sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CineKriativa: Fragmentado

Título original: Split
Distribuidor: Universal Pictures
Ano: 2017
Gênero(s): Suspense/Terror
Duração: 116 min
Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy; Anya Taylor; Joy Haley

O psicopata Kevin (James McAvoy) tem nada menos que 23 personalidades. Um dia, ele sequestra três garotas. No cativeiro, Kevin começa a atormentá-las com seu comportamento instável. Para o terror das jovens, a pior dessas personalidades, conhecida como The Beast, ganha vida.






Ola pessoal,

Hoje trago a resenha de um filme "muito louco" que vimos esse ano, e acredito que merece ser compartilhado com vocês, pois entrou para nossa lista de filmes "Favoritos". O filme da vez é "Fragmentado".

No filme Fragmentado acompanhamos a história de Kevin, um rapaz que possui múltiplas personalidades (para ser mais precisa 23 personalidades), e cada uma tem um comportamento diferente, inclusive com problemas de saúde diferente, por exemplo, existe uma das personalidades que possui Diabete e as outras não. Kevin se trata com a terapeuta Karen Fletcher, especialista nesse assunto, e ela acha fascinante o modo como cada uma das personalidades altera o comportamento dele e também sua aparência física(como é que é?).

Nesse filme, temos uma outra protagonista chave, a jovem Cassey, uma adolescente nada popular e até mesmo anti-social, que vive retraída pelos cantos. Todos a acham estranha, e só confirmam suas dúvidas quando em um dia em uma festa de aniversário, ela liga para a buscarem mas acaba ficando sem carona. O pai da aniversariante então se oferece para levá-la até sua casa. Casey, Claire e Marcia entram no carro, e ela é dominada por um súbito terror quando o motorista que entra ao seu lado, não é o pai da amiga, mas sim Kevin, que coloca as três para dormir.  Elas acordam em um cativeiro aterrorizadas, com várias dúvidas na cabeça:

Quem era aquele cara? 
O que ele quer?

Nesse lugar elas acabam descobrindo as personalidades de Kevine o pior ainda está para acontecer, pois a pior das personalidades dele, intitulada de "A Besta", está prestes a ganhar vida, e com ela o terror realmente vai começar.
Kevin e algumas de suas personalidades. Nota 10 para interpretação desse ator.

Desde que vimos o trailer desse filme ficamos mega interessados em assistir, porque adoramos filmes desse gênero. Eu e o Marcelo costumamos assistir muitos filmes de suspense e terror, e confesso que é difícil algum que realmente nos prenda atenção (nós dormimos assistindo Atividade Paranormal), por isso quis deixar a dica desse filme, porque ele realmente nos causou calafrios. Não é um filme que vai fazer você morrer de medo, mas vai te prender até o final. E que final!

Não posso deixar de comentar sobre a atuação de James McAvoy, esse ator realmente se revelou. O modo como ele fez cada uma das personalidades me surpreendeu muito, sem muitos figurinos diferentes ou efeitos especiais, somente com a atuação dele conseguimos distinguir exatamente cada um deles. Eu acredito que ele merecia um Oscar por isso.

Quero comentar também sobre a atuação da jovem Cassey, ela tem um papel bem importante na trama e apesar da atriz ser novinha, acredito que conseguiu passar muito bem a mensagem que a história deixa.

Como não é um filme de fantasia ou ação, não temos efeitos especiais, mas isso não teve tanto significado, pois o que vai prender o telespectador é a história e o desenrolar dos fatos que são surpreendentes.

No cativeiro tentando entender os motivos de Kevin.

Achei uma matéria interessante no site da Veja sobre os "Erros e Acertos", resumi ela logo abaixo e vocês podem ler ela aqui na íntegra.

Erros e Acertos do Filme

1. Acerto: Muitas personalidades
Filme: Kevin convive com 23 personalidades em seu corpo, que assumem sua consciência de acordo com a situação.
Realidade: Kevin apresenta Transtrono Dissociativo de Identidade (TDI), caracterizado pela exibição de muitas personalidades. Existe um caso real muito parecido com essa história: Billy Milligan, que nasceu nos Estados Unidos em 1955, foi diagnosticado com o esse mesmo transtorno e apresentava 24 personalidades – sendo que uma delas era a “fusão” de todas. O homem foi acusado de diversos crimes e sua defesa argumentou que não foi ele que cometeu as infrações, mas, sim, suas outras personalidades. Sendo assim, foi absolvido. 

2. Erro: Várias personalidades agressivas
Filme: Dennis, uma das personalidades de Kevin, sequestra três adolescentes e as mantém em cativeiro. Além dessa, ele parece ter outras personalidades também agressivas.
Realidade: Indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade raramente apresentam comportamento violento direcionado a outras pessoas. “Elas são costumam ser mais propensas a ferir a elas mesmas”, afirma o especialista americano Robert Slater.


3. Acerto: tratamento com terapia
Filme: Kevin realiza sessões semanais de psicoterapia com Dra. Fletcher, sua psiquiatra. Ele não toma remédios para tratar seu transtorno.


Realidade: Não existe um medicamento direcionado ao Transtorno Dissociativo de Identidade. A psicoterapia é a única forma de aliviar os sintomas, ensinando a pessoa a lidar com situações estressantes.



4. Erro: Trocas voluntárias de identidade
Filme: As trocas de identidade de Kevin parecem acontecer voluntariamente, de acordo com a situação. Isso faz com que as personalidades decidam entre elas quem vai assumir o controle de Kevin.
Realidade: O paciente com mais de uma personalidade não é capaz de alterar voluntariamente sua identidade. “As transições de uma personalidade para outra ocorrem sob situações de estresse e são, frequentemente, imprevisíveis”. Segundo o psiquiatra, as trocas costumam passar despercebidas pelo paciente.


5. Acerto: Força incomum
Filme: Durante uma conferência internacional, Dra. Fletcher faz referência ao caso de um homem diagnosticado com Transtorno Dissociativo de Identidade cujo alter ego era capaz de levantar um carro. 
Realidade: A literatura médica apresenta casos em que alguém, sob uma situação muito estressante, demonstra uma força maior do que o comum. “Mas isso ocorre de uma maneira muito pontual, de acordo com uma situação de estresse muito grande.”.

6. Erro: Assumir diversas identidades ao mesmo tempo
Filme: As identidades de Kevin conversam entre si, compartilham memórias e chegam a assumir o controle da consciência mesmo tempo. 
Realidade: Manifestar duas ou mais identidades ao mesmo tempo não é possível. As personalidades não costumam conversar entre elas, como ocorre com as cinco principais personalidades de Kevin, nem mesmo compartilhar memórias.

Concluindo, se vocês gostam de um bom filme de suspense com pitadas de terror psicológico Fragmentado é mais do que indicado. É obrigatório.

Deixando um gostinho para quem se interessou,segue o trailer:



Raquel Machado

35 comentários:

  1. Achei muito interessante Raquel! Eu já tinha visto esse filme por aí mas n sabia do que se tratava :O Parece ser ótimo, vou ver! Adorei o post *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, esqueci de contar o negócio de A Cabana que vc perguntou! Então, no livro o Mack consegue encontrar o corpo da filha e a policia ainda consegue prender o serial killer! No filme essa questão ficou em aberto... ;)

      Excluir
  2. Olá, Raquel.
    Também dormi assistindo Atividade Paranormal hehe. Eu já tinha lido algumas opiniões sobre o filme e confesso que não tinha entendido muita coisa e por isso não tinha me interessado. Mas agora lendo o que você escreveu eu entendi sobre o que se trata o filme e quero ver.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Resenha maravilhosa! Tá de parabéns! Eu comecei a assistir o filme, mas no dia estava muito cansada e admito que dormi, mas tenho muita vontade de assistir o resto, porque até onde vi tava bem legal! Adorei essa relação de acertos e erros que você encontrou, fazem muito sentido! Pessoas com esses transtornos não possuem mesmo a capacidade de escolher quando mudar de personalidade, mas quanto à agressividade, acho compreensível ele ser uma "exceção à regra", se não talvez o filme nem andaria da mesma forma. Agora que você me lembrou do filme acho que vou providenciar a sessão pipoca pro final de semana!

    PS: Raquel, respondi o seu comentário lá no seu e-mail!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raquel

    Eu amei esse filme, achei sensacional e concordo que o James merecia um Oscar! Eu achei a atuação dele impecável. Estou super ansiosa para conferir o próximo filme e quero ver se finalmente vão fazer mais alguma referência ao filme Corpo Fechado. Só aquela aparição do Bruce Willis no final deixou tudo muito no ar.

    Beijoca
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem? Eu ainda não vi o filme, lá no blog quem viu foi um colaborador e adorou. Acho que só pelo trailer me parece um tanto perturbador e James McAvoy parece sensacional.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel tudo bem?
    Eu já assisti a esse filme e vou te dizer hein, que demais! Eu achei esse personagem fantástico de tão louco e não desperdiçaria essa oportunidade de assistir, sua postagem ficou maravilhosa, e vou baixar de novo para rever.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel! Eu também adoro e gênero e curti muito o filme. O James realmente atuou muito bem e eu fiquei completamente vidrada no desnrolar do enredo. Apenas não gostei muito do desfecho dado à Cassey, mas não vejo como poderia ter sido diferente.. Sensacional essa materia da veja.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel! To de olho nesse filme há um tempo já.
    Acho muito curioso personagens com mais de uma personalidade e isso me instiga. Também quero ver como o James se sai em outro papel, que não o Xavier.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel,
    Esse filme vem sendo tão elogiado que fico impressionada.
    Não vejo a hora de poder conferir a história!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel!
    Ainda não assisti Fragmentados porque quero ler o livro antes. Comprei o e-book, mas ainda não consegui encaixá-lo na minha nada curta fila de leitura. Algumas amigas assistiram ao filme e gostaram demais, dissera que a história mantém um ritmo muito bom e que prende bastante o telespectador.
    Estou bem curiosa e espero poder ler e assistir ainda esse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quero assistir esse filme, gosto de ler e assistir livros e filmes que o personagem tem problema mental. Estou curiosa para assistir

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti esse filme com muita expectativa porque todo mundo fala super bem dele e confesso que me decepcionei um pouco. Achei a Casey muito parada, com todo treinamento que teve acho que ela poderia ter ajudado as outras a segurarem pelo menos uma das peronalidades mais fracas do Kevin e amarrado ou prendido ele. Além do que, essa história de uma das personalidades ser um animal foi muito forçada, e que roteiro mais previsível e cheio de buracos?

    Foi um filme bonzinho, mas está longe de ser um clássico e merecer a atenção toda que recebeu.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou louca para ver este filme. Amo a premissa dele e tenho quase certeza que serei surpreendida. A ideia de 23 personalidades em uma pessoa é muito bizarra. Preciso ver urgente. Aaah, Gostei da crítica. :)

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu lembro de ver alguns comentários sobre esse filme e a impressão que tenho é que ele é do tipo que você ama ou odeia, porque as críticas foram muito desencontradas haha. Como esse é um gênero que não gosto nada, acho que eu faria parte do grupo que odeia.
    Apesar de ser fã do James McAvoy, esse é um filme que não tenho a menor intenção de assistir. De qualquer forma, fico feliz de vocês terem gostado tanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Achei mega interessante você ao final do post dizer os erros e tudo mais. Legal conhecer um pouco mais a fundo o problema na real, mas eu apenas AMEI o filme!
    Acho que o fato de ter o James só piorou tudo! huahuahuahuahua
    Bela dica de filme e parabéns pelo post!
    Está sensacional!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Esse filme é sensacionaal! O que mais me surpreendeu foi a brilhante atuação do James McAvoy e o quão rápido ele conseguia mudar de personalidade. Eu acho muito interessante filmes e livros que mexem com o nosso psicológico e ao mesmo tempo nos fazem refletir sobre temas fortes e que às vezes podem acontecer na vida real. Sua crítica está incrível e muito completa. Bjss!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Apesar dos erros serem meio preocupantes, fiquei super interessada em assistir esse filme.
    Acho que como entretenimento pode ser uma boa dica.
    Só espero que seja envolvente e não massante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Não gostei do filme. Que bom que vc gostou

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia esse filme e nem sou muito de assistir, mas esse despertou meu interesse.
    Achei o enredo diferente e fiquei curioso para saber como isso foi trabalhado na obra.
    Dica anotada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Que bacana sua postagem essa sacada de erros e acertos ficou bem leal, ainda não assistir a esse filme, mas fiquei bem interessada agora de vê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Raquel, não tinha visto este filme ainda e gostei e muito da premissa. Que loucura, 23 personalidades diferentes. Achei um pouco de exagero, mas tudo bem, temos que embarcar nesta loucura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel,
    Não conhecia esse filme, mas, também, não sou nada ligada em filmes. Fiquei muito contente por ter conhecido suas impressões, mas um pouco receosa por toda a confusão que parece girar em torno da história. Adorei esses erros e acertos que você apresentou e vou tentar assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Ola
    Nossaaaa que filme é esse?
    Achei muito interessante o assunto abordado, de verdade, entretanto, confesso que não sei se é o tipo de filme que eu assistiria, gosto de coisas mais leves e esse terror psicologico sem duvidas me faria correr kk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Oi, Raquel. Eu não conhecia o filme, mas gosto desse tema e achei muito interessante a premissa. Não sou médica, então eu acredito que erros e acertos não fariam diferença para mim, na verdade, não acho que eu teria como analisar para identificar pontos certos e errados nesse caso. Ainda assim, fiquei com muita vontade de ver o filme e achei a sua postagem com o resumo da matéria da Veja muito boa.

    ResponderExcluir
  25. Olá Raquel, lembro que na época que laçou eu queria assisti-lo, mas por algum motivo eu acabei esquecendo dele porém depois de ler a sua critica fiquei novamente com vontade de assisti-lo apesar dos pontos negativos destacados *-*

    ResponderExcluir
  26. gostei da proposta deste filme, ainda não o conhecia, mas seu post me deixou com vontade de assistir.
    tentarei ignorar os erros que você apontou, assim acredito que a experiência será ainda melhor.

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Primeiro, que medo do ator hahaha se é pra me convencer a assistir, já me convenceu só de olhar pro poster. Mas não faz meu gênero de filmes, então não sei se verei, mas gostei dos erros e acertos que você trouxe para o post.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Nossa, pessoal fala que esse filme é continuação de outro, ou não? Por isso ainda não assisti, apesar de ter MUITA curiosidade. Adorei a sua crítica, trazendo acertos e erros, e explicando um pouco do que se trata. Fiquei mais instigada ainda, esperando para ver!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Que post incrível! Adorei conhecer mais o filme e todos os pontos interessantes que ressaltou, sobre os erros e acertos do filme. Eu amo um bom terror psicológico! E esse ator já me coloca medo só com o olhar e um sorrisinho, então já sei que vou passar bastante medo kkkk. Quero MUITO assistir e espero conseguir fazer isso em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Que post maravilhoso! Nunca tinha visto ninguém colocando assim sobre filmes, os erros e acertos! O filme parece ser bem interessante, mas eu só vim ver se tinha haver com o livro hahahah não tenho paciência pra assistir e terror psicológico me aterroriza de verdade.

    ResponderExcluir
  31. Oi Raquel! Tudo bem?
    Esse filme me interessa desde que vi o trailer pela primeira vez, em um post patrocinado no meu Face. O Shyamalan e um diretor muito competente, mas ele deu umas escorregadas sérias em alguns filmes dele, razão pela qual fiquei um pouco receosa com esse filme. Porém, apesar dos erros que tu aponta, parece ser algo interessante de acompanhar.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.com

    ResponderExcluir
  32. Oiii!

    Gostei desse comparativo que você fez. EU ADOREI o filme, fiquei muito encantada com a atuação do ator, que foi sensacional em suas feições. A unica coisa que me deixou meio blé, foi o negocio de escalar parece e ficar com a pele resistente demais a ponto de nada acertar ele... Enfim, é um filme muito bem amarrado.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  33. Ui, adoro filmes loucos hahaha e depois desse "dossiê" não me faltam motivos para ir conhecer. Vou adicionar a minha lista para ver no fim de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. OI, tudo bem?
    Ainda não consegui assistir esse filme (pra falar a verdade estou na fase das séries, não consigo assistir filmes), mas assim que conseguir vou assisti-lo pois adorei esse lance das múltiplas personalidades.
    BJs

    ResponderExcluir