terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A Bruxa de Ferro de Karen Mahoney

Editora: Underworld
Ano: 2011
Páginas: 208
Gênero: Fantasia
Classificação
Onde Comprar: Estante Virtual

Esquisita.
Era assim que chamavam Donna Underwood, 17 anos, no colégio depois de um horrível ataque de encantados matar seu pai quando ela era criança.
Seus ferimentos e a reabilitação resultaram em força aumentada pela magia, graças às tatuagens de ferro em seus braços e nas mãos.
Como filha de alquimistas, ela é abençoada e amaldiçoada, ao mesmo tempo, por uma herança de magia que não deixa muito espaço para garotos, festas e lições de casa.
Agora, depois de dez anos desejando uma vida normal, ela finalmente é forçada a aceitar seu papel na guerra de séculos contra os mais sombrios proscritos do povo encantado: Os Elfos das Trevas.
Agora Donna vai ter que correr para salvar a vida do melhor amigo – mesmo que para isso tenha que trair um dos maiores segredos do mundo e enfrentar justamente aquilo que destruiu sua família.



Bom dia pessoal,
Hoje trago para vocês a resenha de um livro que estava curiosa para ler, desde que vi a capa. Sou apaixonada por histórias de bruxas, e confesso que infelizmente são poucas que me agradam, porque no final parece que o pessoal adora colocar elas de mãozinhas dadas recitando feitiços, e se resume a isso. Porém, achei muito legal a sinopse e decide dar uma chance. Infelizmente ele não alcançou minhas expectativas.

Donna Underwood é uma bruxa. Ela sabe disso e conhece muitas coisas do mundo encantado, coisas que ela não gostaria de conhecer. Todos os adolescentes a acham esquisita, afinal ela não estuda em uma escola normal, e andar com as mãos sempre cobertas por luvas não ajuda em nada. Ela faz isso, porque possui tatuagens nos braços, para ser mais precisa, símbolos encantados de proteção. Sua vida não é perfeita, mas ela está acostumada com isso, mas sua vida está prestes a mudar.

Em uma bela noite ela vai com seu melhor amigo Navin até a festa de um novo garoto na cidade, o Xan, mal ela podia imaginar que esse novo garoto iria despertar nela sentimentos que ela não conhecia até então. 

Infelizmente, Donna não vai poder desfrutar muito desse momento, pois seu melhor amigo Navin é capturado pelos Elfos das Trevas, criaturas malignas que querem voltar a andar no mundo dos humanos. Os Elfos exigem que Donna lhes entregue uma poção mágica para libertar Navin. Porém, essa poção vai dar liberdade não somente a seu amigo, mas também aos malvados Elfos. Ela não tem essa poção em seu poder, assim acaba envolvendo Xan nessa missão.

Será que a vida de Navin vale o preço que os elfos estão cobrando?
Será que eles conseguirão essa poção antes que o tempo acabe?
Por que ela se sente tão próxima a Xan, 
ele poderia ser um ser encantado como ela?

Essas é muitas outras questões serão respondidos ao longo dessa aventura que fará os fãs de fantasia muito felizes.


MINHAS IMPRESSÕES

Mediana! Essa é a palavra que eu usaria para descrever essa história. 

Infelizmente, ficou abaixo das minhas expectativas. Ao ver o título "A Bruxa de Ferro" imaginei alguém poderosa, mas acabei encontrei mais uma adolescente aprendendo a lidar com a magia. Aliás, magia que não aparece muito no livro .

O livro é narrado em primeira pessoa pela Donna e muitas vezes fiquei desanimada com seus questionamentos vazios e indecisos sobre tudo. A história se desenrola também de uma maneira muito simplista e não satisfatória. Parece que a autora quis criar um novo mundo, mas ficou com preguiça de descrever exatamente como ele é, então me senti meio perdida em diversas partes.

Sobre a capa, continuo achando linda. Sobre o título achei bem adequado porque o elemento ferro tem uma importância significativa para os personagens do enredo, nesse quesito a autora acertou a mão.

Os personagens não me convenceram muito. Donna é mais uma adolescente com suas dúvidas sobre o mundo e talvez por eu já ter lido bastante coisa sobre isso, caiu na mesmice de sempre. Navin, o melhor amigo dela me pareceu um tanto sem noção em vários pontos. Afinal, ele é um humano que não sabe o que está acontecendo, mas está tudo bem para ele. Xan, seu "par romântico" infelizmente para mim foi fraco e bem forçado. Além disso, a explicação do que ele realmente é, para mim ficou devendo, acho que ela poderia ter caprichado mais.

O final foi rápido demais, quase não compreendi o desenrolar dos fatos, parecia que a autora queria acabar de uma vez com todos os problemas que criou sem grandes explicações. Além de deixar mais dúvidas no ar. Acredito sim, que a autora teve uma boa ideia, porém não soube explorá-la adequadamente, faltando assim realismo e profundidade em todo o enredo e também em seus personagens.

Enfim, se vocês gostam de história de fantasia e sobrenatural, talvez seja um bom livro para vocês, mas não vão com muita sede ao pote!

Sobre a Autora
Karen Mahoney é autora do livro A Bruxa de Ferro, primeiro da trilogia, que continuou em 2012 com A Rainha de Madeira. Ela também escreveu um livro juvenil sobre vampiros chamado Moth in The Eternal Kiss and Kiss Me Deadly. Karen é britânica e gosta de ser chamada de Kaz. Mora em Londres e sonha em conhecer Boston.








Raquel Machado

29 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Eu gosto muito de livros de fantasia. Achei a capa linda, pena que não atendeu às suas expectativas. Tem um livro muito bom que acho que você gostaria de ler, é uma fantasia também mas sem bruxas 'Uma História incomum sobre livros e magia". Se você ler, volta lá no meu blog na resenha e me conta o que achou.
    Abraço
    http://www.inflorescencialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola
    É tão ruim isso , eu de quebrar a cara algumas vezes nunca leio nada com expectativa alta, por medo de me decepcionar, a capa é realmente muito bonita, mas apesar do tema ser algo que gosto, não leria pois não consigo me prender a leitura com os personagens adolescentes, mesmo sendo fantasia e eu focar no mundo que o autor propôs ( no caso como vc disse a autoranão fala muito sobre esse mundo), acho que não iria funcionar pra mim.
    Mas gostei da sua resenha e vou indicar a leitura para algumas pessoas que estão começando a ler esse genero agora, quem sabe não agrade?
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler A Bruxa de Ferro e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Raquel

    Infelizmente é horrivel quando o livro não corresponde em nada as expectativas da gente. POxa, com essa capa show esperava mais desse livro, até porque a sinopse pintava bem, mas pelo que li parece que a autora perde um pouco o fio da coisa. Final apressado e raso é complicado, mesmo sendo parte de série é dificil de digerir. Essa leitura vou passar, se não te convenceu, não creio que me convença também.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Eu nunca crio expectativas em relação a um livro, sempre acabo me decepcionando e sei o quanto isso é horrível, a gente se encanta e depois dá vontade de atirar a obra pela janela, mas mesmo assim gostei de saber a sua opinião, quem sabe futuramente daria uma oportunidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel.
    Pena que não alcançou as suas expectativas.
    Fico triste quando isso acontece.
    Não sou tão fã de histórias de bruxas, mas de sobrenatural em geral eu gosto.
    Essa histórias já não tinha me chamado muito a atenção e agora com a sua crítica, menos ainda.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Não conhecia esse livro e fiquei bastante interessado lendo a sinopse. Uma pena ele não atender as expectativas, me desanimou um pouco. Acho legal quando os filmes e livros não possuem tanto uso da magia, porque cria aquela expectativa, mas quando tem muito pouco não é muito legal.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Saudações literárias, confesso que fazia tempo que não lia uma resenha sobre um livro de bruxa. Fiquei maravilhado com o nome da personagem principal, Donna Underwood. Impactante. Vou dar essa chance pra ler esse livro. Pelo jeito não foi uma leitura que te agradou tanto. Mas vou marcar na minha lista.

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel
    Também acho que a expectativa pode levar à frustração...
    Uma pena que não gostou do livro como pensou que gostaria.
    Às vezes também fico com a impressão que a autora quer acabar a trama logo, com pressa e isso não é muito legal...
    Achei a capa linda também e não conhecia este livro ainda
    Gostei muito do seu post
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Gosto demais de bruxas e feiticeiras e quando vejam livros com essas personagens como principais sempre dou preferência para eles e essa capa é maravilhosa e sua resenha despertou minha vontade de conhecer essa série e a autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que pena que o livro não atendeu suas expectativas, a ideia é bem legal e livros de bruxas bem escritos costumam ser muito bons.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel, tudo bem? Puxa, que pena que a leitura não foi satisfatória, eu também adoro uma história com bruxa e sobrenatural, uma pena mesmo que essa foi bem mediana!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel,
    Quando vi o título e a resenha também imaginei um livro com uma protagonista forte, mas aí vi sua nota e fiquei sem entender kkk uma pena o livro não ter suprido suas expectativas, também não achei ainda um livro com bruxas que seja ótimo, estou na procura.

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Assim que li o título já me interessei, daí vc diz que é mediana dá medinho de comprar que pelo jeito não se vende mais em livrarias.
    Se eu achar em e-book vou baixar pois gosto muito tema "bruxas"
    Parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Raquel. Eu também gosto bastante de histórias de bruxas e começando a ler a sua resenha eu fiquei interessada, mas ao chegar nas suas impressões eu desanimei um pouco. Acredito que se tivesse a oportunidade eu leria, mas não com tantas expectativas.

    ResponderExcluir
  16. Esses livros sobrenatural adolescente tem muito disso né? To acostumada já kkkkkkkkkkkkkkkk
    Uma autora que manja muito bem de sobrenatural adolescente é a Meg Cabot. As histórias dela são ótimas, de vdd!

    ResponderExcluir
  17. Uma pena que não tenha sido tudo isso.
    Tão chato quando ficamos com a expectativa bem alta e acabamos nos decepcionando.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel, não conhecia o livro, mas é sempre uma pena quando nos deparamos com um livro que acaba ficando abaixo das nossas expectativas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Olá, ainda não conhecia esse livro. Gosto de histórias com bruxas, mas li poucas até hoje. Uma pena que o livro não tenha sido tão bom como vocês esperava.

    ResponderExcluir
  20. Olá Raquel tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro sobre bruxa acredita? E também não tenho muita vontade de ler , apesar de que amo uma fantasia. É uma pena que você não tenha gostado muito do livro, a sinopse demonstra ser um livro legal mas infelizmente para você não foi!
    Beijos <3

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  21. Oi, Raquel! Uma pena não ter gostado da leitura e ter sido decepcionante. Odeio quando isso acontece comigo...
    Por um momento confundi essa série com outra chamada O rei de ferro, que foi interrompida aqui no Brasil porque a editora fechou. Talvez dessa você gostasse mais (mas teria que procurar ela completa em inglês).
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu sempre tenho receio de ler esse gênero, mas as vezes me surpreendo com algumas tramas. Me sinto frustrada quando a leitura não flui e pelos pontos que você colocou na resenha eu teria abandonado a leitura. Mas gostei de conhecer mais dessa trama através da sua experiência.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Confesso que achei a capa linda e me interessei pela premissa. Também adoro estórias com vampiros, mas não são todas que agradam. Odeio finais rápidos, então não sei se daria uma chance para esse livro. Uma pena que ele não superou suas expectativas.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Nossa, é muito ruim quando a leitura não é aquilo que imaginamos.
    Já tive a oportunidade de ler um livro sbre bruxaria que não tinha nada a ver com título, e trazia pouco sobre fantasia.
    Que pena que não tenha gostado da leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  25. Gostei da premissa do livro e vou anotar para ler algum dia. ❤
    Uma pena que teve alguns pontos que você não gostou, espero gostar!
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  26. Oie
    é muito ruim quando criamos muita expectativa e o livro acaba nos decepcionando, mas faz parte hehe. Eu não leria por ser fantasia, realmente não curto muito livros fantasiosos, são raros os que me chamam atenção, mas ainda assim, gostei da resenha e parabéns pela sinceridade

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ou a autora, confesso que curto fantasia, mas o livro não me despertou interesse. É uma pena que o livro não tenha te conquistado e que deixou a desejar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Realmente é sempre um problema quando não nos conectamos com os personagens e o fato do final ter sido rápido demais me deixa irritada também. Que pena que não foi uma boa leitura para você, pelo visto também não seria para mim kkk

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Achei a capa do livro linda, e adoro histórias com bruxas, mas é muito difícil eu gostar da maioria delas, uma pena que a história não atingiu suas expectativas :/
    Bjs

    ResponderExcluir