reflexão quanto a eles.
    Isso foi muito bacana da sua parte! Show!
    Adorei! Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  12. Essa série é mesmo sensacional. Eu já tinha gostado do livro, mas acho que a série deixou tudo mais claro. Toda ação nossa pode refletir em algo na vida de alguém, seja de forma positiva ou negativa. Isso fica explícito na série, e mostra muito bem como devemos estar do lado daqueles que amamos e estar dispostos a ajudá-los, assim também como não devemos sair julgando sem conhecer a história verdadeira. Também achei o final chocante e, sinceramente, desnecessário. Não vi a relevância em mostrar o ato do suicídio tão claramente, alguns mais abalados podem interpretar a mensagem de outro jeito, portanto é uma série que eu também super recomendo, mas talvez com algumas restrições. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Leia a resenha do meu livro O Poder da Vingança lá no blog e aproveite para adquirir o seu exemplar!

    ResponderExcluir
  13. olá. eu vi a série, infelizmente, achei horrível, foi do fútil ao banal bem fácil, o que é lamentável, a temática é série e deveria no mínimo ser tratada com respeito.

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel, conheço a série, mas não cheguei a assistir. Na verdade nem o livro eu li. Mas acho importante as pessoas saberem que tem alguém por perto para ouvirem quando for necessário. Um ótimo alerta.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Assisti alguns episódios dessa série e acho o tema bem forte. Ah, e a segunda temporada está confirmada sim! 😊
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu assisti a série assim que ela saiu na Netflix, eu quero ler o livro, mas ainda não tive oportunidade.
    Acho que todos deveriam assistir, pois o assunto tratado é muito importante precisa ser abordado de todas as maneiras, essa foi uma série que envolveu muita polemica por causa de algumas cenas, muitos alegaram que a série é um manual para cometer suicidio e eu não vejo dessa forma.
    É importante estarmos atentos aos sinais que algumas pessoas mostram indicando que estão literalmente pedidno socorro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. oi, eu nunca assisti essa série e não curto muito séries, então acho que não o farei, mas pretendo ler o livro um dia, e acho também um tema bem relevante e que precisa ser discutido. Com essa série os adolescentes percebem que não estão sozinhos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, como vai?
    Confesso, com muita vergonha (rs), que ainda não li o livro, e nem assisti a série. O tema abordado na obra é muito importante, e tenho certeza de que todos precisam ler e/ou assistir, e farei isso muito em breve, assim espero. Lindo post, parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu amei tanto a leitura quanto assistir essa série.
    É uma obra de reflexão e de base para muitos debates entre pais e jovens e na escola também.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Sua resenha foi bem escrita, você falou bem do tema sem dar spoiler e gostei de ter o trailer...
    Senti falta de um pouco de detalhes sobre elenco, diretor e tal (mas são só detalhes)
    Ficou muito boa! Beijos <e

    ResponderExcluir
  21. Olá! Não li o livro, mas assisti a série e nossa! E imaginar que pequenas situações tornam-se imensas bolas de neve. Foi muito legal o debate que essa série causou e mais ainda a conscientização que ela trouxe, o alerta. Gostei demais. beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  22. Oi tudo bem?
    Eu vi essa série assim que lançou e sou apaixonada por ela, todos os episódios trazem um tema muito importante a tona, já estou ansiosa para a segunda temporada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Essa série tá bem em alta. O fato de lidar com dramas adolescentes já me afasta da telinha, sei que não vou gostar, por mais relevante q seja a mensagem deixada ali. Fico feliz que tantas pessoas tenham curtido e tenham discutido a questão mais abertamente.
    Suicídio e outras tantas coisas que é o precedem são um assunto sério q precisa ser lidado da mesma forma.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  24. Olá, Raquel.
    Eu li o livro tem alguns anos já e não gostei tanto assim. Já a série eu gostei bastante. Acho que no livro por ser em primeira pessoa aos olhos do Clay, a coisa ficou muito restrita e acabei não curtindo tanto. Mas é uma série que todos deveriam ver sim. E não concordei com o povo falando que a série incentiva o suicídio.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  25. Essa série é forte mesma, tema pertinente e bem atual nessa época maluca em que vivemos onde há cura pra quase todas as doenças do corpo, mas ainda engatinhamos nas doenças da alma! Entendo quem reclama que parece uma apologia ao sucídio e tudo mais, entretanto acho que é necessária para as pessoas que passam por situações iguais poderem ver que o problema não é só com elas, a depressão existe sim e é uma coisa frequente que incomoda muita gente mas ninguém fala.

    Amei sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bem?
    Eu assisti a série logo que ela saiu e rendeu várias discussões na época, porque apesar da temática tão forte da série, chamando atenção pra um tema importante, muitas pessoas são hipócritas ao ponto de preferir problematiza-la como algo negativo.
    Eu gostei muito, mas não gostaria que houvesse a sequência, acabou de uma maneira muito boa.

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Eu assisti na época e já esperava que ela foi inconsistente como o livro, porque é superficial e sem muitos esclarecimentos sobre o diagnóstico da Hannah e de outros personagens, porque é fácil escrever sobre opressão, bullying e tantas coisas e deixá-las desconexas e avulsas, porque são oriundas da cultura, ambiente escolar e social, então devem ser tratadas como um todo, principalmente que o público-alvo são adolescentes e não adultos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Suicídio, bulliyng, abuso sexual e depressão são assuntos que devem sim ser discutidos, especialmente entre jovens e pais. Mas, claro, tudo tem que ser estudado, um trabalho minucioso antes de entregar para milhares de pessoas ler/assistir aquilo, afinal, tudo o que trata de assuntos fortes pode conter muitos gatilhos para quem passou ou passa por isso. Acho que esse foi um problema na série, e por isso tanta gente não gostou. Eu li o livro e não gostei nada, achei tudo tratado de forma muito superficial e nenhum dos personagens me convenceu. Não sei se vou assistir a série um dia...
    Gostei do post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Apesar dos temas pertinentes discutidos na obra, passo longe da série. Li o livro e odiei, não simpatizei com a Hannah e, se pudesse, eu mesma teria entrado no livro e a matado. Ela me pareceu bem mimada.

    ResponderExcluir
  30. Oi.
    Já estou com vontade de assistir essa série há algum tempo, mas ainda não tive coragem.
    Aconteceram situações com pessoas próximas a mim bem parecidas com o enredo da série, e, sinceramente é bem pesado quando acontece na vida real.
    Pretendo assistir um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oie amore,

    Que blog mais amor, parabéns!
    Quanto a série ainda não assisti, mas confesso que tô com vontade de tanto que vejo o povo comentando.
    Ainda mais depois que ganhei uma caneca num sorteio.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  32. Raquel, essa série foi motivo de comentários por dias e confesso que apesar de achar que trata de um tema bem interessante e que deve ser debatido eu nunca me animei em ver.
    A vontade ainda não veio, mas se traz alguma coisa de boa para o assunto deve mesmo ser vista.

    ResponderExcluir