sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bienal do Rio 2015 - Parte III

Vamos a última parte da minha aventura literária na Bienal do Rio de Janeiro:

PARTE I - 18/09 (sexta-feira)
PARTE II - 25/09 (sexta-feira)
PARTE III - 02/10 (sexta-feira)


LEMBRANDO:
Quem comentar concorre a um super sorteio!!!

Dia 12/09(sábado)último dia na Bienal e eu já me sentia triste. Nesse mesmo dia , íamos embora do RJ, então levantamos bem cedo, tomamos café e deixamos nossas malas com o pessoal do Hotel. Seguimos para Bienal queríamos chegar cedo para a palestra do Mauricio Gomyde. Ao chegar lá, eu tinha credencial e o Marcelo tinha que comprar o ingresso (porque ele perdeu o ingresso no dia anterior, e depois encontrou aqui no RS).  

Entrei correndo para distribuição de senhas, que como sempre estava uma loucura. A Ana Todd, a Collen Houver e a Sophie Kinsella estariam nesse dia. Então, pedi onde era a fila para o Mauricio Gomyde e ninguém sabia me informar. E me senti naqueles momentos estranhos, olhei para todos os lados e não sabia para onde correr. Era gente chorando, correndo e o pessoal da organização nada de saber de nada. Então recebi uma luz, olhei para fila da Sophie Kinsella e vi que não tinha muita gente, não pensei em mais nada entrei correndo. Entendam eu amo a Becky Bloom e amo a Sophie, mas do jeito que a coisa funciona eu já tinha desistido de ver ela pessoalmente. 


Quando cheguei lá a garota pediu se eu queria autógrafo também, para tudo...E claro que eu queria!!!! Não acreditava que  ia ver a Sophie e ainda tiraria uma foto com ela com direito a autógrafo. O problema e que eu só podia pegar senha para mim, então quando o Marcelo chegou combinamos que ele ia na palestra do Mauricio Gomyde e eu iria na da Sophie. Como tinha deixado todos os meus livros dela em casa, corri comprar os novos, que estava custando apenas 50 reais (quase cai de bunda no chão), mas valeria a pena, peguei o livro Fiquei com seu numero que queria há algum tempo e Becky Bloom em Hollywood edição capa dura (ai que chique!). Depois disso me despedi do Marcelo e fui para fila entrar no local onde assistiria a palestra dela.

Outra surpresa ao chegar lá, para quem quisesse os fones para tradução tinha que deixar algum documento na entrada e adivinhem só? Meus documentos ficaram com o Marcelo , nesse momento agradeci mentalmente minha mamy por ter me colocado em um curso de inglês quando era mais nova, pois consegui entender tudo sem tradução.






A Sophie é uma fofa, como a jornalista falou no inicio realmente da vontade de colocar ela em uma caixinha e levar para casa. Ela é muito simpática com todos seus fãs super simples e muito querida. Simplesmente virei mais fã ainda. Depois do bate-papo fui para fila dos autógrafos e tinha várias pessoas lá. 

Conheci uma garota atrás de mim chamada Natália, ela também eram fã da Sophie e conversamos bastante. Então, na hora que chegou para o autógrafo, outra surpresa para Sophie autografar a pessoa tinha que ter pelo menos um dos lançamentos dela. A garota atrás de mim não tinha, mas tipo ela era bem fã da Sophie, como podíamos levar até três  livros, eu disse se ela não queria que eu pegasse o autógrafo para ela pelo menos. A mãe dela que estava junto começou a brigar (com razão) dizendo onde tinha essa regra. Ai falaram que estava escrito no facebook da editora, etc. Muito mal explicado. No final a garota da organização nos deixou entrar juntas, então conseguimos nossos autógrafos e nossa foto. E aproveitei para deixar marcador do blog e do meu livro com ela, mesmo morrendo de vergonha.




Depois disso fomos almoçar e a tarde prometia e só podia ficar ate as 16hs, pois nosso avião saia as 20hs.

Corri para a Novo Século encontrar a Samanta Holtz e comprar um livro pelo qual eu babava há um tempo Quero ser Beth levitt (detalhe quase surtei no dia anterior quando soube que a Samantha estaria por lá) . Comprei o livro  e peguei meu autógrafo, ela é super querida e disse que adorou meu sotaque (e eu pergunto mas que sotaque tche?rsrs)


Lá ainda o Marcelo me apresentou uma outra blolgueira que estava na sessão do Mauricio com ele. Ela disse que também era minha parceria e que adorou meu livro, sério fiquei poderia ir embora mais feliz?




Em seguida, fui até o estande da Livraria Leitura e aconteceu uma coisa que me deixou possessa e quase estragou o resto da minha tarde. Eu sabia que o Marcelo Cesar e a Monica de Castro estariam autografando lá, e minha mãe é muito fã deles, tem todos os livros. Então, perguntei para moça se eles estavam lá ela disse que sim. Entrei e comprei os livros novos, e quando fui autografar “cadê eles?”. Pedi para um outro vendedor que disse que a sessão já tinha acabado e que era bem no início da tarde. E eu fiquei com cara de trouxa com os livros na mão. Gente fiquei muito brava mesmo!!! Ainda mais que nem era para mim, sim para minha mãe. Que coisa mais desorganizada. Livraria Leitura te odeio!

Enfim, sai de lá sem muito tempo de me frustrar pois ainda tinha mais pessoas que eu queria ver. Então fui até a Autentica, onde a Leila Rego estava autografando seu novo livro Partiu Vida Nova. Só que como já tinha levado a primeira coisa que eu fiz foi ir lá pedir para ela esperar, pois eu queria autografo. Meio louca mas melhor prevenir do que remediar.
 


Em seguida fui até a editora Charme e posso dizer que pessoal mais querido, foi uma das minhas estandes favoritas. As garotas que estavam atendendo, sabiam falar de cada um dos livros e eram muito simpáticas. Lá conheci a Lucy Vargas do liro Refugio do Marques ,o qual eu queria muito também. A fila estava grandinha, então fiquei com medo de não dar tempo. Mas deu tudo certo!


Finalmente e por ultimo antes que o Marcelo me largasse sozinha no Rio, fomos até a Editora Planeta, outra das minhas favoritas, pelo atendimento e por tudo. Lá comprei meu exemplar de Rock&Pie da Lilian Galdo. Eu não conhecia esse livro, mas depois que a vendedora me explicou sobre ele me apaixonei e queria muito o meu, então o peguei e como estava em promoção se levasse o volume 2 acabei pegando os dois, mimos, autógrafo e fotinho junto com a Lilian que ainda nos deu um chocolate super delicioso em formato de guitarra. 



 


Saímos e fomos direto para o estacionamento em busca de um taxi e como de costume o pessoal não sabia informar direito, então tivemos sorte de achar e chegar a tempo no aeroporto. 

Agora a cena mais engraçada de todas, eu e o Marcelo pesando as malas para não dar excesso de peso (dedinhos cruzados). Deu certo!!!

E deixo para vocês o último vídeo também apresentando nossos livros. Os livros podem não ser os mesmos dos post acima (acabei me desorganizando nessa parte), mas todos foram comprados na Bienal e serão mencionados em algum dos posts. Então, para quem gosta de vídeos e puder prestigiar, vale a pena assistir. Lembrando que teremos sorteio.



Impressões Finais

Adorei a Bienal achei muito legal o espaço que fizeram, pois apesar de todo o povo deu para caminhar tranquilamente, apesar de ser bem longe de onde tínhamos ficado (Copacabana), mas pelo que falei com as garotas parece que o Rio Centro é longe de tudo mesmo. Sobre os ingressos e credenciais acho que faltou um pouco de organização, eles poderiam abrir um pouco antes para o pessoal que não tinha ingresso comprar antes. Além disso, perdi um bom tempo porque em um dos dias me informaram para entrar na fila errada...affs.

Realmente a organização deixou muito a desejar, várias vezes eu tentava me informar dos eventos e das distribuição de senhas, e eles não sabiam onde era e nem quem ia falar. Mandava as pessoas para os lugares errados, era bem complicado mesmo. Além disso, o pessoal das editoras também deixou a desejar, lembro que uma garota atrás de mim pediu para um funcionário se tinha alguém autografando na editora e ele disse que não e quando entrei na estande tinha pelo menos 3 autores lá autografando. Falta realmente mais capacitação e organização para o pessoal que vai trabalhar lá.

Devo dizer que me apaixonei pelo jeito que todo mundo se ajudava e se informava, várias vezes consegui informações com outras pessoas de autores que eu gostava como também fazia questão de passar as informações que eu sabia. O pessoal realmente me surpreendeu.

Todas as autoras que conheci sem exceção foram muito atenciosas e simpáticas o que me fez ficar com mais vontade ainda de conhecer suas obras. E fiquei impressionada como o pessoal parece se conhecer tanto lá, tipo encontrei algumas garotas que moravam no Rio e eram amigas mesmo de autoras que para mim parecem estar tão distantes, achei tão legal essa troca.

Sobre as editoras posso dizer o seguinte amei e babei em conhecer as grandes editoras como Intrinseca, Record, Arqueiro, Novo Conceito, Novo Século, etc. Os estandes estavam maravilhosos e realmente me deixaram com os olhos brilhando. Mas as minhas preferidas realmente como comentei acima foram a Qualis, a Charme e a Planeta, pois apesar de serem menores quem estava trabalhando lá estava com uma amor e paixão que ao entrar no estande você saia com vontade de levar todos os livros com você.

As palestras poderiam ter sido melhor divulgadas, tive algumas que acabei perdendo por não saber. Outros que como comentei acabaram nem saindo, por falta de organização mesmo.

Concluindo para minha primeira Bienal correspondeu todas minhas expectativas e mais um pouco. Simplesmente amei em ter participado e se Deus quiser quem sabe eu consigo no ano que vem estar em São Paulo.

Para finalizar um vídeo comentando sobre nossas impressões finais também,  com participação do meu excelentíssimo noivo.



SORTEIO BIENAL 2015

E claro que com toda essa programação não poderia deixar de pensar em vocês, meus queridos leitores. Então, vai ter sorteio para quem acompanhar os posts da Bienal. UHU!!! TODOS COMEMORAM!!!!

Quem comentar no post e curtir o vídeo vai participar do sorteio de um exemplar do meu livro "Vingança Mortal" autografado e marcadores exclusivos da Bienal. 
Olha que lindo:


Para participar do sorteio basta preencher seguir as regrinhas obrigatórias.

Regras Obrigatórias:
1. Ser seguidor do blog.
2. Deixar um comentário nesse post (e não vale ser somente "Gostei").
3. Curtir o vídeo no Youtube (se puderem assistir e compartilhar agradecemos).
4. Ter residencia no Brasil.
5. Preencher o formulário abaixo ou nesse link:



Regras Opcionais:

Atenção para cada participação preencher o formulário novamente, que será gerada um novo número para você participar.

1. Curti o Facebook do Leitura Kriativa.
2. Curti o Facebook do Escritora Raquel Machado.
3. Segui @kellnanet2011 no twitter.
4. Compartilhei o vídeo no Facebook.
5. Divulguei em redes sociais (blog, facebook, twitter).

A cada post vocês terão a oportunidade de mais uma chance de ganhar então não deixem de conferir:

PARTE III - 02/10 (sexta-feira)

Sorteio será válido até 08/10/2015 às meia-noite.

O sorteio será feito pelo random.org e o ganhador terá 24hs para responder, senão será realizado um novo sorteio.
Boa sorte a todos!

13 comentários:

  1. Essa também foi minha primeira Bienal e apesar dos probleminhas que acontecem eu amei tudo e até hoje estou com saudades. Também fiquei em Copacabana e fiquei assustada com a distância, é muuuiiiittoooooo longe!!!!!! O bom que aproveitava o retorno para ir lendo os livros rs. Acredita que não sabia da Sophie Kinsella? Não sei como deixei essa passar :(


    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Sensacional e esse estres de bienal é costume, todos os anos eles tem problemas seja no RJ ou em SP, a coisa é curtir o que dá e deixar o resto pra lá. Adorei o post. Bjos Elis!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu tb fui na Bienal. E estava lá no dia 12 tb (que chuva que caiu no final, né?!). Eu aaaamo a bienal. Desde que me mudei pro RJ em 2001, apenas 1 vez é que deixei de ir. É o evento mais aguardado pra mim. E esse ano foi o que eu mais comprei, rsrs.... Fiz a festa!

    =)

    Suelen Mattos
    ____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  4. Ninguém sabe o quanto eu invejo essas Bienais =( Na minha cidade nunca vêm os autores que eu gosto e com certeza estaria na fila de Sophie Kinsella também!

    Larissa - www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Olá querida =)
    Infelizmente não fui à Bienal esse ano, mas vivi um pouquinho aqui no teu post, transmitiu muita emoção, e esteve ao lado da Holtz e da Rego, que amor *.*

    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Queria muito ir na bienal, mas ficava muitooo longe da minha cidade.
    Quantos autógrafos, marcadores, livros, mimos você conseguiu, hein? rsrsrsrs

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, sua linda, tudo bem
    Também me falaram isso, que no início a fila da Sophie estava vazia, mas depois lotou, você deu muita sorte. A da Intrínseca eu fui, tinha que pegar a senha no próprio estande da editora, tinha uma responsável na porta. A Samanta me surpreendeu, nossa, dizer que ela é simpática é pouco, essa autora é o amor em pessoa. E pelo o que falou a Sophie também. Raquel, a dica, é entrar no face das editoras e no site da Bienal antes de ir, lá tinha a programação de todos os eventos separados por dia, horário e editora. Mas seu saldo foi positivo. Adorei suas postagens.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel!!

    Que correria heim amiga, fico feliz que conseguiu fazer tudo que planejava, lindas fotos e lindos livros!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Nossa que sorte conseguir ver a Sophie! Nunca li nada dela porque os livros são sempre muito caros. 50,00 para mim não rola hahahah.

    Estava acompanhando suas atualizações de face e fico feliz por todas as suas aquisições :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. A Bienal realmente é um confusão só. Só não falo que todo mundo na organização era horrível porque teve gente lá muito simpática e que me ajudou muito. Não tive a mesma sorte que você e só encontrei gente mal educada no caminho. Empurravam como se não tivesse ninguém ali.

    Fico feliz que tenha gostado da Bienal e espero te ver na próxima.

    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Deu pra notar que tu se divertiu bastante na Bienal, o post ficou ótimo! ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel, tudo bem??? Acho que nesse último dia deve ter batido mesmo uma tristeza. dizer adeus de um passeio tão legal é sempre triste né? :(
    Eu até tenho vontade de ir, mas sou muito estressada e a falta de organização iria me incomodar muito ;P Mas quem sabe em uma época em que eu esteja mais calma, eu vá kkkkk
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi flor.
    Ahhh que bom que voce gostou da bienal.
    Queria muito mesmo ter ido esse ano.
    Todo mundo falava que a bienal do RJ é mais organizada que a de SP, mas pelo que você falou estava mais ou menos a mesma coisa do ano passado.
    Ótimas leituras para você, estarei esperando as resenhas.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir