sexta-feira, 27 de outubro de 2017

CineKriativa: Nerve

E aí pessoal, aqui é o Marcelo, e cá estou para trazer alguma impressões sobre o filme “Nerve”. Confesso que nunca tinha ouvido falar, ficamos sabendo de sua existência através de uma postagem no blog do Tony Lucas (http://tonylucasblog.blogspot.com.br/), e a dica foi muito válida, conferimos a película pelo Netflix mesmo. O filme tem em seu elenco algumas carinhas conhecidas: temos Dave Franco (Truque de Mestre 1 e 2) e Emma Roberts (Pânico 4), que aliás é sobrinha da Júlia Roberts! E até que a garota manda bem também!

Sobre o enredo então, em Nerve temos uma realidade apocalíptica onde as pessoas são escravas dos celulares e likes em redes sociais. Soa familiar? É sim, exatamente como hoje em dia, então o “apocalíptico” foi só uma brincadeira! (ou será que estamos no fim dos tempos? Espero que não hehe)

Enfim, numa realidade como a nossa, há uma espécie de jogo virtual chamado Nerve. Nesse jogo, você pode escolher ser um observador, ou um jogador. Observadores pagam uma taxa, mas podem ditar certas tarefas que os jogadores podem aceitar fazer, ou não, para ganhar uma graninha. Muito legal né? Até que as tais tarefas começam a descambar para atividades perigosas, até com risco de vida.

Nesse contexto, temos a jovem Venus (Emma Roberts), ou Vee para os amigos, que é uma adolescente quase saindo do ensino médio, mas que é meio retraída, e costuma ser ofuscada por sua espalhafatosa amiga Sydnei. Essa amiga já participa do jogo, e topa qualquer desafio para receber os prêmios. Um dia as duas discutem, brigam, e Vee resolve provar para a amiga e para todo mundo que ela também pode ser impulsiva. E se inscreve no Nerve como jogadora.
"vou fazer uns bicos pra faturar uma graninha extra..."

Na sua primeira tarefa ela conhece o misterioso Ian (Dave Franco), que também parece ser um jogador que topa qualquer parada, tudo para estar no top ten do jogo. E o público de observadores acaba gostando de ver os dois juntos, e resolve passar tarefas em dupla para eles, cada vez mais desafiadoras, até começar a passar dos limites do bom senso.

Não quero estragar muitas surpresas, mas tem tarefas bobinhas, do tipo que só fazem a pessoa passar vergonha, e até desafios que vão contra as leis.

Achei esse filme muito interessante pelo fato de, assim como nessa era ultra internética que vivemos, ele colocar à prova até onde as pessoas estão dispostas a ir pela fama e status virtual.
Primeiro encontro sempre é meio constrangedor né!

Isso me lembrou inclusive um caso, acho que do início desse ano mesmo, de um casal que tinha canal no youtube e, para tentar conseguir mais seguidores, eles resolverem fazer uma “inocente brincadeira”. O namorado ficou segurando um livro grosso, tipo uma bíblia, em frente ao peito, e a namorada apontou uma arma para ele disparou contra o livro, pois os dois acreditavam que o projétil não o atravessaria. Nem preciso dizer que deu merda né, o cara MORREU! Contando aqui parece a coisa mais idiota do mundo, mas todo dia alguém tem uma dessas ideias de “gênio” para tentar conseguir seus 15 minutos de fama!

Enfim, no filme é óbvio que as coisas fogem ao controle, os jogadores se veem reféns do jogo, e dos observadores, que querem mais é que o circo pegue fogo!

Vale a pena dar uma conferida no filme, e acho muito válida a reflexão que ele nos traz sobre as ações que tomamos para sermos vistos na internet. E o que o povão gosta de ver também. Por exemplo, se eu publicasse dois vídeos no youtube hoje, um com uma reflexão sobre nossos atos na internet, e outro com a minha bunda de fora, com um alvo pintado nela, e a Raq atirando frutas podres nesse “alvo”, qual deles vocês apostam que teria mais visualizações? Pois é, é triste mas é a nossa realidade!

TRAILER:

CURIOSIDADES:
1- Os diretores da produção, Henry e Ariel, são os criadores do documentário "Catfish", que virou um reality na MTV americana. Em 2016, a produção vai ganhar uma versão brasileira.

2- Segundo a Amazon, "Nerve" é um filme "recomendado para fãs de 'Jogos Vorazes'"! Seria Vee uma Katniss (Jennifer Lawrence) virtual?

3- Parentes famosos: Emma é filha do ator Eric Roberts e sobrinha da atriz Julia Roberts, e Dave é irmão do gato James Franco.

4- O longa é baseado no livro "Nerve", de Jeanne Ryan.


5- A brincadeira do filme é baseado no popular jogo "Verdade ou Consequência?".

Então pessoas, espero que tenham curtido a dica, se assistirem ao filme nos falem sobre suas impressões, e até a próxima!
Titio Darth diz que
toparia até um combate de sabres de luz
contra seu próprio filho!

30 comentários:

  1. Oi, Marcelo! Tudo bem? Ai, fico feliz que vocês tenham seguido minha dica, assistido o filme e gostado dele. Nerve é muito bom! Gosto dessa reflexão que ele nos faz. Ele até me lembra um pouquinho da Baleia Azul. Triste saber que a realidade do filme não é tão distante né?

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Marcelo tudo bem
    Eu já conhecia esse filme, mas definitivamente é algo que não me atreveria a assistir, porque não gostei mesmo, tentei uma vez assistir e achei bem chatinho, mas gostei de saber a sua opinião.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcelo! Tudo bem?
    CARACAAA, EU PRECISO ASSISTIR ESTE FILME, NÃO AGUENTO MAIS LER RECOMENDAÇÕES DELE! Vi muita gente comentando que ele lembrava o jogo Baleia Azul e tal, e por isso eu fiquei tipo "HMMMM", mas depois de ler essa resenha eu acabei me interessando muito! Adorei o pessoal do elenco! <3

    Allons-y,
    JUSTIFICOU | TEORIAS & INSPIRAÇÕES ♡

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo, tudo bem? Eu não vi, mas um colaborador do blog assistiu e achou bem mediano, eu acho que o tema é interessante como você pontuou, acho que cabe pra ver qualquer dias nesses com certeza, e tb tenho curiosidade com o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo,
    Eu adorei esse filme! Não tive a oportunidade de ler, mas achei bem necessário com a tal 'Baleia Azul' na sociedade. Aliás, eu adoro a Emma, então foi um filme ótimo para mim.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu fico muito contente que tenhas gostado de ver o filme! :) já tinha ouvido falar dele, e tinha alguma curiosidade! Ela aumentou., hem? :P

    Se é recomendado para os faz de THGm eu quero ver pra ontem! ahahah Eu amooo Jogos da Fome! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que bom que vale a pena conferir, pois játenho ele na iha lista e baixei o e-book do livro também!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  8. oieee,
    vi esse filme faz um tempinho e fiquei me perguntando porque não tinha visto antes, super gostei e adorei as observações que você fez. Acho que foi um filme bem necessário na sociedade

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti esse filme mas acho o tema abordado super atual. Deve ser bem interessante para surgir como reflexão.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? O filme parece ser bem interessante, com certeza irei assistir, mas não sem ler o livro antes, hahaha. Adorei saber tua opinião!

    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi td bem? eu adorei a dica de filme vou assistir pq to mt curiosa!! n tenho netflix mas vou procurar pra ver se acho bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcelo, eu adorei assistir esse filme, realmente é muito bom!
    Se vc n falasse eu nunca ia saber que a Emma é sobrinha da Julia Roberts kkkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse filme é muuuito bom! Assisti no cinema sem expectativa alguma e no fim me surpreendi muito, um filme inteligente que nos faz pensar bastante. Verdade esse caso do casal do youtube? Gente, que absurdo né!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi! Adorei a premissa do filme, vou assistir. Aborda um tema sério e do nosso cotidiano. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  15. Ola, Marcelo.
    Achei sua crítica bem interessante e imagino mesmo que o filme dê margem para muitas discussões sobre o mundo doentio em que vivemos!
    Parece interessante!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Já tinha ouvido falar desse filme e confesso que pelo trailer não tinha me interessado nada, mas depois de ler resenhas em blogs, percebi que é um ótimo filme e traz uma discussão bem atual e instigante. Preciso assisti-lo logo!!

    ResponderExcluir
  17. Oiiie,Não conhecia o filme e sinceramente parece ser bem legal eu gostei e provavelmente eu assista eu não sou tãoooo chegada em filmes mas vamos ver *-*

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Quando eu assisti o trailer desse filme, não fiquei nem um pouco interessada. Mas, depois um amigo meu recomendou e comecei a considerar assistir. Ainda está na lista dos filmes que pretendo ver, embora não esteja tão curiosa.
    O que me motiva mais é essa discussão que ele traz sobre a fama e até onde as pessoas estão dispostas a ir. Infelizmente, como você falou, todos os dias surgem pessoas fazendo coisas absurdas para conseguir seus 15 dias de fama. Então, acho que deve ser interessante ver como o filme nos leva a refletir sobre isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Estou louca para assistir vejo muitos comentários sobre ele mas ainda não tive tempo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Claro que curti a dica, pois o filme está entre minha lista de assistir tem um tempinho ehehe ainda não tive oportunidade de ver pois quero ler o livro que foi baseado antes, e isso no momento está difícil. Sua resenha me deixou bem mais curiosa. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcelo, definitivamente um tema mais do que atual, e com certeza o filme trás muitas reflexões sobre nosso mundo atual e a forma como estamos ficando escravos dos celulares e redes sociais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  22. Oi, não conhecia esse filme, mas me interessei muito em assisti-lo. Emma Robrts é uma das minha atrizes preferidas desde que eu era pequena. Amei suas impressões. Dica anotada.

    Beijos.
    TrÊs Livrólatras
    www.treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi,Marcelo! Eu já tinha ouvido algumas amigas falarem desse filme, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Eu não sabia que era uma adaptação, achei o enredo bem interessante, ainda mais por conter temas que nos fazem refletir bastante sobre o mundo hoje em dia. Sua crítica está ótima e espero conferir esse filme um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  24. olá... eu curto o trabalho da Emma, mas nao vi esse filme ainda. Gostei da proposta que ele aborda, assim que tiver um tempinho, irei assistir...
    bjs...

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Não sabia do filme, mas com um time principal assim, não dá pra não conferir! Se tiver na Netflix, vou aproveitar o feriado pra conferir, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  26. OIii!

    Eu assisti já vai fazer um bom tempo, e gostei bastante! É uma ótima dica para se destrair e pensar em como estamos usando nosso tempo na internet. Adoro filmes que nos faz refletir assim.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Já tinha ouvido falar do filme e li algumas recomendações muito boas sobre ele. Agora falando sério, esse caso parece até brincadeira, mas infelizmente muita gente faz o possivel e o impossivel para aparecer hj em dia, que faz com que pensemos no quee realmente vale a pena
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  28. Olá.

    Estou doooooida para ver esse filme. Não só o filme, mas também queria ler o livro que tem base nesse filme. Eu vi o trailer e parece bem legal. Fico feliz que vc tenha gostado! Uma pena que hoje em dia as pessoas fazem de tudo para aparecer.
    Espero ver o filme em breve!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Ola Marcelo, a temática em si não chama muito minha atenção, porém o tema abordado deve ser visto por muitos, esse excesso de celular e informática e a forma como muitas lidam com esse "status" prejudica muito a vida social. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  30. Oi Marcelo, tudo bom? Gostei muito do filme. Gosto dessa atriz, mas nem sabia que ela era parente da Júlia Roberts.
    Vou assistir com certeza!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir