quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Jantar Secreto de Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras
Ano: 2016
Páginas: 376
Edição:
Gênero: Terror
Onde Comprar:

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles. 



Bom Dia Pessoal,

Hoje trago uma resenha bem especial para o blog, pois não foi feita nem por mim nem pelo Marcelo, mas por algum que julgo ser uma conhecedora excelente ao se tratar de histórias de terror, minha prima Simone Kramer. Presentei ela com esse livro do Raphael mês passado, pois sei como ela é fascinada por esse tipo de história e torcia para que ela gostasse da mesma. Fiquei feliz ao conversar com ela e saber que o livro agradou e fiz o convite para ela deixar suas impressões por aqui, e ela aceitou. Espero então que vocês gostem da resenha.




Quatro amigos saem do interior do Paraná para estudar no Rio de Janeiro.
Dante, forma-se em administração, mas devido à crise, consegue apenas  emprego em uma livraria.
Leitão, desiste da faculdade de Ciência da Computação e passa os dias realizando pequenos delitos on-line e engordando.
Miguel faz residência em um hospital público.
Hugo, é chef. Apesar de ter passado seis meses na França estudando, consegue apenas fazer bicos em um buffet.
Para piorar a situação, o aluguel está atrasado há seis meses. Uma dívida bastante grande para a situação precária em que os amigos se encontram. Surge, então a ideia de fazer um jantar com um número definido de convidados para arrecadar dinheiro para o aluguel. Mas ao fazer uma brincadeira com o menu, Leitão troca a carne de cordeiro por carne humana e...há interessados em participar.


É uma história extremamente perturbadora, pois coloca em perspectiva a semelhança entre abater um animal e um ser humano. Com detalhes minuciosos de todo o processo pelo qual passa o corpo até chegar à mesa para ser servido, incluindo a receita do prato.

Faz pensar na hipocrisia de “amar “os animais, mas não resistir a um belo bife.  Ser contra as touradas na Espanha, mas não se preocupar de que forma chegou o pedaço de carne em seu prato. Ficar horrorizado com os chineses  no festival de carne canina de Yulin.

A história de vida dos personagens são muito interessantes e, o fato do autor incluir as mídias sociais em sua narrativa, torna o livro muito chamativo e envolvente.

Adorei o livro, mas há a necessidade de encará-lo friamente, sem se envolver demais, caso contrário torna-se uma leitura incômoda e pesada.

No meu caso, li muito rápido, pois desejava muito saber qual seria o próximo passo, o próximo problema ou a próxima solução. 

Fiquei triste quando acabou.
Simone Kramer


Book Trailer do Livro:


SOBRE O AUTOR
Nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.

E vocês já leram algum livro do Raphael?
Pretendem ler?
Deixem seus comentários.

20 comentários:

  1. Olá querida! Olá Simone!

    Quando vimos esse livro na loja, e você me falou da história, até eu fiquei curioso de ler. Foi aqueles presente de interesseiro sabe, a gente dá o presente torcendo pra pessoa emprestar depois hahahaha

    Mas que bom que gostaste Simone, e realmente parece bem desenvolvida a trama. Quem sabe um dia pego para ler.

    Achei muito irônico ter um personagem com o apelido (espero que seja) de Leitão. Ainda mais no ramo de atividade deles hahaha

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Simone, adorei conhecer um pouquinho mais deste livro, não conhecia e fiquei intrigada com o enredo, gosto de leituras que me tiram da zona de conforto e acredito que seria o caso deste livro.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Sou muito medrosa então até hoje nunca li nada de terror. Mas está na minha lista ler algo do Raphael Montes começando pelo livro de contos O Vilarejo. No entanto, cada vez tenho lido mais críticas positivas de Jantar Secreto e começa a dar uma curiosidade. Sò não sei se terei coragem de terminar a leitura.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel! Tudo bem? Apesar de não ter lido o livro eu acho que perturbador é um bom adjetivo para ele! Eu acho o tem indigesto, mas morro de curiosidade pra conhecer a narrativa do autor rsrsrs Excelente resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Poxa que bacana esse livro menina, no começo eu pensei que seria bem diferente diante de tanta gente falando sobre a obra, mas em certo modo não me vi tão atraída ao ponto de comprá-lo, fico feliz que tenh gostado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    É um livro que eu gostaria de ler, mas não me atreveria a fazê-lo no momento. Amo animais e já deixei de comer carne várias vezes. Mas não estou trabalhando no momento porque estou prestando concurso e todos na minha casa acham que é besteira não comer carne, então eu não conseguia ingerir nutriente o suficiente e acabava passando mal pelos cantos. Mas pretendo parar de comer carne em breve e só depois terei coragem de ler esse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu já li esse livro e achei a história bem sinistra. Nossa, o autor escreve super bem, impossível parar a leitura.
    Gostei muito do livro, já indiquei para várias pessoas.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu conheço o livro e o autor, mas para falar a verdade, não li nada dele ainda. Eu que não queria participar de um jantar deste. Que loucura né, colocar carne humana...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi, já havia ouvido falar desse autor, e li uma ou duas resenhas sobre esse livro . Eu realmente fiquei curiosa,apesar de não ser meu estilo de leitura, já o adicionei à lista de leituras! Adorei a resenha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel! Oi Simone!
    Já li muitas resenhas a respeito desse livro e achei a temática bem interessante, mas não me arrisquei a ler. Sou o tipo que se envolve na leitura e, por ter uma história bem intensa talvez não me sentisse bem lendo (hahaha).
    Que bom que gostou da história! Leia os outros livros dele, são muito bons!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    ai me sinto mega culpada por ainda não ter lido nada do autor e acredite que vontade não falta, principalmente esse novo lançamento, espero muito poder comprar e ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Heiii, tudo bem?
    Desde o lançamento de "Jantar Secreto" que eu quero ler, ainda mais sendo nacional, sempre gosto de conhecer os nossos autores.
    O livro ainda nao tinha lido nada da sinopse para nao pegar spoiler e por ser a primeira resenha, me deu uma boa impressao e fiquei curiosa com o enredo.
    Com certeza vou ler, ainda mais depois de tantos pontos ressaltados.
    Só escuto elogios do Raphael Montes.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive coragem. Achei a sua resenha bem direta e gostei de saber a sua opinião sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro, está na minha lista desde o lançamento.
    Ainda mais depois que recebi da editora alguns mimos e entre eles estava um convite para um jantar secreto, no qual deveria fazer uma inscrição por email. Confesso até que fiquei com um pouquinho de medo kkkkk...
    Beijos Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Quero agradecer a todos que acharam minha resenha proveitosa e que tenha despertado um pouquinho de curiosidade pelo livro. Muito obrigada pela oportunidade de participar.

    ResponderExcluir
  16. Aaah, eu li O Vilarejo do RM e super curti o estilo dele. Bem cru mesmo. E as artes que fazem nos livros dele são ótimas. Só vejo resenha intrigante desse livro. Gostei do formato dessa. Bem sucinta. Me deixo mais curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Oi linda,

    A resenha está esplêndida e bem detalhada.
    O trabalho de Raphael é brilhante no gênero e queria saber onde ele tinha tantas ideias bizarras para elaborar essas histórias macabras e que nos deixam de cabelos em pé haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie, sou apaixonada por livros assim que contém misterios, Já conhecia porém não sabia da história, gostei bastante da resenha e vou colocar-lo na minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Raphael Montes vem se destacando ultimamente e sou doida para ler seus livros, não tem uma resenha que u tenha lido que fale mal da história ou da narrativa. Deve ser um livro bem interessante, fiquei curiosa por se tratar de pessoas comendo outras pessoas, curioso, enfim, tem o lado da hipocrisia também em relação ao animais. Bem curioso! Quero conferir!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir