segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Série de livros - O Conquistador de Conn Iggulden

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Marcelo na área, e hoje pra falar de uma série de livros que eu gosto muito! Estou falando da série de livros “O Conquistador”, escrita pelo britânico Conn Iggulden. Antes de tudo preciso dizer para vocês que um dos gêneros literários que eu mais curto é o medieval. Sou fã de carteirinha do Cornwell também, que escreve o mesmo estilo literário, e quando peguei essa série para ler foi paixão à primeira folheada!
Tá aí o pai das crianças!

Essa série trata do lendário Gengis Khan, um dos maiores conquistadores que o mundo já viu e suas conquistas! (ficou meio redundante né...ah dane-se!) Conta sua história desde a infância difícil dele e de seus irmãos, seu crescimento, como ele fez para unir as tribos e criar uma grande nação nômade, suas batalhas contra o império Jin, contra os russos, arábes e mais meio mundo. E dá bastante destaque também às táticas militares dos mongóis, o incrível domínio que eles tinham sobre o arco e flecha mesmo cavalgando e a organização interna de seus exércitos.

A série é composta por cinco livros (malditas séries longas que drenam meu rico e suado dinheirinho). São eles:

O Lobo das Planícies: Temujin, segundo filho do chefe dos lobos, tinha apenas onze anos quando seu pai morreu numa emboscada. A família foi expulsa da tribo e deixada sozinha, sem comida nem abrigo, para morrer de fome nas duras planícies da Mongólia. Foi uma dura introdução a um súbito mundo adulto, mas Temujin sobreviveu, aprendendo a combater ameaças naturais e humanas.

Em pouco tempo, um pequeno exército de desgarrados se une a Temujin, marcando o início de uma nova identidade tribal. Enfrentando todos os perigos, o jovem líder chega à conclusão que mudaria toda a História: o maior inimigo era a divisão causada por séculos de guerra entre as tribos. Para unir seu povo, em breve Temujin iria se tornar o Gêngis Khan.



Os Senhores do Arco: Temujin dos lobos, o menino que nasceu das planícies da Ásia Central, apresentado ao público em O lobo das planícies, tornou-se Gêngis Khan, um homem que deve unir as tribos mais divididas pela guerra no Oriente. Seu objetivo é criar uma nova nação nas planícies e montanhas ermas da Mongólia. Um nascimento sangrento que deixará de joelhos um continente.



Durante milhares de anos seu povo foi mantido isolado pelo império Jin, uma terra de enorme riqueza e numerosos exércitos. Seus guerreiros têm apenas o arco, o cavalo e a disciplina férrea, nascida de uma terra de gelo, fome e morte. Muralhas de pedra se erguem acima dos cavaleiros mongóis, e Gêngis deve derrotar o antigo inimigo ou ver seu povo ser disperso e seus sonhos despedaçados.

Além do inimigo ancestral, ele deve reconciliar os grupos descontentes com seus generais, mediar entre seus irmãos ambiciosos e lidar com as próprias emoções ao ver os filhos crescendo. O jovem guerreiro se tornou um comandante militar vitorioso: agora deve elevar seu povo à grandeza.



Os Ossos das Colinas: Temujin dos lobos, o menino que nasceu das planícies da Ásia Central, apresentado ao público em O lobo das planícies e Os senhores do arco, tornou-se Gêngis Khan, o poderoso líder de uma nação fruto da união de tribos rivais, e guerreiro vitorioso na longa guerra contra os jin. Agora o inimigo surge do oeste das planícies da Mongólia. Suas caravanas são expulsas, seus emissários são mortos ou mutilados e suas tentativas de negociação, repelidas.



Assim, Gêngis e seus exércitos, liderados por seus filhos e irmãos, embarcam em uma grande viagem através dos atuais Irã e Iraque e pela costa do Mediterrâneo. Conquistando cidade após cidade, um império após outro, por meio da guerra, do medo e da persuasão, o poder mongol domina toda a região.

O grande cã construiu um império maior do que qualquer outro homem. Durante essas campanhas, seus filhos e irmãos disputavam o favoritismo, o direito de liderar o mais bem-sucedido de seus exércitos e de realizar as maiores conquistas, para ser escolhido como sucessor.

Gêngis já provou ser um grande guerreiro. Agora, seu desafio é mostrar-se um governante e líder excepcional para seu povo, alguém que possa coordenar sua sucessão sem sobressaltos. Sua estratégia – descobrir novos territórios, cobrar tributos dos povos conquistados e devastar as cidades que resistem – é uma forma de dispersar as rivalidades entre os herdeiros e ajudar a definir aquele que será o próximo cã.

Das terras férteis dos jin até as áridas rochas do Afeganistão, mesclando ficção e acurada pesquisa histórica, Iggulden tece um épico fascinante sobre o conquistador mais enigmático da história, aqueles que o temiam, aqueles que o desafiaram e aqueles cujos ossos deixou para trás.



Império da Prata: Mongólia, século XIII. Após a morte do grande líder Gêngis Khan, o império mongol atravessa um período de incerteza. O sucessor escolhido por Gêngis para o cargo de cã, seu filho Ogedai, enfrenta a inveja e a resistência de seu irmão mais velho, o ardiloso Chagatai. Para ajudar a legitimar seu poder, Odegai constrói a gigantesca cidade de Karakorum no meio das planícies mongóis e a declara capital do império.



Porém, os jogos políticos não são a única preocupação de Ogedai. O grande império mongol precisa continuar sua expansão militar, e caberá ao general Tsubodai, homem de confiança do falecido Gêngis Khan, a missão de conduzir o poderoso exército para o novo líder da nação. Entre os soldados que Tsubodai levará consigo está o ambicioso Batu, filho bastardo de Jochi, irmão de Ogedai assassinado pelo general por ordens do próprio Gêngis. Batu e Tsubodai alimentarão uma rivalidade acirrada enquanto conduzem o exército desde as fronteiras do império com a Rússia até as frias terras da Rússia.

Enquanto tenta desesperadamente se manter no poder e luta contra sua saúde debilitada, Ogedai contará com a ajuda e a lealdade de todos os seus parentes, ainda que isso signifique improváveis alianças — como, por exemplo, com sua cunhada, Sorhatani, uma mulher disposta a dar uma vida melhor para seus filhos. Mas nada, nem mesmo o conturbado momento político, será capaz de impedir a ascensão de um dos maiores impérios que a história já viu.



Conquistador: Após o breve canato de Guyuk, seu primo Mongke se torna cã e inicia significantes reformas no império, a fim de expandi-lo. Porém, Kublai, seu irmão, desponta como mais do que apenas um intelectual ao se revelar um habilidoso estrategista e deve assumir seu papel da condução de seu povo. É o momento de Kublai provar seu valor, o que marca para sempre a trajetória mongol e conduz o jovem a um futuro impensado. 




O autor mistura um profunda pesquisa histórica com um pouco de ficção para preencher algumas lacunas, e para dar um toque mais romântico à série.

É incrível aprender sobre como os mongóis sobrepujaram militarmente todos que se colocavam em seu caminho. Ao mesmo tempo que atacavam de maneira selvagem, tinham uma disciplina irretocável.

Interessante também observar como eles absorviam vários aspectos das culturas dos povos que conquistavam, e cada vez mais enriqueciam a sua própria cultura e costumes.

Então, para quem como eu é fã de romances históricos medievais, com descrições de batalhas, intrigas políticas e conhecer a fundo uma cultura milenar, essa série é uma grande pedida!

Até a próxima pessoal!
Titio Darth mandava umas dicas
para Gengis por whatsapp!



13 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Nunca tinha visto essa série de livro. Parece ser muito interessante e o enredo também. Adorei conhecer as obras agora.Vou ficar de olho e vou adicionar os livros à lista do Skoob. Quando surgir uma oportunidade de comprá-lo vou tentar adquirir o primeiro livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa serie, mas achei a premissa interessante. Nao sou muito fã de histórias medievais, mas acredito que irei conhecer melhor essa serie. Assim que tiver a oportunidade vou adquirir o primeiro, que sabe ne?
    Beijos
    Amei a postagem

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    caraca! Que demais ver alguém falando dos livros O Conquistador ♥ Tenho uma amiga que é perdida na história, eu não sou muito fã, li o primeiro livro até gostei e tenho que ler os livros.
    Excelente post!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo, também gosto de enredos medievais e adorei suas dicas de hoje, pois não conhecia esta série. Saber da mistura de batalhas e intrigas políticas só motiva ainda mais a ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica Marcelo. Parecem ser excelentes livros, principalmente para quem aprecia um bom enredo medieval. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desses livros. Adoro histórias medievais, mas ao mesmo tempo não acho que curtiria muito esse fundo histórico/ militar, então acredito que não seja a leitura ideal para mim.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu nunca tinha ouvido falar nem do autor e nem dos livros mais fiquei curiosa nunca li nada medieval e que tenha romance histórico.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu gosto de enrendos medievais, porém esse acho que não tinha ainda ouvido falar! Valeu a informação rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?
    Ainda não conhecia essa série, mas adorei, pois a premissa me agradou muito!
    Adorei seu post e espero ter a oportunidade de ler!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro do autor, mas essa parece ser uma série de livros que envolve bastante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    nunca li nada do autor pois foge bastante do gênero que eu costumo ler, espero indicar a alguns amigos que gostam bastante do tipo de leitura e a capa está mega atrativa além do enredo que parece ótimo

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não é meu tipo de livro, mas achei as capas bem chamativas. Não conhecia nem o autor nem os livros.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia a série, mas o fato de ter uma camada medieval chama a minha atenção. O fato de ter 5 livros até que não me assusta. Vou procurar saber mais. Valeu pela dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir